DAIKATANA

Outros clássicos do passado...
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

DAIKATANA

Mensagem por DU0 »

Imagem

Daikatana; "Dai" ou "Daito", que significa "grande" e "katana", que significa "espada".

Em 1996, a coisa ficou tensa na id Software, pois basicamente o John Carmack estava limitando a capacidade criativa do John Romero para tentar beneficiar sua engine gráfica. Enquanto o Romero queria fazer um jogaço, Carmack só queria gráficos perfeitos e surrealistas. A separação dos dois deixou isto bem óbvio. Por um lado temos Quake II, que é basicamente um jogo de tiro verde e laranja, completamente genérico [aliens hurr durr], mas que funciona de maneira EXCELENTE, e de outro nós temos Daikatana, um jogo basicamente vermelho e preto, com uma história excelente, mais de 20 armas, mais de 60 inimigos, mas extremamente mal programado, repleto de bugs.

Com a saída de Romero da idSoftware, ele fundou, ao lado do Tom Hall e de mais uns outros zé ruelas lá, a Ion Storm. A idéia era lançar o Daikatana em cerca de 7 meses, a tempo do natal de 1997. John dobrou tempo e espaço para contratar a equipe do Daikatana e por a mão na massa. Quando chegou a E3 daquele ano, a id Software apresentou o Quake II, enquanto o Daikatana não tinha nada de impressionante, e rodava ainda na engine do Quake. Romero decidiu que o Daikatana migraria para a engine do Q2, porém quando ele conseguiu a mesma, viu que o jogo teria que ser re-feito do zero, pois não se podia aproveitar praticamente nada do que já se tinha feito.

A data do lançamento do natal de '97 foi descartada, mas foi então que veio o grande golpe nos ovos da carreira do pobre Romero e de sua recém fundada empresa:

Imagem

Romero havia contratado um meliante pra fazer o marketing do jogo, um tal de Mike Wilson. Em entrevista, ele contou que o cara fez essa propaganda e o John a rejeitou inicialmente, mas o cara ficou insistindo e falou até algo como "não seja uma putinha medrosa". John pensou que o manolo sabia o que estava fazendo, afinal era a área de trabalho do rapaz, não?
No final das contas, a propaganda foi publicada em todas as revistas da época e, basicamente, todos os fãs do cara foram ofendidos simultâneamente. Ainda na entrevista, John explica que "trash talking" é uma coisa natural quando se está jogando, mas não é algo que se faça assim, casualmente. "É como se o The Who entrasse numa loja de instrumentos no meio da tarde e começasse a quebrar guitarras e baixos. Os fãs ficariam tipo WTF; não é como quando eles estão no palco".

Como projeto de emergência, eles começaram a criar um pequeno jogo de estratégia, chamado Dominion. Dominion ficou pronto em uns 6 meses e, quando saiu, foi esculachado por público e crítica. Em 98, iniciaram-se dois projetos paralelos, o Anachronox, rodando na engine do Quake II, e o Deus EX, rodando na engine do Unreal.

1998 foi o ano dos conflitos internos na Ion Storm. Os artistas responsáveis pelo projeto eram todos novatos na área de games; eles simplesmente não entendiam a tecnologia. Certa vez o Romero recebeu o desenho da ponta da flecha da Ballista do jogo. Era um desenho em 1300x900, sendo que a flecha ocuparia apenas alguns pixels na tela. Ao invés de colaborar, o pessoal aproveitava essas oportunidades pra ficar trocando alfinetadas dentro da empresa. A Ion Storm era um vagão sem freio e fora de controle.

Em 99 o jogo progrediu bastante e, no final do ano, houve uma festa de lançamento, só pelo lulz, já que o game só ficaria pronto em 2000.

No dia 23 de Maio de 2000, Daikatana foi finalmente lançado. A essa altura, já se tinha o Quake III e o Unreal Tournament brigando pelo melhor jogo multiplayer. Daí em diante, muitos jogos eram feitos apenas em modos competitivos, como a bosta do Counter-Strike, e por causa disso, Daikatana e outros jogos voltados para o Single Player foram meio que jogados para escanteio.

A versão "direto da caixa" do Daikatana foi outro fator determinante para o seu fracasso comercial. Há bugs para todos os lados. No Daikatana, assim como no Quake II, se tem um mapa gigantesco interligado por pequenas loadscreens. No momento em que se ia carregar a segunda parte do primeiro mapa do Daikatana, o jogo costumava travar, acusando um erro de C++, um erro imperdoável para uma empresa comandada pelo cara que literalmente definiu o gênero.

Um patch foi lançado uma semana depois, mas o mesmo tinha uns 150Mb, e em 2000, baixar isso levava um final de semana inteiro. Este patch, entretanto, corrige cerca de 99% dos bugs do jogo.

Enquanto eu gravava os videos que estão aí em baixo, o jogo só travou uma vez, e provavelmente foi porque eu estava com o pc ligado direto a dias e estava convertendo e upando outros videos.

Ion Storm

Após Dominion e Daikatana, a Ion Storm lançou dois jogos excepcionalmente bons. Anachronox é um RPG nos moldes de Final Fantasy VIII e Chrono Trigger, dono de um mundo caótico único Em determinado ponto do jogo, o jogador precisa entrar em uma rua, mas deve fazer uma pequena quest antes. Geralmente é nessas horas que o jogo bloqueia o jogador, colocando um guarda ou qualquer obstáculo físico no caminho. Chegando neste corredor, porém, o jogador é informado de que o caminho está bloqueado porque tem uma pessoa em chamas correndo pela rua (!)
Ele diz que assim que ela apagar, o caminho será liberado, e se o player fica ali por mais alguns instantes, é possível ver uma pobre alma correndo ao fundo, sacudindo os braços feito um boneco de posto e gritando por ajuda como se não houvesse amanhã. Neste momento, eu tive que parar o jogo para rolar no chão rindo, e essa é só UMA das dezenas de piadinhas que o tio Tom Hall pôs no jogo.

Deus EX dispensa comentários, creio eu. Ganhou Game of the Year em 2001, é considerado até hoje um "novo Doom" por muitos fãs. Eu particularmente nunca tive a paciência pra jogar o tal Deus EX, mas o nosso querido Tio Osama já fez todos os finais do troço e continua jogando.

Infelizmente, após o lançamento destes dois jogos, a Ion Storm fechou as portas e o tio Romero foi trabalhar fazendo joguinho pra celular. :S

Daikatana

Daikatana é foda. PRA CARALHO.

A história do jogo é marromenos o seguinte: Haviam dois clans inimigos nos tempos do Japão medieval, os Mishimas e os Ebiharas. Os Mishimas eram tipo os vilões da história, queriam conquistar cada nação do mundo e panz, enquanto os Ebiharas só queriam viver em paz. Um fulano lá, cujo nome não faço questão de lembrar agora, pediu pra um Miyamoto, ferreiro de uma família de samurais of sorts, criar uma espada foda, tão foda que pudesse garantir a vitória em qualquer batalha. O cara ficou anos forjando a Daikatana, porém, quando ela finalmente ficou pronta, o poder da espada era tão monstruoso que o cara ficou com medo de largar ela na mão dos Mishimas. Ao invés disso, deu ela para seus rivais, os Ebiharas. Eles venceram e guerra e tudo ficou jóinha, até então..
Logo após a "batalha final", a espada foi jogada no fundo do Monte Fuji, porém, um descendente da família Mishima, chamado Kage Mishima, conseguiu recuperar a Daikatana e, abusando dos poderes dela, voltou no tempo e alterou a história da seguinte maneira;
Surgiu um virus, já nos tempos modernos, e um descendente dos Ebiharas, Toshiro Ebihara, encontrou a cura pro virus, distribuiu pelo mundo e tudo ficou bem. Kage voltou no tempo, roubou a cura e usou ela pra construir um palácio e viver uma vida de rei.
Um espírito ancestral dos Miyamotos contou sobre isso para o atual líder da família Ebihara; ele conta isso para o Hiro, que é o protagonista da história, e é assassinado em seguida.

Agora cabe ao nosso rapaz encontrar a Daikatana e consertar a história. Ele conta com a ajuda de dois parceiros em sua jornada: Superfly Johnson, um negro com um nome ridículo que tem uma história tipo a do Caleb do Blood; trabalhava para os Mishimas, mas eventualmente cansou da putaria e por isso foi preso e condenado à morte, e agora busca vingança e a Mikiko Ebihara, atual herdeira do clan; basicamente uma japinha mulher-macho com uma voz esquisita.

A introdução de 10 minutos do jogo explica a história melhor do que eu; sugiro que os interessados à assistam.

Daikatana não é somente o sonho do John Romero; é um desafio pessoal dele para cada jogador que se atrever a tocar a mão na caixa vermelha e preta do jogo. Algumas partes envolvem pulos apertados no escuro, desviar de projéteis disparados por inimigos inteligentes, e mesmo adaptação rápida à situação, com um pouco de puzzle-solving.
A trilha sonora do jogo é simplesmente PERFEITA, os sons são convincentes o suficiente, e os gráficos, apesar de deixarem a desejar um pouco para a época, fazem MILAGRE na engine do Quake II, como aquela água brilhosa tensa no início do jogo. Os cenários, mesmo escuros, são sempre bem coloridos, um toque de design que com certeza era uma característica do próprio John, já que depois que ele deixou a id Software, todos os jogos da mesma passaram a seguir umas cores esquisitas e chatas.

Infelizmente, o hype, os atrasos, as confusões internas na Ion Storm e principalmente a campanha de marketing fail do Daikatana estragaram o jogo e qualquer chance de o mesmo ganhar algum reconhecimento. O pobre jogo já era mal falado antes mesmo do lançamento.
Reviews geralmente deram notas 4.0 para o mesmo, mas claro, na época o pessoal só jogava Quake III e UT.

Se alguém aqui for jogar o jogo, eu recomendo, e se quiser, podemos até jogar no modo cooperativo, o qual aliás é excelente.

Bem, me gravei jogando os primeiros mapas. Geralmente quem joga perde a paciência já em Marsh, pois os sapos e mosquitos são difíceis de se acertar [se movem rápido, atacam muito e DESVIAM dos tiros do Ion Blaster], já sai dizendo que o jogo é uma bosta e fica por isso mesmo. Se alguém achar Marsh desinteressante, avance para a parte da prisão, que é uma das minhas prediletas. :3


Parte 1: Marsh

BONUS: Final da parte 2 no modo cooperativo com Rico e ZMan:

Parte 2: Sewer System

Parte 3: Solitary

Parte 4: Crematorium [em progresso]

Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Wa59
Mensagens: 983
Registrado em: Sex Abr 21, 2006 9:54 pm
Answers: 0
17
Localização: Jundiaí - SP
Contato:

Re: DAIKATANA

Mensagem por Wa59 »

Todo mundo fala mal desse jogo, é tão ruim assim?
Nunca joguei por isso.
Swim... Swim... Hungry...
Dopefish lives.
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: DAIKATANA

Mensagem por DU0 »

Claro que não! Como algo vindo do mestre poderia ser ruim?

Estou editando o tópico aqui; não resisti à tentação, liguei um cabo de rede aqui na sala de aula e to fazendo essa bosta no meio da aula :B

Vou explicar ali o que aconteceu, basicamente.
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
Drak[X]
Mensagens: 816
Registrado em: Sáb Fev 04, 2006 3:16 pm
Answers: 0
18
Localização: São Paulo - Brasil
Contato:

Re: DAIKATANA

Mensagem por Drak[X] »

DU0 escreveu:Claro que não! Como algo vindo do mestre poderia ser ruim?

Estou editando o tópico aqui; não resisti à tentação, liguei um cabo de rede aqui na sala de aula e to fazendo essa bosta no meio da aula :B

Vou explicar ali o que aconteceu, basicamente.
Huahauhauahauauha......

Bonito heim Sr. DU0....... matando aula DENTRO da aula!!!!!! :mlol:
DOOM é eterno!!!
As informações que temos não é a que desejamos. A informação que desejamos não é a que precisamos. A informação que precisamos não está disponível (John Peers)
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: DAIKATANA

Mensagem por DU0 »

auehauhuae escrevi pra cacete, olhando agora :S

Bem, espero que gostem. Daikatana é um desses jogos que custaram uma grana alta, possuem coisas inovadoras que nenhum outro jogo tem e ninguém liga. Tipo Shenmue, sabem? .-.

EDIT:
James Poole escreveu:One keen observation was "Quake 3 is what happens when JC makes a game without JR, and Daikatana is what happens when JR makes a game without JC". Sadly, we won't know what Daikatana would have looked like had it been written by ID, but seeing as it had more plot than a porn movie, it was never going to happen.
James Poole, ex-produtor executivo da Eidos.

Funfact #1:
Poole produziu Daikatana e Thief 2. Ambos foram lançados no mesmo ano; Daikatana venceu vários prêmios de pior jogo do ano enquanto Thief 2 levou prêmios de melhor jogo do ano. Irônico, não?

Funfact #2:
Quando o John ainda estava na id Software, ele registrou o domínio rome.ro, que, pela extensão, fica na Romênia [RO]. Em seguida ele saiu e criou a Ion Storm.
Mais adiante, ele se casou com a Rhaluca, uma mulher lá que jogava na liga profissional de Quake. Rhaluca é romena. Em romeno, "Ion" significa "John". A irmã dela tem o nome do meio "Ionice". E segundo a própria Rhaluca, quando ela viu o nome da empresa pela primeira vez, ela realmente achou que era pra ser JOHN STORM lol.
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
Shadow Lord
Mensagens: 1565
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 1:30 pm
Answers: 0
14
Localização: Curitiba, Paraná

Re: DAIKATANA

Mensagem por Shadow Lord »

Ah, esse jogo... Joguei o Demo e fiquei travado numa parte lá. Difícil pra caramba, até na dificuldade mais fácil, na época em que eu tinha uns 7-8 anos.

Se o meu laptop aguentar, talvez eu vá piratear. :X
Juh -    Wood and stones can break my bones     diz:
aeuhauhe
estamos tendo crises de rotavírus aqui em porto alegre denovo
tá todomundo ficando doente
menos eu, pq eu sou imortal
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: DAIKATANA

Mensagem por DU0 »

Aposto que foi na ponte lol

Daikatana roda em qualquer pc de biblioteca hoje em dia, só recomendo que tu jogue ele com mouse. Acredite, esse é um jogo em que tu REALMENTE precisa de mouse. Quake II é passável no PgUP/PgDown, esse não XD
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
Shadow Lord
Mensagens: 1565
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 1:30 pm
Answers: 0
14
Localização: Curitiba, Paraná

Re: DAIKATANA

Mensagem por Shadow Lord »

Pelo o que eu me lembro, parei numa parte onde o lugar seguinte era alto demais para alcançar... Eu já estava com a terceira arma.
Juh -    Wood and stones can break my bones     diz:
aeuhauhe
estamos tendo crises de rotavírus aqui em porto alegre denovo
tá todomundo ficando doente
menos eu, pq eu sou imortal
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: DAIKATANA

Mensagem por DU0 »

Solitary, primeiro video, 3:30?
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Wa59
Mensagens: 983
Registrado em: Sex Abr 21, 2006 9:54 pm
Answers: 0
17
Localização: Jundiaí - SP
Contato:

Re: DAIKATANA

Mensagem por Wa59 »

Esse jogo tem versão DOS?
Roda em Glide/Software/DirectX/OpenGL se for no windows?

Parece ser foda.
Swim... Swim... Hungry...
Dopefish lives.