Arte, jogos, discussões e.... mais discussões lol

Qualquer assunto que não seja relacionado a DOOM...
Tenebrus
Mensagens: 489
Registrado em: Sáb Fev 10, 2007 9:47 pm
Answers: 0
17
Localização: Phobos

Arte, jogos, discussões e.... mais discussões lol

Mensagem por Tenebrus »

Ok, voltei da praia, onde deu pra ler toneladas de livros e morgar muito, longe do pc. mas agora voltei e vô abri o tópico que eu tinha prometido láááá atrás, a uma semana.

Bom, de um tópico sobre plágios e talz, surgiu o tema ARTE. Arte transmutada em jogo, arte visual em um nível de profundidade maior do que o de uma tela, que um filme. Uma experiência ativa, não passiva. Mas também surgiu a discussão arte como conceito geral, de como um público massivo vê a arte contemporânea e como o público propriamente dito, aquele que consome e produz arte a vê e acredita no que é ou não arte.

Bom, eu tive um professor de desenho e o cara simplesmente manjava de arte. Manjava mesmo, aqui na federal do rs, ele se formo com apenas um B e o resto A, fora que o cara desenhava pra caralho mesmo. Bom, colocando isso a parte, depois de muita discussão e reflexão sobre o assunto, o cara finalmente conseguiu incutir no meu cérebro o modo de COMO a arte é vista e evoluiu. Primeiro vale fazer aquele reviews histórico: A arte começa a ser estudada a partir do renascimento, vai pro barroco, pra representação histórica e tal. Acho q isso todo mundo conhece, de da vinci até o retrato de napoleão no cavalo branco.

Imagem
arte de cunho neoclassicista, que já discutia e tratava de assuntos relacionados à arte e discuções por ela desencadeadas

Ótimo, pois então surge a fotografia, e então, é apartir daí q a arte começa a ganhar a forma a qual a conhecemos agora. A parte dos movimentos como o "a arte morreu", surge a necessidade de dar vida novamente a arte. Da representação da realidade, que agora a câmera a substituia, a arte parte para o interior do homem, dá valor a seus traços, como no impressionismo. Dá ênfase nos sentimento na emoção, nas cores como no expressionismo. Ou vamos já pro clássico cubismo que á algo ainda mais 'abstrato' e talvez caracterizado como um tipo de "Meta-Arte".

Imagem
aqui um clássico absoluto do mestre picasso, desmanchando literalmente a visão clássica de arte e transformando a utilização da tela como meio de diálogo

Meta-arte. bom, arte falando sobre ela mesma. E isso continua com outras vanguardas que geram DISCUSSÃO, DIÁLOGO e INOVAÇÃO, esses acho que são os fatores mais proeminentes num artista contemporâneo. O parcero Sgt. Mark IV cita um artista com seu quadro branco sobre o preto (isso no outro tópico). O que se vê aí é uma ruptura ainda mais abrupta com a visão de representação e uma arte abstrata (que com as cores e formas desperta sentimentos, mesmo não apresentando formas definidas, já que esse é justamente a moral do esquema heh) Isso de fato agrega um valor importante, tanto histórico quanto artistico á obra, que trouxe uma nova discussão, desafiou a arte atual e inovou (devo admitir, de forma esdrúxula mesmo) a arte e oq então se tinha por ela naquele momento. É como fazer um paralelo entre o valor que as pessoas dão as coisas, também se pode fazer isso de forma história ou artística. Como o exemplo de weber e o papel, que sem ser identificado como um cheque, não teria valor algum.

Imagem
o famigerado quadrado negro heheh

Porra, já falei demais até aqui e isso deve tá tão massante quanto Iuri felipe. Mas a arte como processo histórico ainda daria MUITO mais texto ehhe. Bom, Vendo a necessidade de discussão e diálogo. É só observar pra qualquer jogo que pode-se notar uma gama muito mais profunda de aproveitamento. Hoje é só ir em qualquer bienal e se vê a necessidade de imerssão no espaço, na interatividade com ele, nessa tentativa de diálogo arte-consumidor. O jogo é o 'ápice' disso, basta ollhar um rpg. As situações por ele discutidas, a necessidade de reflexão e outras dezenas de pontos. ISSO não é explorado ainda e essa é a discussão do tópico em si, e daquele outro tópico. É CLARO que também é necessária a parte do consumidor em ver aquilo como produto de arte. até por que é pouca gente que analisa um jogo em todas as suas peculiaridades. Assim como na arte, mais uma vez voltando ao quadro negro no branco. Porra, se tu for analisar historicamente e numa visão que prima a evolução da história da arte aquilo tem um valor IMENSO. MESMO que seja um quadro de MERDA.


Imagem
partindo pra análise do momento histórico tambéms e vê em doom um jogo digno de discussão e reflexão (aliás, BELÍSSIMA arte do Brom, uma das minha preferidas no que diz respeito a ficção-fantasia)


enfim, creio que muita coisaa qui fico sem explicação, mas vamos continuar a discussão (ou não) relacionada a isso. Espero não ter sido tão massante e ao mesmo tempo tão confuso. mesmo sabendo que fui HAUHAHUAHUAUHA
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6691
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: Arte, jogos, discussões e.... mais discussões lol

Mensagem por DU0 »

Só o Iuri Fellipe ali já fez valer a leitura.

Enfim, acho que o ponto discutido no tópico era o valor dado à artes fracas. Algo como, o quadro pode ser uma merda, mas como é do Picasso, todos acham a coisa mais linda do mundo.
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
Slime Dweller
Mensagens: 1547
Registrado em: Sáb Mar 03, 2007 12:14 pm
Answers: 0
17

Re: Arte, jogos, discussões e.... mais discussões lol

Mensagem por Slime Dweller »

Não tive paciencia pra ler isso, mas eu ri desse negócio do Iuri Felipe.

Eu não gosto de quadros/pinturas igual '-', prefiro posters de CSI e Doom
Projectssss
Heretic 1024 - 3 slots - 40%
Hexentic Mega competitive pack - 5 slots - 5%
Medieval Invasion - 1/2 slot - 100%
Shadow of the serpent riders 2 - 5%
HPack - Passei o slot prum amiquenho, perdi a vontade de fazer o map
Gosta de heretic e de hexen? Então vêm pro hexentic você também, vem!!
http://hexentic.forum-motion.net/forum.htm

[xfire]bluespeedyeggbert[/xfire]
Avatar do usuário
darkcyborggames
Mensagens: 159
Registrado em: Qua Set 08, 2010 2:43 pm
Answers: 0
13
Localização: Shadow mosses

Re: Arte, jogos, discussões e.... mais discussões lol

Mensagem por darkcyborggames »

O meu poster do Iron é uma obra de arte. :D
Quadros só tenho os que meu pai pinta.
Ansioso por: L.A NOIRE ,Uncharted 3 ,Twisted Metal e MGS rising.
Imagem
Avatar do usuário
Ravick
Mensagens: 1136
Registrado em: Seg Nov 30, 2009 2:58 pm
Answers: 0
14
Contato:

Re: Arte, jogos, discussões e.... mais discussões lol

Mensagem por Ravick »

Sou ignorante demais em Artes pra comentar algo sobre o texto, mas gostei bastante (e não faço idéia de quem seja esse Iuri Felipe, lol).

De minha parte, sempre achei mais interessantes obras de arte que provoquem emoções, sejam livros, quadros, filmes... pwads... Provocar estímulos na psiquê de alguém, me parece algo genial.
Mandamento ravickista: Faz o que tu queres, desde que não me enchas o saco!
Tenebrus
Mensagens: 489
Registrado em: Sáb Fev 10, 2007 9:47 pm
Answers: 0
17
Localização: Phobos

Re: Arte, jogos, discussões e.... mais discussões lol

Mensagem por Tenebrus »

Ravick escreveu:De minha parte, sempre achei mais interessantes obras de arte que provoquem emoções, sejam livros, quadros, filmes... pwads... Provocar estímulos na psiquê de alguém, me parece algo genial.

exato, arte tem justamente a ver com isso. Além de outras formas de contestação e discussão geradas pela obra, e mais tarde no seu contexto hsitórico.
E acho q é isso talvez o que fata em alguns jogos e que poderia ser estudado. Fora o fato deles não serem tratados assim o que relega jogos a um plano que a arte não abrange.
DU0 escreveu:Enfim, acho que o ponto discutido no tópico era o valor dado à artes fracas. Algo como, o quadro pode ser uma merda, mas como é do Picasso, todos acham a coisa mais linda do mundo.
Ah, sem dúvida ixxo existe. E eu entendo até por que eu prefiro quadros com uma estética boa a quadros sem nexo aparente. Mas como eu disse, toda aquela história de aprendizado a respeito da evolução da arte também conta, Picasso, com aquele quadro (q eu postei a pouco) tava lá na sua fase cubista, Inventando formas de expressão que antes eram inexistentes com uma nova estética que como ele mesmo dizia, queria desmanchar a imagem como nós a conhecemos e colocar todas suas faces na tela, discutindo assim a própria arte e o contexto dela no momento.

Cara, isso é foda pq se eu for explicar TUDO eu vô passa da discussão pro sermão. E olha, que muita coisa q eu digo aqui é asneira. Mas dá pra ter um panorama legal lendo na própria internet, ou conversando com alguém q saiba (até pq eu sou um semi-leigo)

Mas voltando pro picasso. Pro cara faze aquilo e ser aplaudido, tem uma razão. E o cara não fazia aquilo pq era um zé ruela, se tu for olhar, o cara era um gênio absoluto. MESMO. é só tu olhar uns estudos dele com carvão ou lápis, tipo, PERFEITO, ou até mesmo o traço dele, a firmeza, as curvas. Porra, o cara é gênio, sem mais.

Imagem
esse aqui é um estudo de picasso com lápis. tipo, VAI SE FUDER FDP hauhahauahuahauhah

ps: e Iuri felipe só os oldfags entenderão. Era um cara q postava aqui e como o duo uma vez falo, 'pra escrever redação esse guri precisa de um pacote de chamequinho lacrado, se não falta folha'
Avatar do usuário
ibm5155
Mensagens: 520
Registrado em: Ter Jan 19, 2010 2:23 pm
Answers: 0
14
Contato:

Re: Arte, jogos, discussões e.... mais discussões lol

Mensagem por ibm5155 »

Que arte então veja isso
_______________________________________________________
IBM5155 Infos (mods/videos/foruns...)
Projetos
I'm The Legend 50%
"Q2ONSKULLTAG 3% "Projeto morto :(
Doom 2 High Music Pack 100%
UAC INVADED "NOVO"
_______________________________________________________
Meus videos IBM5155 youtube
_______________________________________________________
Foruns (Novo, Antigo)
imthelegend
doom2 music pack
q2 onskulltag
UAC INVADED
Avatar do usuário
KitHenrique
Mensagens: 863
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 4:14 pm
Answers: 0
15
Localização: Brasil

Re: Arte, jogos, discussões e.... mais discussões lol

Mensagem por KitHenrique »

Cara.... comecei a gostar de pinturas, agora.
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6691
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: Arte, jogos, discussões e.... mais discussões lol

Mensagem por DU0 »

jogos pura arte:





Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Thales0
Mensagens: 248
Registrado em: Ter Set 07, 2010 5:08 pm
Answers: 0
13

Re: Arte, jogos, discussões e.... mais discussões lol

Mensagem por Thales0 »

Alguem ai disse obra de arte?