Página 1 de 1

NeoDoom's Review by Shadow Lord

Enviado: Sáb Abr 10, 2010 5:47 pm
por Shadow Lord
Especificações:
Título: NeoDoom (Gold Edition)
Autor: Daniel
Data: 1 de Maio de 2006, Gold Edition lançado em 9 de Dezembro de 2009.
Jogo/Executável: Doom Legacy (v1.42), Doomsday (v1.8.6), ZDoom 2.3.1, GZDOOM 1.3.14, Skulltag 0.98a
Descrição: Quote traduzido do .txt:
Esse é um WAD de 32 mapas com várias mudanças no estilo do Doom 2. A maioria dos gráficos foram modificados, assim como as armas e alguns inimigos. Possui novos inimigos e armas para ZDoom, melhorando o gameplay. Também traz alguns novos inimigos para o Doomsday Engine. Ele não faz uso de efeitos do Legacy, então é apenas compatível com ele.

Critérios de análise:
1 - Design dos mapas - 9,5
Todos os 32 mapas foram criados pelo Daniel, então o design geral e nível de detalhes nas fases não é muito variado, o que contribui para a atmosfera.
Temos, no início do jogo, os mapas industriais, onde a maior parte das texturas são marrom e cinza. O design é geralmente repetitivo nessas fases, mas poderíamos dizer que é "manter a fieldade com a atmosfera".
A partir da fase 7 em diante, o esquema de indústria vai ficando mais interessante, com a inserção de lagos, longas estradas, e a transição com o tema a seguir, o urbano.
Os melhores mapas da coleção toda, em minha opinião, são os urbanos, claro. Estádios de futebol, shoppings, parques, casas, cinemas, bares, você fará uma visita por todos esses lugares que conhecemos na vida real.
Após a fase 17, você passa por cenários mais medievais, e logo em seguida, infernais. Algumas fases infernais possuem uns designs bem interessantes e bonitos, como o MAP22, MAP23 e um dos meus favoritos, o MAP27. O MAP29, que é em certos termos a última fase (o MAP30 é uma espécie de epílogo) possui um grande campo de batalha que não carece de detalhes!
Existem também as fases secretas! O MAP31 é um que segue mais ou menos o tema urbano/natural, e o MAP32 segue um tema único em todo o WAD, com novas batalhas e secretos interessantes (e eróticos).

1.1 - Combinação e alinhamento de texturas - 9,0
Não são fáceis de perceber, mas você pode ver várias texturas desalinhadas conforme o jogo. Mas não é nada que cause muitos conflitos com a atmosfera em geral. A combinação de texturas é simplesmente perfeita, não há textura "fora do lugar" no jogo todo!

1.2 - Complexidade do nível - 10
Daniel fez um esforço danado para produzir 32 mapas sozinho, ninguém discorda. Mas ele fez excelente uso de seu tempo! Todo canto das fases tem alguma coisa para você explorar, os secretos não são impossíveis de achar, mas você precisa ter bons olhos para notar alguma textura diferente que seja o sinal de um! E a ideia é reforçada no cenário urbano!

2 - Jogabilidade - 11
O gameplay, sem dúvida, não decepciona em NENHUMA PARTE do jogo. A sua transição de dificuldade entre as fases é perfeita, a quantidade de armas e o estilo "ÓÓÓÓÓ QUE ARMA É ESSA!?" de encontrá-las é perfeito, as lutas contra os demônios de alto escalão são perfeitos, os itens que os monstros dropam e as suas utilidades são equilibrados e revolucionários, e o seu Cooperative Multiplayer é melhor do que muitos que você encontra por aí!!

2.1 - Nível de dificuldade (jogável/não jogável) - 10
Como já ressaltei no item anterior, a transição das dificuldades é perfeita. Você começa o jogo com uma fraca pistola, e vai adicionando ao seu arsenal mais uma pistola, para você usar duas ao mesmo tempo, Shotgun, Chaingun, Rocket Launcher e essas armas tradicionais que conhecemos e amamos. Os monstros são conhecíveis também. Zombieman, Shotgunner, Imp, Demon (que agora é preto), e uma leve quantia de monstros novos, como o Chainsaw Zombie, Rocket Launcher Zombie.
Mais para frente no jogo, nas áreas urbanas, o jogo fica consideravelmente mais difícil, com hordas de demônios à-la Hell Revealed, e você adquire armas igualmente destruidoras, como a Railgun, BFG30000X, Freezer Gun e, claro, a Fusion Cannon Gun (equivalente ao Plasma Gun).
E, nas áreas infernais, o jogo fica INFESTADO de demônios, mas você já deve estar com um arsenal de dar inveja, armas infernais como a Skull Staff, assim você pode lutar de igual para igual! O jogo continua fiel à sua dificuldade, mesmo online.

2.2 - Criatividade (armadilhas, linearidade, etc.) - 9,0
As lutas em que você participa são bem variadas, você pode estar enfrentando Mancubus com Rocket Launcher, Cacodemons com Fusion Cannon, Lords of Hell com Energy Reactor Cannon, Dragons com Skull Staff, e você pode estar fazendo tudo isso em salas estreitas como nas indústrias, em ruas como nas áreas urbanas ou mesmo em grandes arenas como no Inferno. Você geralmente enfrenta-os no bom e velho estilo Run 'n' Gun, e é difícil, mas não chega a ser difícil de uma forma tática e irritante como no Plutonia.

3 - Adicionais

3.1 - Qualidade dos texturas/gráficos/sons/música/objetos adicionais - 9,5
Todas as texturas novas do NeoDoom, que segundo o Daniel, sobrepõem quase todas as texturas originais do Doom 2, são bonitas e combinam com todos os estilos. As texturas ripadas de outros jogos (estou olhando para você, portão da igreja do MAP22, que usa uma textura do Unreal) foram ripadas na melhor forma possível, e a qualidade geral é excelente.
Os Sprites são bons também, exceto alguns zumbis, como o Shotgun Zombie, cujos Sprites ficaram meio estranhos.
Quase todos os sons do NeoDoom sobrepõem os do Doom 2, e todos esses sons novos são de boa qualidade, os sons das armas são satisfatórios, as frases ditas pelos zumbis são oldschool, e os sons feitos pelos itens que você usa são bons também!
A música, segundo o autor, é o "melhor ponto do WAD". Todas as fases têm músicas que combinam com o seu tipo. Músicas Tech para as indústrias, Hard Rock para as cidades urbanas, e temas apocalípticos e sinistros para as fases no Inferno. Algumas fases, como o MAP32, possuem um tema único. Você também pode ouvir o Daniel cantando na música do MAP21! :mlol:
A trilha sonora é excelente, estou esperando uma versão de Alta Qualidade delas. ^^

3,2 - Bom/mau uso das possibilidades adicionais de um Executável - 10
O Daniel fez perfeito uso das possibilidades dos Source-Ports. Incluiu alguns monstros novos no Doomsday Engine, fez muito uso extenso do DECORATE para ZDoom, colocou GLDEFS no GZDoom (no Gold Edition), e enfim! Algo interessante é que todos os mapas foram feitos no formato Doom 2/Boom, e ainda assim são belos e têm o estilo de novos!

4 - Nota Final - 10,5
Gosta de um grande desafio? Jogue.
Gosta de texturas novas? Jogue.
Gosta de monstros novos? Jogue.
Quer uma experiência épica e divertida? Jogue.
É melhor que o LOS? Em termos de diversão tradicional e multiplayer, sim!
VOCÊ SE DIZ DOOMER? JOGUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!


Screenshots e download aqui: http://www.brdoom.com/daniel/

Re: NeoDoom's Review by Shadow Lord

Enviado: Sáb Abr 10, 2010 6:18 pm
por Pedro Vc
Olha quem apareceu
Also, link de download off.

Re: NeoDoom's Review by Shadow Lord

Enviado: Sáb Abr 10, 2010 6:23 pm
por Shadow Lord
Daí não é comigo.

Eu só voltei para resolver algumas futuras ocasiões. :s

Re: NeoDoom's Review by Shadow Lord

Enviado: Sáb Abr 10, 2010 7:38 pm
por Logan MTM
Shadow Lord escreveu:Temos, no início do jogo, os mapas industriais, onde a maior parte das texturas são marrom e cinza. O design é geralmente repetitivo nessas fases, mas...
Nunca vou entender esse tipo de comentário.
Quer dizer que se eu fizer uma mapa de uma favela vou perder pontos no design por ter muito laranja (tijolos) e verde (mato)?
:mlol:

Re: NeoDoom's Review by Shadow Lord

Enviado: Sáb Abr 10, 2010 8:35 pm
por Shadow Lord
Vai fazer um mapa de uma favela? =D

E você esqueceu de quotar a parte que diz que é para "manter a fieldade com a atmosfera". XP

Alguém vai comentar o review como um todo? :)

Eu gosto de lugares cheios de cores. :mlol:

Re: NeoDoom's Review by Shadow Lord

Enviado: Sáb Abr 10, 2010 9:49 pm
por Pedro Vc
Shadow Lord escreveu:
Eu gosto de lugares cheios de cores. :mlol:
Eu também, mas variar texturas demais e fazer uma salada em só uma sala pode resultar em merda

Fun Fact : eu já fiz um mapa de favela para o DN3D.

Re: NeoDoom's Review by Shadow Lord

Enviado: Ter Abr 20, 2010 5:37 pm
por Fabiolinks
Só um obs " Best WaD Ever "

Re: NeoDoom's Review by Shadow Lord

Enviado: Ter Abr 20, 2010 6:07 pm
por Shadow Lord
Fabiolinks escreveu:Só um obs " Best WaD Ever "
Os gringos adoram.