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Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Enviado: Qua Jan 20, 2010 11:47 pm
por Wa59
Interessante, então são só pontos com informação de posição X, Y e Z. e não poligonos como os 3Ds que estamos acostumados.
Sobre o BSP, na wikipedia da valve tem uma informação detalhada sobre o BSP dos mapas de Half-Life, um amigo meu programador até escreveu um programa que abre os mapas do jogo.

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Enviado: Qui Jan 21, 2010 12:52 am
por Fabio914
Wa59 escreveu:Interessante, então são só pontos com informação de posição X, Y e Z. e não poligonos como os 3Ds que estamos acostumados.
Sobre o BSP, na wikipedia da valve tem uma informação detalhada sobre o BSP dos mapas de Half-Life, um amigo meu programador até escreveu um programa que abre os mapas do jogo.
Exatamente! Se você se aproximar das formas você verá o conjunto de pontos. O que eu fiz ai foi aplicar a matemática para colocar os pontos no espaço da forma que dê imagens e depois usar a matriz de transformação (perspectiva, link) do Allegro para projetar os pontos na tela.

Exemplos: Para fazer a esfera eu usei a equação paramétrica da esfera (i.e. coordenadas esféricas)

x = r*sin(a)*cos(b) + xi
y = r*sin(a)*sin(b) + yi
z = r*cos(a) + zi

com 0º <= a <= 180º e 0º <= b < 360º , r o raio e (xi, yi, zi) a posição do centro da esfera.

Para fazer o cilindro eu usei a equação paramétrica do cilindro (i.e.: coordenadas cilindricas)

x = r*cos(a) + xi
y = r*sin(a) + yi
z = h

com 0º <= a < 360º, 0 <= h <= altura e (xi,yi) a posição do centro (no plano x,y).

Quem quiser saber mais e estudar um pouco sobre essas coisas eu sugiro ler o livro Geometria Analítica - Um Tratamento Vetorial (vulgo Boulos), livro pelo qual eu estudei G.A. no 1º semestre do ano passado...

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Enviado: Qui Jan 21, 2010 12:56 am
por vitorzino
Como vocês tem paciência pra isso? :shock:
PS: Odeeeeio matemática/física.
:mrgreen:

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Enviado: Qui Jan 21, 2010 8:13 am
por DU0
Simples: compensa quando tu vê awesomeness na tela.

Eu também odeio matemática, mas em partes.

Na realidade, eu odeio ter que aprender coisas que eu SEI que nunca vou usar, como química.

Veja o caso do meu sogro: ele é médico, CIRURGIÃO DA COLUNA, ortopedista e traumatologista. Dae tu pensa: "pow, um cara que é médico ae a 40 anos já usou química aomenos uma vez, né?"

Realmente. Ele disse que usou ma vez pra medir o pH da piscina. ¬¬

Mas a matemática em si é bacana. É compensador quando tu acha o resultado, e nesses casos tu geralmente nem precisa calcular, pq o próprio computador faz isso pra ti. Só pracisa saber como o calculo procede pra saber qual formula tu vai usar ^^

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Enviado: Qui Jan 21, 2010 11:54 am
por xducke
Fabio914 escreveu:Na verdade acho meio um mito se achar BSP algo complicado... Se você entender de Árvores Binárias e Árvores AVL (além de ter dominio com recursão) da pra implementar uma BSP sem muitos problemas. O complicado mesmo é encontrar uma fonte que te explique bem sobre BSP (pelo menos na internet eu não vi muitas, tem que se recorrer a livros)...

Mas alias, deste modo que eu estou implementando não cabe BSP, pois não faço uso de setores nem nada parecido, na base estou utilizando matrizes de transformações para aplicar as transformações de sistema de coordenadas do 3D para o 2D da tela (fazendo uma projeção no plano da tela, como é feito num raycaster mas com matrizes e sem precisar traçar raios). Assim eu faço essas transformações para cada ponto do 3D (sim, isto é ineficiente...), de resto é só dar o blit daquele ponto na tela e colocar a cor certa (que no caso pode ser uma cor escolhida ou uma cor vinda de uma posição certa de uma imagem) [e ai é fazer uso dos conhecimentos de GA].

Off: xducke você tem algum e-mail ou messenger que eu possa entrar em contato com você?
Sim, xducke@hotmail.com :D

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Enviado: Qui Jan 21, 2010 5:48 pm
por Rico
E é a partir de pontos Fabio que temos nosso querido ambiente 3D :3

Mas voltando... dá uma olhada na wiki da Valve sobre os mapas BSP que não foi a VALVE que criou e sim o Shumacker em 1969 que não tinha nem ideia que seria usado para entreterimento... muito menos foi desenvolvido para isto; terás muito mais informações :D

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Enviado: Qui Jan 21, 2010 10:03 pm
por Fabio914
Rico escreveu:E é a partir de pontos Fabio que temos nosso querido ambiente 3D :3

Mas voltando... dá uma olhada na wiki da Valve sobre os mapas BSP que não foi a VALVE que criou e sim o Shumacker em 1969 que não tinha nem ideia que seria usado para entreterimento... muito menos foi desenvolvido para isto; terás muito mais informações :D
Sim, vou dar uma olhada. Achei um texto interessante também no site do OpenGL sobre BSP.
xducke escreveu: Sim, xducke@hotmail.com :D
Opa, valew! Mais adiante te mando um e-mail. :wink:

Alias, meu e-mail é fabio914@gmail.com e msn fabio91_4@hotmail.com.
vitorzino escreveu:Como vocês tem paciência pra isso? :shock:
PS: Odeeeeio matemática/física.
:mrgreen:
Cara, aulas de matemática podem ser muito chatas (principalmente se seguido o esquema DTE, vulgo Definição...Teorema...Exemplo), mas quando você vê algo prático daquilo você fica maravilhado (acredite!). O complicado é que muitos docentes de matemática ficam muito mergulhados na teoria, ai fica dificil dele te deixar animado numa aula...
DU0 escreveu: Na realidade, eu odeio ter que aprender coisas que eu SEI que nunca vou usar, como química.
Eu gosto de química, acho até muito interessante, mas convenhamos, aulas e provas de química são um saco! Ainda bem que eu não preciso mais estudar isso!

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Enviado: Qui Jan 21, 2010 10:18 pm
por xducke
Te adicionei no msn, ok?

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Enviado: Qui Jan 21, 2010 11:30 pm
por Fabio914
xducke escreveu:Te adicionei no msn, ok?
Opa, de boa! Depois nos falamos por lá. :)