What about...UDMF Editor?

Sub-fórum especial para usuários que querem discutir/aprender programação, como as linguagens C/C++/C#, Java, HTML, e por aí vai...
Avatar do usuário
Fabio914
Mensagens: 1757
Registrado em: Dom Mai 21, 2006 4:38 pm
Answers: 0
17
Localização: Sampa/Sanca
Contato:

What about...UDMF Editor?

Mensagem por Fabio914 »

Eu geralmente não criaria um tópico neste sub-fórum de programação sem ter alguma base já criada, mas ao ver as screenshots dos mapas no UDMF (vide portal BrDoom) e ao ler a especificação deste, eu pensei, porque não?

Então ai fica minha sugestão: o que acham de criarmos um editor de mapas (da BrDoom!) para Doom no formato UDMF (que alias, é até bem simples)?

Dada a simplicidade do formato (texto escrito mesmo...), algo assim poderia ser feito com qualquer linguagem de programação com suporte a arquivos e pode-se até fazê-lo usando Allegro ou alguma outra lib gráfica.

Logicamente não criaremos um Doom Builder 2 e nem nos será necessário conhecimentos sobre BSP, raycasting, etc... Mas poderíamos fazer uma ferramenta em especial para usuários da BrDoom que complementasse a utilização de outras ferramentas, como Doom Builder 2.

Aguardo comentários. :wink:
Projetos em andamento
the Core
Eclipse

Projetos parados
Doom 3 on GZDoom
FSD Project

PC
AMD Athlon 64 X2 5200+ (2x 2.6Ghz)
2GB RAM (2x 1GB DDR2)
240GB (160GB SATA + 80GB SATA)
XFX nVidia GeForce 8600 GT (600mhz 256mb)
Placa Mãe ASUS M2N4 SLI (2x PCI-E 16x SLI, 4x DDR2 800, nForce 4)
Fonte 500W reais (esqueci o nome da marca)
Monitor LG Flatron 19'' LCD
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: What about...UDMF Editor?

Mensagem por DU0 »

Se for em C++, count me in!
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
Logan MTM
Mensagens: 2895
Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
Answers: 0
18
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Re: What about...UDMF Editor?

Mensagem por Logan MTM »

Fabio914 escreveu:Logicamente não criaremos um Doom Builder 2...
Se não há sequer o intuito de se comparar ao DB2 (que já faz a tarefa muito bem), eu acho perda de tempo. :?
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: What about...UDMF Editor?

Mensagem por DU0 »

Logan, projetos vão evoluindo com o tempo... Começa como um editor de Doom, termina como uma engine licenciada que deixa a Unreal 3 no chinelo... :P
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
Logan MTM
Mensagens: 2895
Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
Answers: 0
18
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Re: What about...UDMF Editor?

Mensagem por Logan MTM »

Tá mas...

Não foi o que o Fabio disse!
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: What about...UDMF Editor?

Mensagem por DU0 »

Bem, ninguém começa a vida dizendo que vai ser presidente dos estados unidos, mas eventualmente pode acontecer.... ou não ^^
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
xducke
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 4:29 am
Answers: 0
14

Re: What about...UDMF Editor?

Mensagem por xducke »

Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela.
A. Einstein.

Tendo em mente isso, nao vejo o porque de nao comecar ja o projeto! :D
Desk:
Intel Core i7 980X @ 4.25GHz
EVGA X58 SLi Classified
12 GB OCZ 1800 MHz
2x XFX HD 5870 @ 1000/1300
Dell 24WFP 24"

Note:
Alienware M15X // Core i7 740 QM 2.93 GHz // 4 GB DDR3 // 500 GB // GTX 460M // 15.6"
Avatar do usuário
Fabio914
Mensagens: 1757
Registrado em: Dom Mai 21, 2006 4:38 pm
Answers: 0
17
Localização: Sampa/Sanca
Contato:

Re: What about...UDMF Editor?

Mensagem por Fabio914 »

Logan MTM escreveu:
Fabio914 escreveu:Logicamente não criaremos um Doom Builder 2...
Se não há sequer o intuito de se comparar ao DB2 (que já faz a tarefa muito bem), eu acho perda de tempo. :?
Eu, a principio, pensaria em montar uma ferramenta que pudesse complementar de alguma forma o uso de outras ferramentas de edição (como o DB2), logicamente esta poderia evoluir para algo maior...
[alias, acho que da pra fazer algo do nível do WadAuthor, se este for o objetivo]

Eu também não consideraria perda de tempo pois ganha-se conhecimento e experiência ao fazer um projeto destes (mesmo que pequeno).
xducke escreveu:Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela.
A. Einstein.

Tendo em mente isso, nao vejo o porque de nao comecar ja o projeto! :D
Aeee! Valew o apoio! :D
DU0 escreveu:Se for em C++, count me in!
Não acho que seja necessário partirmos para orientação a objetos, com linguagem estruturada conseguimos bolar isso. :wink: O que necessitamos é definir os tipos de dados para vértices, linhas e setores, bolar um modo de armazena-los e acessarmos de forma otimizada (listas ligadas [em menor eficiência] ou árvores de busca AVL [mais eficientes]), de resto é utilizar alguma biblioteca gráfica para exibir o desenho das linhas e vértices na tela e ter a interface de usuário para edição (podemos usar Allegro, Open-GL, etc... qualquer uma que de um blit na tela ^^).
Projetos em andamento
the Core
Eclipse

Projetos parados
Doom 3 on GZDoom
FSD Project

PC
AMD Athlon 64 X2 5200+ (2x 2.6Ghz)
2GB RAM (2x 1GB DDR2)
240GB (160GB SATA + 80GB SATA)
XFX nVidia GeForce 8600 GT (600mhz 256mb)
Placa Mãe ASUS M2N4 SLI (2x PCI-E 16x SLI, 4x DDR2 800, nForce 4)
Fonte 500W reais (esqueci o nome da marca)
Monitor LG Flatron 19'' LCD
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: What about...UDMF Editor?

Mensagem por DU0 »

Mas mas mas mas a coisa fica tão mais organizada quando orientada à objetos D:
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
Logan MTM
Mensagens: 2895
Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
Answers: 0
18
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Re: What about...UDMF Editor?

Mensagem por Logan MTM »

Fabio escreveu:Eu, a principio, pensaria em montar uma ferramenta que pudesse complementar de alguma forma o uso de outras ferramentas de edição (como o DB2)...
A única forma de complementar o Dom Builder é se vcs criarem um Plugin que renderize o que está sendo feito no 3DMode (3D Floors, Slopes, Ceiling/Floors Rotation, etc)
xducke escreveu:Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela.
A. Einstein.
A citação foi boa, mas empregada no sentido contrário.
Se vc não almejar algo grandioso...

E eu adoraria participar. Adoraria mesmo. Mas não tenho base NENHUMA pra programador. :(

Voltar para “Programação”