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Tutorial de Ray-Casting [+ faça seu Doom o.O]

Enviado: Sex Jul 24, 2009 12:06 pm
por Fabio914
Acho que eu deveria estar postando isso no sub-fórum de programação mas acho que isso seria de interesse não apenas de desenvolvedores mas também de fans de Doom e de Wolfenstein 3D.

Para aqueles que não sabem, Ray-casting é uma técnica de rendering 3D (ou pseudo-3D para alguns) utilizada pelo John Carmack nos jogos Wolfenstein 3D e Doom (por isso eu postei isso aqui no Off-Doom mesmo :wink: ). Essa técnica consiste em projetar "raios" (como os vetores utilizados no estudo de ótica no Ensino Médio) dos "olhos do jogador", um para cada pixel da tela, e checar quando estes chegam a algum objeto, e assim medir a distância dos olhos do jogador ao objeto e determinar o "tamanho" e a "posição" com que o objeto será desenhado na tela. Além disso com a distâncias também pode-se criar efeitos de shading (objetos mais distantes possuem iluminação menor) e através dos ângulos de visão também podemos obter efeitos como o de crouching (agaichar) e de flying (voar), além, é claro, de termos a possibilidade de rotacionar em 360º. Assim, com essa técnica podemos criar/editar engines de jogos semelhantes a Wolfenstein 3D e Doom (no caso do Doom, teríamos que fazer algumas adaptações pois temos paredes , chãos e tetos de alturas e tamanhos diferentes, mas nada impede de criarmos nosso Source-Port).

Mas ai após ler isso vocês se perguntariam... "E o kiko?"...

Bom, recentemente eu achei na internet o que eu procurava à muito tempo, um tutorial bom e simples de "Ray-Casting" (para, principalmente, que eu pudesse aplicar essa técnica no Core e transforma-lo num FPS "de verdade"). E além disso, esse tutorial não requer que o leitor saiba programar (o que é necessário saber é trigonometria básica do Ensino Médio) e pode ser lido e compreendido por todos (que saibam ler em inglês...). Então é pelo fato deste tutorial ser simples (e poder ser lido em ~30 minutos) que eu to postando ele aqui, pois, imagino eu, que muitos de vocês já devem ter pensado em montar algum Doom (ou Source-Port) ou em simplesmente saber como ele funciona.

Observação para programadores/desenvolvedores: Embora esse tutorial não tenha códigos ele mostra vários algoritmos que podem ser, com não muito esforço, compreendidos e transformados em código.

Tutorial

Espero que gostem! 8)

Off: Se alguém, que leu, tiver alguma dúvida sobre alguma parte do tutorial, favor perguntar neste tópico....

Re: Tutorial de Ray-Casting [+ faça seu Doom o.O]

Enviado: Sex Jul 24, 2009 1:15 pm
por Space Marine
Eu devo ter ateh hoje um tutorial parecido com esse, porem esse parece ser mais completo.

No dia que eu for criar meu proprio doom eu leio isso ae :mrgreen: