Criando Servidor

Mapas, Editores e tudo mais relacionado a Edição de DooM você encontra aqui.
Regras do fórum
LEIA COM ATENÇÃO
Antes de postar alguma dúvida utilize a função de pesquisar do fórum, pois a sua dúvida talvez já tenha sido respondida!
Avatar do usuário
ramoses
Mensagens: 430
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 3:16 pm
Answers: 0
14

Criando Servidor

Mensagem por ramoses »

Imagem



Sinopse:

Ultimamente andei estudando essas partes de portas e criação de servidores, pois eu mesmo não conseguiu criar um servidor de maneira alguma. Então aqui neste tutorial vou ensinar vocês a criarem um servidor para jogos. E vou por recomendações do que se deve ter para criar o servidor, como existem muitas possibilidades de seu servidor não funcionar vou por as mais prováveis aqui. E caso você não tenha router você não precisa nem ler esse tutorial apenas crie o servidor normalmente.


Sumário:

1- Abrindo portas do Modem/Router com programa
2- Abrindo portas do Modem/Router manualmente
3- Ligando o Servidor pelo Hamachi
4- Checando se a porta está aberta
5- Abrindo portas do Firewall do Windows
6- Criando uma Conexão de rede
7- Vídeos [EM BREVE]
8- Recomendações
9- Servidor não funciona de jeito nenhum
10- Créditos





1- ABRINDO PORTAS DO MODEM COM PROGRAMA



Devido à grande dificuldade de nossos membros para liberarem umas simples portas do modem, estarei disponibilizando agora um tutorial de como fazer isso utilizando um programa chamado (Simple Port Forwarding) que libera portas de diversos modelos de modem/roteadores.

LINK DE DOWNLOAD: http://www.easy-share.com/1910114179/Si ... rnando.rar

Primeiramente peço que baixem o programa Simple Por Forwarding versão não atualizada, ao baixarem e instalarem irá pedir para atualizar clique em sim.

Agora com o programa Baixado / Instalado e Atualizado vamos prosseguir com o tutorial. Na pagina inicial do programa será assim:

Imagem


Para facilitar o tutorial vamos deixar o idioma do programa em Português. Como ?

Observe à imagem abaixo:

Imagem

Agora com o programa totalmente em Pt-Br (Português Brasil) vamos prosseguir com o abrimento das portas.

Para iniciarmos o processo clique primeiramente em Ferramentas > Primeiros passos, irá surgir uma nova janela o qual iremos abrir as portas por ela. (observe à imagem abaixo:)

Imagem
Nesta janela que abriu vamos seguir á ordem conforme mostra os números, começando pelo Passo-1 faça exatamente como mostra à imagen abaixo, clique em fazer isso:

Imagem


Irá atualizar uma lista de modem e imagens para melhor desenvolvimento do tutorial, aguarde enquanto carregue.

Com o passo 1 já finalizado vamos para o Passo-2 o qual escolheremos o modelo de nosso modem, (deve saber o modelo). Clique em Fazer isso, selecione o modelo do seu modem corretamente. (observe à imagem abaixo:)

Imagem


Obs: Caso o modelo do seu modem não esteja na lista, clique na janela anterior em Roteador não listado ?


Agora vamos para o Passo-3, onde iremos definir o IP correto para a liberação da porta do modem.

Está etapa requer o dobro de atenção, porque se sair algo errado não terá sucesso na liberação das portas.

Clique em fazer isso, abrirá uma janela o qual deveremos configurar os IP corretamente. Para isso preparei uma maneira infalível de dar erro, só seguir calmamente e terá exito.

Descobrindo IP correto:

Para descobrimos o IP corretamente que iremos usar no Passo-3, deverá fazer o seguinte:

Primeiramente clique no menu iniciar > Executar

Imagem


Depois digite "cmd" (sem as aspas), e pressione enter.

Imagem


Abrirá à tela do prompt de comando, mas conhecido como "DoS" nela iremos digitar: ipconfig/all. Note que irá surgir vários IPs mas só precisaremos do que está circulada pela imagem abaixo:

Imagem


Pronto agora que temos os Ips corretos e anotados vamos usa-lo na etapa abaixo, preencha a janela de acordo como à imagem abaixo mostra:
Imagem
Agora vamos para o Passo-5, o qual iremos abrir as portas do modem. Clique em fazer isso na janela que abriu selecione o jogo desejado para abrir as portas. Nesse caso vou usar o Skulltag.

Imagem


Note que do lado tem uma janelinha indicando o IP, coloque sei IP correto que fizemos no passo anterior.

Para prevenir que tudo de certo em nosso tutorial clique na aba de cima em: Personalizado e configure como à imagem abaixo:

Imagem


Depois clique em adicionar.

Obs: Caso queria liberar outra porta sem ser 10666 fique a vontade.

Finalizando...

Agora vamos fazer Passo-5, que será atualizar o modem ou roteador. Clique em fazer isso e espere atualizar. (observe imagem abaixo:)

Imagem


Nessa etapa vamos abrir as portas do FireWall do Windows automático. Basta clicar em Fazer isso no Passo-7 e esperar atualizar. (observe à imagem abaixo:)

Imagem

Pronto nosso tutorial está feito, as portas estão liberadas.

Para confirmar se tudo ocorreu corretamente e deu certo, clique em fazer isso no Passo-7
na janela que abriu poem a porta que você liberou 10666 TCP e depois em testar e espere à resposta. (observe à imagem abaixo:)

Imagem

Observação:

Caso você fazer alguma modificação e pedir senha ou algo parecido do modem/roteador. Estarei disponibilizando uma lista de senhas de modelos de modem/roteador.

Lista senhas padrões de modems: http://www.pcwintech.com/default-router-modem-passwords

!
CASO O PROGRAMA NÃO FUNCIONAR TENTE O MODO MANUAL




2- ABRINDO PORTAS MODEM/ROUTER MANUALMENTE



1° Vá no canto do relogio e verifique se há um icone de um computador piscando la, se estiver dê 2 clicks nele irar abrir um quadrado igual o da imagem abaixo, grave o Endereço IP pois é com ele que vc vai determinar para qual IP as portas serão abertas.

Imagem
OU

Clique no menu iniciar > Executar

Imagem


Depois digite "cmd" (sem as aspas), e pressione enter.

Imagem


Abrirá à tela do prompt de comando, mas conhecido como "DoS" nela iremos digitar: ipconfig/all. Note que irá surgir vários IPs mas só precisaremos do que está circulada pela imagem abaixo:

Imagem
Onde está escrito "Endereço IP" é o seu ip.

OBS: Se seu ip começar com algum número que não seja 10 (e que não tenha números pequenos ex:10.1.1.11) como por exemplo 192,201,182,... a sua internet é a rádio ou que tem mais de 1 router então você não vai conseguir criar seu servidor deste modo, tenet o Hamachi.


2° Agora abra uma pagina da internet e digite>> 10.1.1.1 logo nome do usuário que normalmente é admin e vai pedir senha também que normalmente é admin.

Imagem
Caso não funcione essa senha tente encontra-la neste link com as senhas padrões: http://www.pcwintech.com/default-router-modem-passwords


3° Vá em Advanced>Port Forwarding, abrirar uma outra caixa, Em "Private IP" você poem o IP que você achou no computador do lado do relogio, que no meu caso seria 10.1.1.11, "Protocol Type" deixe em "ALL", "Private Port" deixe 0, em "Public Port" deixe em "Any Port" ("Any Port" abre todas as portas. Se quiser abrir apenas uma por segurança ou outros motivos ponha "Single Port" e ponha a porta que você deseja que seja aberta.) , dê Aplicar e save and reboot. Como mostra as imagens a baixo. Pronto agora so ligar seu servidor, em qualquer porta, 10666, 10667, ...

Imagem

Depois de ter dado um apply vá em Tools e em Misc.

Imagem

Espere um minuto e pronto sua porta está aberta.

!
CASO NEM O MANUAL FUNCIONE LEIA AS RECOMENDAÇÕES, LEIA O SERVIDOR NÃO FUNCIONA DE JEITO NENHUM E/OU TENTE USAR O HAMACHI





3- LIGANDO O SERVIDOR PELO HAMACHI



!
O Hamachi vai ser usado apenas em último caso, por ser um programa que liga varias computadores à uma mesma rede LAN a sua conexão não é boa, ou seja o jogo pode ficar meio "LAG".
Bom é o seguinte , primeiro como Criar Um Servidor Com Hamachi ( que é pra quem tem modem router , net a radio e tal's ) !

Primeiro Baixe o Hamachi Versão Em Português.

Instalando o Hamachi:

Para instalar é só executar ele e instalar como qualquer outro programa normal .

LINK DE DOWNLOAD: https://secure.logmein.com/hamachi.msi

Quando terminado de Instalar ira aparecer algumas dicas você Simplesmente fecha essas dicas e ira aparecer a tela inicial do Hamachi .

Usando o Hamachi:

Para liga ele veja onde clicar como mostra a imagem a seguir :
Imagem

Criando um Server pelo Hamachi:


Primeiro você vai no segundo botão do Hamachi e depois em "Criar Uma Nova Rede..."

Imagem

Ai você vai em "Criar Uma Nova Rede..."

Imagem

Depois disso irá abrir uma Janela para você colocar o nome da sua rede e depois Coloque uma Senha.

Imagem

Depois disso ira aparecer na tela inicial do Hamachi seu server .

Agora para seus amigos ou outras pessoas entrarem em seu servidor .
OBS : Elas tem que ter Hamachi tambem !

Elas vão em "Conectar Em Rede Existente"

Imagem

Depois elas Colocam o nome e a senha do seu server que você escolheu quando Criou , ai elas colocam em Conectar .

Pronto Ira aparecer lá na tela inicial delas seu Server .




4- CHECANDO SE A PORTA ESTÁ ABERTA:



Para isso iremos usar um programa chamado PFPortChecker:

LINK DE DOWNLOAD: http://www.portforward.com/store/PFPortChecker.exe

USANDO O PROGRAMA:

Após a instalação entre no programa e faça o seguinte:

No local do Port Number to Check coloque a porta que você abriu (neste tutorial iremos usar a porta 1000) e ponha o tipo de porta que você abriu TCP ou UDP(aqui iremos usar a TCP).

Se a porta estiver aberta e funcionando vai ficar mais ou menos assim:
Imagem
Caso ela não esteja funcionando vai ficar assim:
Imagem

5- ABRINDO PORTAS DO FIREWALL DO WINDOWS:




1° Vá em "Iniciar" e clique em "Painel de controle".
Imagem
2° Entre no "Firewall do Windows".
Imagem
3° Vá em "Exceções" e clique em "Adicionar Porta".
Imagem
4° Em "Nome" ponha o que desejar, em "Número da Porta" ponha a que deseja abrir e escolha UDP ou TCP de acordo como você abriu no router (caso seja UDP e TCP adicioen a porta 2 vezes uma com UDP e outra o TCP mas com o mesmo número).
Imagem




6- CRIANDO UMA CONEXÃO DE REDE



1° Vá em "Iniciar" e clique em "Painel de controle".
Imagem
2° Em seguida vá em "Adicionar hardware".
Imagem
3° Em seguida irá aparecer uma janela apenas clique em "Avançar".
Imagem
4° Em seguida irá aparecer uma pergunta formulando se você já conectou o hardware ao computador, selecionae a opção "Sim, eu já conectei o hardware".
Imagem
5° Em seguida irá aparecer uma lista de hardwares já instalados, o que agente quer não está nesa lista então procure pela opção "Adicionar novo dispositivo de hardware".
Imagem
6° Em seguida irá aparecer duas opções selecione a "Instalar o hardware que eu selecionar manualmente em uma lista (avançado)".
Imagem
7° Em seguida irá aparecer outra lista com hardwares para instalar selecione o "Adaptadores de rede".
Imagem
8° Em seguida irá aparecer uma pergunta formulando que adaptador de rede você quer, selecione "Microsoft" e em seguida na direita irá aparecer umas opções selecione a "Microsoft Loopback Adapter".
Imagem
9° Agora o hardware já está pronto pra ser instalado, apenas clique em "Avançar" e espere alguns segundos.
Imagem
10° Seu hardware já está instalado apenas clique em "Concluir".

11° Agora vamos novamente em "Iniciar" e clique em "Painel de controle".
Imagem
12° Em seguida vai aparecer uma janela, clique em "Conexões de rede"
Imagem
13° Em seguida vai aparecer 2 ou mais conexões selecione a que tiver o número maior por exemplo, eu tenho conexão local e conexão local 2, então eu tenho que selecionar a 2. Após selecionar vá no canto esquerdo em "Tarefas de rede" e vá em "Alterar as configurações desta conexão", ou clique em cima da conexão com o botão direito e vá em "Propriedades".
Imagem
14° Em seguida irá aparecer uma janela das propriedades da conexão. Selecione "Protocolo TCP/IP" e clique em "Propriedades".
Imagem
15° Em seguida irá aparecer uma outra janela com as propriedades do "Protocolo TCP/IP". Normalmente vai estar marcada a opção "Obter um endereço IP automaticamente", não é esse o que nós precisamos, então marque a opção "Usar o seguinte endereço IP:".
Imagem
Agora vamos preencher os espaços em brancos da seguinte maneira:



//=================================================================================================================================\\

• Endereço IP : vá no site http://meuip.datahouse.com.br/ e procure por o seguinte: Meu ip é "xxx.xxx.xxx.xxx". Nesse lugar onde fica o "xxx.xxx.xxx.xxx" é o seu ip exemplo: "201.47.196.77" (sem as "").

• Máscara sub-rede : apenas clique em cima que ele automaticamente irá preencher.

• Gateway padrão : bom agora vamos novamente em "Executar" e escreva no espaço em branco "cmd" (sem as ""). Irá abrir uma janela do chamado "Prompt", nela você vai escrever "Ipconfig/all" (sem as "") e então vai estar lá escrito "Gateway padrão" o número que estiver ali é o que vamos usar ponha lá no espaço em branco, e não feche o "Pompt" ainda.


Imagem

Imagem

Imagem
• Servidor DNS preferencial : use o mesmo número que botamos no "Gateway padrão".

• Servidor DNS alternativo : vamos novamente no "Prompt" e procure por "Endereço de IP" este é o número que você vai usar para preencher o "Servidor DNS alternativo".

//=================================================================================================================================\\

!
SEMPRE QUE VOCÊ DESLIGAR SEU COMPUTADOR, OU A INTERNET CAIR, QUALQUER COISA DO GÊNERO VÁ NOVAMENTE NO SITE http://meuip.datahouse.com.br PEGUE SEU IP VÁ NOVAMENTE NAS "Propriedades" DA CONEXÃO E VÁ NAS "Propriedades" DO "Protocolo TCP/IP" E NO ESPAÇO DO "Endereço de IP" PONHA O SEU IP QUE APARECE LÁ NO SITE "Meu ip".


16° Agora já está tudo configurado, vamos apenas renomear a conexão então vamos novamente em "Executar" e "Painel de controle".
Imagem
17° Em seguida irá aparecer uma janela, vá em "Conexões de rede".
Imagem
17° Selecione a Conexão de rede que tiver o número maior (aqui por exemplo é 2) e na esquerda em "Tarefas de rede" e clique em "Renomear esta conexão" ou clique com o botão direito em cima da conexão e clique em "Renomear". Renomeie "Servidor" ou do modo que preferir, isto serve apenas para ajudar você a diferenciar uma conexão da outra.
Imagem
Pronto sua conexão de rede está criada.


8- RECOMENDAÇÕES:



• Se você estiver usando internet a rádio/wireless use o Hamachi que é o único modo.
• Se você tiver mais de 1 modem/router e não funcionar de maneira alguma as portas use o Hamachi.
• Se você possuir uma internet de 1mb o servidor será quase impossível de jogar recomendo 4mb pra cima.
• Se a sua operadora for a Oi seu servidor terá um lag insuportável. Recomendo GVT ou NET.
• Se sua operadora for NET você não necessita de nenhum modem/router, caso não tenha um você não precisa abrir porta alguma, apenas ligue seu servidor normalmente.
• Tente utilizar o modem Linkysys ou o D-Link (mas de preferência Linksys).
• Se seu computador tiver internet compartlhada e o servidor não funcionar tente o hamachi.
• Tente não navegar na internet ou usar qualquer coisa do gênero enquanto seu Server estiver ligado.



9- SERVIDOR NÃO FUNCIONA DE JEITO NENHUM:



Se você seguei este tutorial inteiro e não funcionou seu servidor certifique-se que:

• Sua operadora não é a Oi.
• Que você não tem mais de um router/modem (caso não saiba chame algum técnico para analisar).
• Que seu router/modem é o Linksys ou o D-Link (de preferência o Linksys).
• Que você não possui internet compartilhada, se não funcionar tente o Hamachi.
• Que o tipo de porta que você abriu é a certa (TCP ou UDP) caso nenhuma das duas funcione tente as duas ao mesmo tempo ou seja TCP/UDP se seu router/modem tiver suporte para as duas ao mesmo tempo.
• A sua conexão de rede feita pelo tutorial está ativada.
• Que o IP que você colocou nas propriedades do "Protocolo TCP/IP" está com o ip correto.
• Tente desativar o Firewall do Windows e/ou o antivírus.
• Se seu ip for 192,182,201,... (e com muitos números ex:201.22.217.210) você não podera criar seu servidor, tente o Hamachi.

!
Caso seu servidor realmente não funcione desista ou tente adaptar sua internet para essas minhas recomendações ou tente o Hamachi que não tem erro.




10- CRÉDITOS

.fernando -- Abrindo portas do Modem/Router com programa
No - XiteR -- Abrindo portas do Modem/Router manualmente
Hell-Mann'S -- Ligando o Servidor pelo Hamachi
ramoses -- Recomendações,Servidor não funciona de jeito nenhum, adaptações, abrindo portas do firewall do windows, criando uma conexão de rede e checando se a porta está aberta.

!
....................................................................
..................................................................

Imagem


Não vire um sangue suga poste também seu comentario é tudo que peço!
Editado pela última vez por ramoses em Ter Ago 24, 2010 4:03 pm, em um total de 31 vezes.
Avatar do usuário
ramoses
Mensagens: 430
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 3:16 pm
Answers: 0
14

Re: Criando Servidor

Mensagem por ramoses »

Postem dúvidas e postem se seu servidor funcionar.
Avatar do usuário
Shadow Lord
Mensagens: 1565
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 1:30 pm
Answers: 0
14
Localização: Curitiba, Paraná

Re: Criando Servidor

Mensagem por Shadow Lord »

Esse ano, eu comecei a usar Internet Wireless, e nunca mais consegui hostar. Então um dia eu simplesmente fodi com a configuração dessa minha Internet, assim meu pai poderia voltar pra Internet à cabo.

Eu usei esse guia para conseguir tornar o meu servidor visível.
Juh -    Wood and stones can break my bones     diz:
aeuhauhe
estamos tendo crises de rotavírus aqui em porto alegre denovo
tá todomundo ficando doente
menos eu, pq eu sou imortal
Avatar do usuário
ramoses
Mensagens: 430
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 3:16 pm
Answers: 0
14

Re: Criando Servidor

Mensagem por ramoses »

Funcionou?

...
Ficou bom pessoal comentem, ficou organizado, ficou bonito, bem explicado,...?
É que as recomendações e o meu servidor não funciona de jeito nenhum eu que fiz do zero.
...

Ei DUO Drak da pra fixar pliz :ebigrin:

é que não tem nenhum outro tópico/tutorial além do meu, e esse ta muito bem explicado não é aquela coisa mal feita que agenet não entende nada ...
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: Criando Servidor

Mensagem por DU0 »

Interessante isso aí. Vou ver se consigo arrumar minha net. Se funcionar, Doomzinho voltará!
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
ramoses
Mensagens: 430
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 3:16 pm
Answers: 0
14

Re: Criando Servidor

Mensagem por ramoses »

EBA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :bounce: :bounce:

FIXADO!

Também ganho estrelinha ou to pedindo de mais ^^ :lol:
Avatar do usuário
ramoses
Mensagens: 430
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 3:16 pm
Answers: 0
14

Re: Criando Servidor

Mensagem por ramoses »

Post aualizado:

Agora com programa para checar se a porta está aberta, para ajudar as pessoas que estão com dificuldade para criar o servidor.

________________________________________________________________________________

E Doomers vocês são bem sortudos, pq eu na verdade ia postar essa coisa de servidor lá num fórum de CS mas acabei que postando aqui. E também vocês são de sorte pois esse é o priemiro post mais completo que eu já vi de abertura de portas pois a maioria é mal explicado ou um diz uam coisa e outro diz outra, então juntei todas as informações pra facilitar da vida de vocês e até coloquei recomendações para que o servidor funcione perfeitamente.
Avatar do usuário
ramoses
Mensagens: 430
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 3:16 pm
Answers: 0
14

Re: Criando Servidor

Mensagem por ramoses »

Post Atualizado:

Segui a seugestão do Drak de por as imagens em "Spoiler" pra deixar o post mais leve.
Avatar do usuário
Drak[X]
Mensagens: 816
Registrado em: Sáb Fev 04, 2006 3:16 pm
Answers: 0
18
Localização: São Paulo - Brasil
Contato:

Re: Criando Servidor

Mensagem por Drak[X] »

Drak[X]
Normalmente mereceria uma estrelinha....
Mas como eu não sei onde está a maldita estrela.....
Vai essa "versão" personalizada...
;)
Imagem
DOOM é eterno!!!
As informações que temos não é a que desejamos. A informação que desejamos não é a que precisamos. A informação que precisamos não está disponível (John Peers)
Avatar do usuário
Infer
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 12:18 am
Answers: 0
13
Localização: Mars

Re: Criando Servidor

Mensagem por Infer »

Quando eu conseguir desbloquear o meu modem, e arrumar uma net melhor, eu tento isso aê xD
-- InferiatoR ® --