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Desafio a todos ;)

Enviado: Qui Mar 11, 2010 12:14 pm
por Rico
Temos atualmente... 3 ou 4 ou 5 programadores no fórum... Para tornar um pouco eletrizante as coisas.

Quero fazer um desafio!
Estou criando um simples Media Player com irrKlang para aprender a programar com API's de som, e tentarei lançar versões com OpenAL e FMODex. Apenas para aprender!

Quantos topam em buscar uma API de som legal para programar com SOM?!
Tá... porque desafio? Para ver quem tem a boa vontade de correr atrás de algo para os programas para torná-los mais portátil e funcional! :D
E posteriormente usarmos em nossos projetos de forma unificada.

Re: Desafio a todos ;)

Enviado: Qui Mar 11, 2010 12:31 pm
por Drak[X]
Rico escreveu:
Temos atualmente... 3 ou 4 ou 5 programadores no fórum... Para tornar um pouco eletrizante as coisas.

Quero fazer um desafio!
Estou criando um simples Media Player com irrKlang para aprender a programar com API's de som, e tentarei lançar versões com OpenAL e FMODex. Apenas para aprender!

Quantos topam em buscar uma API de som legal para programar com SOM?!
Tá... porque desafio? Para ver quem tem a boa vontade de correr atrás de algo para os programas para torná-los mais portátil e funcional! :D
E posteriormente usarmos em nossos projetos de forma unificada.
Mas você já está usando duas excelentes API's, a OpenAL e a FMOD !!!!!

O único inconveniente é a licença da FMOD, pra uso público é grátis, mas se você quiser lançar algo comercialmente aí terá que pagar!

Já a OpenAL, se não me falha a memória, é totalmente "degrátis!!!!!" :mrgreen:

Re: Desafio a todos ;)

Enviado: Qui Mar 11, 2010 1:33 pm
por Rico
De fato, você está totalmente correto.

Gosto de ter um conhecimento abrangente.
Particularmente gosto da facilidade do irrKlang, da compatibilidade de FMOD e do som gratificante de OpenAL.
Acho a qualidade do OpenAL muito superior.
Mas ele é low-level. Só dá na maioria das vezes o acesso, pelo menos o OGG ele lê sem problemas, o que é ótimo, ogg versão grátis de MP3 (sim, mp3 tem seu passado obscuro). E na minha opinião uma melhor qualidade, mas hoje em dia é bom ter um suporte a muitas coisas, e é o que estou fazendo, aprendendo as outras que tem suporte para escrever meus próprios códigos... quem sabe não sai um decoder de WMA para OpenAL :P

Mas é isso, vou estar lançando vários Media Players com DLLs diferentes e vamos vendo qualidade e mais afins.
Mas sinta-se livre para começar!
Não é difícil.

FMODex 4.28.09
http://www.fmod.org/index.php/download

OpenAL
[Installer] http://connect.creativelabs.com/openal/ ... alinst.zip
[Development SDK] http://connect.creativelabs.com/openal/ ... oreSDK.zip
[Para mais] http://connect.creativelabs.com/openal/ ... Items.aspx

irrKlang
http://www.ambiera.com/irrklang/downloads.html

Re: Desafio a todos ;)

Enviado: Qui Mar 11, 2010 2:02 pm
por Drak[X]
Rico escreveu:
...
Mas é isso, vou estar lançando vários Media Players com DLLs diferentes e vamos vendo qualidade e mais afins.
...
Não é por nada não... mas acho que nessa parte você está dando um tiro no pé!
É mais vantagem integrar os decoders (ou codecs, como alguns gostam de chamá-los...) dentro de uma único Media Player, ou seja, incluir as DLL, libs e tudo mais necessário para utilizar cada codec num único programa, dando ao usuário a opção de escolher qual codec utilizar através de um menu.

Re: Desafio a todos ;)

Enviado: Qui Mar 11, 2010 8:06 pm
por Rico
Você tem razão nessa parte.
Como o Media Player não é muito voltado para realmente ser algo e sim eu aprender algo...
Quem sabe.

Vou ver como poderei integrar todos juntos.
Como já estava criando algumas rotinas acho que não será TÃO difícil.

Re: Desafio a todos ;)

Enviado: Dom Mar 21, 2010 4:03 pm
por Rico
10 Dias depois tentando mexer no OpenAL
10 dias pesquisando, estudando, e recriando.
Um teste do OpenAL
Com o decoder do CWaves, que vem junto com o SDK do OpenAL
Infelizmente ele não é Cross-Plataform ainda por causa de variáveis.... umas 10, :P
Mas redeclarando elas, fica sussa! Mas 4 ou 6 delas é KSMEDIA da M$ que estou procurando para substituir.
Quem quiser ajudar. Seria muito legal. CWaves não pede DLL isso é bom. Mas de resto o Código do OpenAL deve servir muito bem.

OpenAL_SRC -> Link
OpenAL Teste binário com música SONIC1.WAV do Quake3 -> Link

Não lê MP3, OGG ainda... e outros... OpenAL é só para lhe dar o device de som, mas o resto é o programador. Então logo volto com mais.