Truques com Slopes / Usando slopes

Mapas, Editores e tudo mais relacionado a Edição de DooM você encontra aqui.
Regras do fórum
LEIA COM ATENÇÃO
Antes de postar alguma dúvida utilize a função de pesquisar do fórum, pois a sua dúvida talvez já tenha sido respondida!
Avatar do usuário
Slime Dweller
Mensagens: 1547
Registrado em: Sáb Mar 03, 2007 12:14 pm
Answers: 0
17

Truques com Slopes / Usando slopes

Mensagem por Slime Dweller »

Ae galera. Vou ensinar como usar os things de slopes aqui, caso alguém não saiba. Sempre tem gente nova no mapping (y)

Well, uma coisa que todo mundo deve saber, é como fazer uma slope através da linha. Só pra recapitular mesmo: ação 181 (ou vai no menu "Plane" e clica em "Plane Align"). O primeiro argumento define a slope da floor. 0 não tem, 1 alinha a floor que tá na frente da linha, e 2 alinha a que tá atrás. O mesmo serve pro segundo argumento, que alinha o ceiling.

Enfins, a parte do tutorial que eu realmente queria fazer. Todas vão envolver Things.

Copy Floor Plane

Algumas vezes você já deve ter feito um setor onde a floor é alinhada, mas o ceiling não. Aí você resolve botar aquele detalhamento que corta todas as floors. Aí você pensa "Putz, e agora, a slope do chão não vai ficar perfeita" ou "affs, vou ter que subir as floors de pouco a pouco pra que a slope se alinhe perfeitamente!". Well, não precisa disso tudo. Vamos começar.
Imagem
Imagem
Pois bem, como podem ver, tem detalhamentos no teto, que deixariam a slope da floor meio bugada. Tudo bem, até poderiamos juntar todos os setores, mas mesmo assim ficariam 2 outros setores (dos metais) quebrando a slope. Então, o que fazer:

1. Faça um setor fora do mapa, com o mesmo comprimento e na mesma "linha" (ou posição y) do setor que vai ser slopeado. Coloque outra floor do mesmo tamanho da que "slopeia" os setores e ponha a ação de Plane Align nela, para alinhar a floor.
Imagem
Imagem
Nota: Tanto importa o tamanho da largura e/ou do ceiling e a posição em x. As unicas coisas que devem ser iguais ao setor slopeado devem ser a floor, a posição da "linha" ou posição y e a height da floor que slopeia a outra floor. O setor também não precisa ser fora do mapa. Pode ser uma outra slope que está na mesma posição y da floor slopeada, que não possui detalhamentos.

2. Ponha um tag no setor SLOPEADO, não no que slopeia (não preciso tirar uma shot de como botar tag né?).

3. Para não ter problemas, deixa todos os setores que serão slopeados separados. Isso é, sem ser o mesmo setor. Agora ponha um thing "Copy Floor Plane" ou 9510 sobre cada um dos setores. Pra não ficar dúvida, NÃO precisa por esses things no setor que está fora do mapa, o que vai comandar o outro setor.
Imagem
4. Depois que botar os things, clice em "actions" nas propriedades do thing, e coloque o tag do setor que está fora do mapa, que vai comandar essas slopes aí (tem que botar NO ARGUMENT 1, onde diz "Sector Tag" não onde diz "Tag" (Ali é o tag do thing).
Imagem
Imagem
No meu caso, ainda não tá pronto. Como pode ver, as bordas não estão slopeadas. Aí é só fazer a mesma coisa com o setor delas que fica tudo Ok.
Imagem
Imagem
Imagem
Agora sim tá pronto! É claro, poderia juntar todos os setores que tem a mesma propriedade, mas eu prefiro desse jeito, pra evitar problemas :P
Eu sei, essa textura de metal aí não ficou bonita slopeada, mas é só um tutorial. keketem?? :/

Lembrando, o mesmo pode ser feito com o ceiling usando "Copy Ceiling Plane". Nesse caso, o ceiling do outro setor, que está fora do mapa, que deve ser igual ao que vai ser slopeado.

OBS.: Pelo que eu vi, da versão 2.5.0 pra cima, tem uma ação de linedef pra isso. 118 é o número dela. Tenho que ver isso ae :hmm:

Set Floor Slope / Sector Tilt Things

Olha, pra começar, não recomendo nem um pouco usar esses things. Envolve ângulos, posição do things, direção... enfins, nem eu entendi direito como usar.

1. Faça o setor que vai ser slopeado, e coloque o thing 9502 ali (9503 pro ceiling).
2. Posicione-o na direção que a slope vai começar. Isso é, se o thing tá posicionado pro leste/direita, a slope vai ser da direita pra esquerda. Se ele tiver posicionado pra cima, vai ser de cima pra baixo.
Imagem
3. Agora é o seguinte: tu tem que configurar o Z-Height do thing relativo à floor (se for pra slopear a floor) e o ceiling (se for pra slopear o ceiling). A floor vai ter que PASSAR pelo thing.
4. Vá no menu "actions" nas propriedades do thing. Em Z Angle, tu põe o angulo da slope. 90 vai ser reto. 45 fica beeeem na diagonal. 67 fica mais deitadinha. 22 fica quase "em pé".
Imagem
Imagem
Aí eu usei 27 de Z Angle e 32 de Z-Height. Como podem ver, não ficou legal D:
Recomendo que só use isso pra cenários, do mesmo jeito que o KDiZD fez naquelas montanhas rochosas.

Vertex Slope Things

Esse aí é bem facim. Ele cria aqueles "montinhos" de grama, terra, ou qualquer coisa que seja, mas com vértice (vai ficar pontudo no centro).

1. Faça o setor que você quer que seja slopeado.
2. Após tê-lo feito, divide ele de forma que fiquem só triângulos dentro, e uma vértice central.
Imagem
3. Agora, ponha um thing 1504 (1505 para ceiling) exatamente em cima da vértice central.
4. Após ter feito isso, configure o Z-Height do thing. As floors triangulares vão ser slopeadas até ele.
Imagem
Imagem
Tá pronto! Se a slope for muito alta, dá pra usar Sector_SetFloorScale. Isso eu explico outra hora :P

Slope Floor to Here / Line Slope Things

Esse também é meio confuso, mas não tanto quando os dos tilts.

1. Faça os setores que vão ser slopeados. Coloque uma SetLineIdentification onde a slope vai COMEÇAR. Isto é, se a slope tiver do tamanho do setor "debaixo", ponha a line id na linedef que começa a slope ali de baixo até a floor de cima. Se for o contrario, coloque na linedef que slopeia a floor de cima até a floor debaixo (eu sei, tá confuso).

2. Após isso, coloque um thing 9500 (01 para o ceiling) em qualquer lugar do mapa. Para não dar problemas, coloque na mesma posição y da linha onde a slope termina.
Imagem
Imagem
Imagem
3. Quando tiver feito tudo isso, vá em "actions" nas propriedades do thing e coloque o número da linha (a identificação, não o número dela no mapa).
4. Configure o Z-Height do thing. A slope vai ir até aonde ela tá. Nesse caso, como a parte de cima da plataforma tem 64 de altura, deve-se botar 64 de Z-Height.

Não sei muito bem o que acontece se for botar o thing no meio da slope. Acho que nesse caso a slope vai passar pelo thing, do mesmo jeito que acontece com os tilt things. Enfims, ainda prefiro a ação 181 lol.
Imagem
É isso aí! Antes que perguntem, não entendi nada do Vavoom slope things. Se alguém souber como usar aquilo, explica aí (y)

Mais tarde eu posto como se faz aqueles "montes" com slopes (que nem os de vértice, mas com espaço no meio). Agora tenho que assistir CSI :megeek:
Falows! Eu sei, o tutorial tá meio confuso. Fazer o que D:

Se alguém quiser complementar/corrigir algo, ou até explicar melhor, é obvio que pode (y)
Projectssss
Heretic 1024 - 3 slots - 40%
Hexentic Mega competitive pack - 5 slots - 5%
Medieval Invasion - 1/2 slot - 100%
Shadow of the serpent riders 2 - 5%
HPack - Passei o slot prum amiquenho, perdi a vontade de fazer o map
Gosta de heretic e de hexen? Então vêm pro hexentic você também, vem!!
http://hexentic.forum-motion.net/forum.htm

[xfire]bluespeedyeggbert[/xfire]
Avatar do usuário
Thel
Mensagens: 744
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 3:21 am
Answers: 0
15
Localização: E1M1

Re: Truques com Slopes / Usando slopes

Mensagem por Thel »

boa!, eu entendi perfeitamente, não sabia que as things tambem faziam isso..

já com as lines eu sou o master! :msking:
Avatar do usuário
matheuz
Mensagens: 731
Registrado em: Qua Jun 02, 2010 11:55 am
Answers: 0
13

Re: Truques com Slopes / Usando slopes

Mensagem por matheuz »

o slime ta virando mestre e ta querendo ensinar a todo mundo...

haah zoa xD, gostei do tutorial, tb num sabia dessa não. valeu!
Avatar do usuário
Slime Dweller
Mensagens: 1547
Registrado em: Sáb Mar 03, 2007 12:14 pm
Answers: 0
17

Re: Truques com Slopes / Usando slopes

Mensagem por Slime Dweller »

vlw ae galera :D

"Perfect" slopes

Vocês já devem ter visto aqueles "morrinhos" de grama e de terra em alguns wads. Morros pequenos, parecidos com o que eu fiz no vertex slope floor. Pois é, aí vocês devem ter tentado fazer eles, só que as slopes deixaram tudo meio bugado, com HOMS e talz. Well, pra fazer perfeito é bem simples.

1. Faça o setor do "morrinho", e os setores das slopes. Todos separados para não criar confusão. Adicione as ações as linedefs.
Imagem
Imagem
Pois é, como vocês podem ver, as slopes não ficaram legais. Ficaram com HOMs. Vamos resolver isso.

2. Volte ao mapa. Faça com que todas as slopes sejam triângulos apenas, e adicione a ação 181 tanto nas linhas do setor de cima quanto nas linhas do setor debaixo.
Imagem
Pois é. Tá quase pronto.

3. Os setores que slopeiam para baixo, na direção do setor de fora, devem ter o mesmo height do setor de dentro.
Os setores que slopeiam pro setor de dentro, para cima, devem ter a mesma height do setor de fora.
Imagem
Imagem
Imagem
É isso ae! Agora tá um morrinho perfeito! :P
Outros exemplos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Projectssss
Heretic 1024 - 3 slots - 40%
Hexentic Mega competitive pack - 5 slots - 5%
Medieval Invasion - 1/2 slot - 100%
Shadow of the serpent riders 2 - 5%
HPack - Passei o slot prum amiquenho, perdi a vontade de fazer o map
Gosta de heretic e de hexen? Então vêm pro hexentic você também, vem!!
http://hexentic.forum-motion.net/forum.htm

[xfire]bluespeedyeggbert[/xfire]
Avatar do usuário
matheuz
Mensagens: 731
Registrado em: Qua Jun 02, 2010 11:55 am
Answers: 0
13

Re: Truques com Slopes / Usando slopes

Mensagem por matheuz »

slime, posso abusar? xD
tem como tu mostrar como que faz aquelas montanhas imensas uma em cima da outra com slopes variados?
Avatar do usuário
Drak[X]
Mensagens: 816
Registrado em: Sáb Fev 04, 2006 3:16 pm
Answers: 0
18
Localização: São Paulo - Brasil
Contato:

Re: Truques com Slopes / Usando slopes

Mensagem por Drak[X] »

Slime....
Porque você não coloca o seu tutorial na BrDOOM Wiki ????
DOOM é eterno!!!
As informações que temos não é a que desejamos. A informação que desejamos não é a que precisamos. A informação que precisamos não está disponível (John Peers)
Avatar do usuário
Slime Dweller
Mensagens: 1547
Registrado em: Sáb Mar 03, 2007 12:14 pm
Answers: 0
17

Re: Truques com Slopes / Usando slopes

Mensagem por Slime Dweller »

mathey.bu escreveu:slime, posso abusar? xD
tem como tu mostrar como que faz aquelas montanhas imensas uma em cima da outra com slopes variados?
Que nem o KDiZD fez? Well, não cheguei a tentar, mas o KDiZD usou uma punhada de triangulos e usou os sector tilt things, com diferentes z-heights e z-angles. Se tu der noclip e se aproximar delas, tu vai ver uns bugzinhos de "homs" entre as slopes.
Drak[X] escreveu:Slime....
Porque você não coloca o seu tutorial na BrDOOM Wiki ????
Depois eu coloco, tou fazendo umas texturinhas pro hexentic
Projectssss
Heretic 1024 - 3 slots - 40%
Hexentic Mega competitive pack - 5 slots - 5%
Medieval Invasion - 1/2 slot - 100%
Shadow of the serpent riders 2 - 5%
HPack - Passei o slot prum amiquenho, perdi a vontade de fazer o map
Gosta de heretic e de hexen? Então vêm pro hexentic você também, vem!!
http://hexentic.forum-motion.net/forum.htm

[xfire]bluespeedyeggbert[/xfire]
Avatar do usuário
Pedro Vc
Mensagens: 3260
Registrado em: Ter Jul 15, 2008 4:40 pm
Answers: 0
15

Re: Truques com Slopes / Usando slopes

Mensagem por Pedro Vc »

O negócio do "morrinho" aí eu só fazia um polígono com os paralelogramos para serem slopados, e depois texturizava tudo, pra não deixar HOMS.
Desconhecia esse metódo pra detalhar o ceiling com slope no chão, provavelmente vai me ajudar no futuro.
Esperando
-Deus Vult 2 SE
-NeoDoom 2
And Current Projects
-Lucifer's Rising
Avatar do usuário
Slime Dweller
Mensagens: 1547
Registrado em: Sáb Mar 03, 2007 12:14 pm
Answers: 0
17

Re: Truques com Slopes / Usando slopes

Mensagem por Slime Dweller »

Usando SetFloorScale/SetCeilingScale

Ás vezes vocês devem fazer uma slope bem curta, com textura de metal no ceiling, certo? Pois é, aí parece que vai dar tudo certo! Mas de repente, A longa slope fica com a textura de metal horrível! Como é o caso daqui:
Imagem
Well, parece meio impossível de resolver isso, mas é bem fácil. Seguinte:

1. A textura original (barra de metal), não slopeada, tem 4 "pontinhos". Slopeada, ela deveria ter 8 pontinhos para ficar bonita. Mas o que acontece é que os pontos são simplesmente esticados, junto com a textura inteira. Então faça o setor com as slopes, ponha um tag qualquer e abra o lump de scripts.
2. Crie um script OPEN só para inits, e ponha a(s) seguinte(s) ação(ões) lá:

188:Sector_SetCeilingScale (tag, u-int, u-frac, v-int, v-frac)
189:Sector_SetFloorScale (tag, u-int, u-frac, v-int, v-frac)

(se você já tiver um script de inits, simplesmente ponha a ação lá dentro)

Tag: simplesmente o tag do setor que vai ser arrumado
U-int: O quanto de x.100% vai aumentar na HORIZONTAL
U-frac: O quanto de x% vai aumentar na HORIZONTAL
V-int: mesma coisa de U-int, mas em VERTICAL
V-frac: idem ao de cima.

Por exemplo, Sector_SetFloorScale (1, 2, 0, 3, 0); vai aumentar o flat no floor do setor tagado com 1 em 200% na horizontal, e 300% na vertical.
Sector_SetCeilingScale (1, 0, 50, 4, 75); vai aumentar o flat no ceiling do setor tagado com 1 em 50% na horizontal, e 475% na vertical.

Nesse caso, queremos diminuir o ceiling da slope, por que ele é esticado, então vamos usar só a parte fracional. Como ela tem 4 pontos não slopeada, e tem que ter 8 pontos slopeada (o dobro), vamos usar 50% de escala.

O script vai ser Sector_SetCeilingScale(25, 0, 50, 0, 0); para essas slopes, pois como podem ver, elas estão na horizontal e estão no ceiling.
Imagem
Fazendo isso, elas vão ficar assim:
Imagem
E tá pronto! :D
Claro que pode-se usar esse script em vários outros setores, mesmo que não tenham slopes. Eles foram feitos só pra dar zoom num flat mesmo.

Queria mostrar mais exemplos, mas só tenho esses D:
Projectssss
Heretic 1024 - 3 slots - 40%
Hexentic Mega competitive pack - 5 slots - 5%
Medieval Invasion - 1/2 slot - 100%
Shadow of the serpent riders 2 - 5%
HPack - Passei o slot prum amiquenho, perdi a vontade de fazer o map
Gosta de heretic e de hexen? Então vêm pro hexentic você também, vem!!
http://hexentic.forum-motion.net/forum.htm

[xfire]bluespeedyeggbert[/xfire]
Avatar do usuário
ramoses
Mensagens: 430
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 3:16 pm
Answers: 0
14

Re: Truques com Slopes / Usando slopes

Mensagem por ramoses »

Muito legal mesmo Slime hehe

Cada um fazendo sua parte eu no meu tutorial de Criar servidores e você no seu de slopes. ^^
Ei fixem este tópico tb ta muito bom esse aqui.