[C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Sub-fórum especial para usuários que querem discutir/aprender programação, como as linguagens C/C++/C#, Java, HTML, e por aí vai...
Wa59
Mensagens: 983
Registrado em: Sex Abr 21, 2006 9:54 pm
Answers: 0
17
Localização: Jundiaí - SP
Contato:

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Mensagem por Wa59 »

Interessante, então são só pontos com informação de posição X, Y e Z. e não poligonos como os 3Ds que estamos acostumados.
Sobre o BSP, na wikipedia da valve tem uma informação detalhada sobre o BSP dos mapas de Half-Life, um amigo meu programador até escreveu um programa que abre os mapas do jogo.
Swim... Swim... Hungry...
Dopefish lives.
Avatar do usuário
Fabio914
Mensagens: 1757
Registrado em: Dom Mai 21, 2006 4:38 pm
Answers: 0
17
Localização: Sampa/Sanca
Contato:

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Mensagem por Fabio914 »

Wa59 escreveu:Interessante, então são só pontos com informação de posição X, Y e Z. e não poligonos como os 3Ds que estamos acostumados.
Sobre o BSP, na wikipedia da valve tem uma informação detalhada sobre o BSP dos mapas de Half-Life, um amigo meu programador até escreveu um programa que abre os mapas do jogo.
Exatamente! Se você se aproximar das formas você verá o conjunto de pontos. O que eu fiz ai foi aplicar a matemática para colocar os pontos no espaço da forma que dê imagens e depois usar a matriz de transformação (perspectiva, link) do Allegro para projetar os pontos na tela.

Exemplos: Para fazer a esfera eu usei a equação paramétrica da esfera (i.e. coordenadas esféricas)

x = r*sin(a)*cos(b) + xi
y = r*sin(a)*sin(b) + yi
z = r*cos(a) + zi

com 0º <= a <= 180º e 0º <= b < 360º , r o raio e (xi, yi, zi) a posição do centro da esfera.

Para fazer o cilindro eu usei a equação paramétrica do cilindro (i.e.: coordenadas cilindricas)

x = r*cos(a) + xi
y = r*sin(a) + yi
z = h

com 0º <= a < 360º, 0 <= h <= altura e (xi,yi) a posição do centro (no plano x,y).

Quem quiser saber mais e estudar um pouco sobre essas coisas eu sugiro ler o livro Geometria Analítica - Um Tratamento Vetorial (vulgo Boulos), livro pelo qual eu estudei G.A. no 1º semestre do ano passado...
Projetos em andamento
the Core
Eclipse

Projetos parados
Doom 3 on GZDoom
FSD Project

PC
AMD Athlon 64 X2 5200+ (2x 2.6Ghz)
2GB RAM (2x 1GB DDR2)
240GB (160GB SATA + 80GB SATA)
XFX nVidia GeForce 8600 GT (600mhz 256mb)
Placa Mãe ASUS M2N4 SLI (2x PCI-E 16x SLI, 4x DDR2 800, nForce 4)
Fonte 500W reais (esqueci o nome da marca)
Monitor LG Flatron 19'' LCD
Avatar do usuário
vitorzino
Mensagens: 432
Registrado em: Sáb Dez 16, 2006 3:22 am
Answers: 0
17
Localização: Brasília

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Mensagem por vitorzino »

Como vocês tem paciência pra isso? :shock:
PS: Odeeeeio matemática/física.
:mrgreen:
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Mensagem por DU0 »

Simples: compensa quando tu vê awesomeness na tela.

Eu também odeio matemática, mas em partes.

Na realidade, eu odeio ter que aprender coisas que eu SEI que nunca vou usar, como química.

Veja o caso do meu sogro: ele é médico, CIRURGIÃO DA COLUNA, ortopedista e traumatologista. Dae tu pensa: "pow, um cara que é médico ae a 40 anos já usou química aomenos uma vez, né?"

Realmente. Ele disse que usou ma vez pra medir o pH da piscina. ¬¬

Mas a matemática em si é bacana. É compensador quando tu acha o resultado, e nesses casos tu geralmente nem precisa calcular, pq o próprio computador faz isso pra ti. Só pracisa saber como o calculo procede pra saber qual formula tu vai usar ^^
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
xducke
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 4:29 am
Answers: 0
14

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Mensagem por xducke »

Fabio914 escreveu:Na verdade acho meio um mito se achar BSP algo complicado... Se você entender de Árvores Binárias e Árvores AVL (além de ter dominio com recursão) da pra implementar uma BSP sem muitos problemas. O complicado mesmo é encontrar uma fonte que te explique bem sobre BSP (pelo menos na internet eu não vi muitas, tem que se recorrer a livros)...

Mas alias, deste modo que eu estou implementando não cabe BSP, pois não faço uso de setores nem nada parecido, na base estou utilizando matrizes de transformações para aplicar as transformações de sistema de coordenadas do 3D para o 2D da tela (fazendo uma projeção no plano da tela, como é feito num raycaster mas com matrizes e sem precisar traçar raios). Assim eu faço essas transformações para cada ponto do 3D (sim, isto é ineficiente...), de resto é só dar o blit daquele ponto na tela e colocar a cor certa (que no caso pode ser uma cor escolhida ou uma cor vinda de uma posição certa de uma imagem) [e ai é fazer uso dos conhecimentos de GA].

Off: xducke você tem algum e-mail ou messenger que eu possa entrar em contato com você?
Sim, xducke@hotmail.com :D
Desk:
Intel Core i7 980X @ 4.25GHz
EVGA X58 SLi Classified
12 GB OCZ 1800 MHz
2x XFX HD 5870 @ 1000/1300
Dell 24WFP 24"

Note:
Alienware M15X // Core i7 740 QM 2.93 GHz // 4 GB DDR3 // 500 GB // GTX 460M // 15.6"
Rico
Mensagens: 2354
Registrado em: Dom Set 10, 2006 11:49 am
Answers: 0
17
Localização: Atrás do DU0
Contato:

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Mensagem por Rico »

E é a partir de pontos Fabio que temos nosso querido ambiente 3D :3

Mas voltando... dá uma olhada na wiki da Valve sobre os mapas BSP que não foi a VALVE que criou e sim o Shumacker em 1969 que não tinha nem ideia que seria usado para entreterimento... muito menos foi desenvolvido para isto; terás muito mais informações :D
[xfire]p0br3[/xfire]
Futuro PC:

CPU: AMD Athlon x2 64Bits 7750 2.7GHz Black Edition
MoBo: Asus M2 ou M3.
VGA: XFX Geforce 9800 GTX 512MB ou 1GB/256Bits
HD: Seagate 1TB
PSU: ATX 600w REAIS
RAM: 4GB Ram DDR2 Kingstone @800MHz [2x2Gb]
Avatar do usuário
Fabio914
Mensagens: 1757
Registrado em: Dom Mai 21, 2006 4:38 pm
Answers: 0
17
Localização: Sampa/Sanca
Contato:

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Mensagem por Fabio914 »

Rico escreveu:E é a partir de pontos Fabio que temos nosso querido ambiente 3D :3

Mas voltando... dá uma olhada na wiki da Valve sobre os mapas BSP que não foi a VALVE que criou e sim o Shumacker em 1969 que não tinha nem ideia que seria usado para entreterimento... muito menos foi desenvolvido para isto; terás muito mais informações :D
Sim, vou dar uma olhada. Achei um texto interessante também no site do OpenGL sobre BSP.
xducke escreveu: Sim, xducke@hotmail.com :D
Opa, valew! Mais adiante te mando um e-mail. :wink:

Alias, meu e-mail é fabio914@gmail.com e msn fabio91_4@hotmail.com.
vitorzino escreveu:Como vocês tem paciência pra isso? :shock:
PS: Odeeeeio matemática/física.
:mrgreen:
Cara, aulas de matemática podem ser muito chatas (principalmente se seguido o esquema DTE, vulgo Definição...Teorema...Exemplo), mas quando você vê algo prático daquilo você fica maravilhado (acredite!). O complicado é que muitos docentes de matemática ficam muito mergulhados na teoria, ai fica dificil dele te deixar animado numa aula...
DU0 escreveu: Na realidade, eu odeio ter que aprender coisas que eu SEI que nunca vou usar, como química.
Eu gosto de química, acho até muito interessante, mas convenhamos, aulas e provas de química são um saco! Ainda bem que eu não preciso mais estudar isso!
Projetos em andamento
the Core
Eclipse

Projetos parados
Doom 3 on GZDoom
FSD Project

PC
AMD Athlon 64 X2 5200+ (2x 2.6Ghz)
2GB RAM (2x 1GB DDR2)
240GB (160GB SATA + 80GB SATA)
XFX nVidia GeForce 8600 GT (600mhz 256mb)
Placa Mãe ASUS M2N4 SLI (2x PCI-E 16x SLI, 4x DDR2 800, nForce 4)
Fonte 500W reais (esqueci o nome da marca)
Monitor LG Flatron 19'' LCD
xducke
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 4:29 am
Answers: 0
14

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Mensagem por xducke »

Te adicionei no msn, ok?
Desk:
Intel Core i7 980X @ 4.25GHz
EVGA X58 SLi Classified
12 GB OCZ 1800 MHz
2x XFX HD 5870 @ 1000/1300
Dell 24WFP 24"

Note:
Alienware M15X // Core i7 740 QM 2.93 GHz // 4 GB DDR3 // 500 GB // GTX 460M // 15.6"
Avatar do usuário
Fabio914
Mensagens: 1757
Registrado em: Dom Mai 21, 2006 4:38 pm
Answers: 0
17
Localização: Sampa/Sanca
Contato:

Re: [C] All3D [+Allegro] [+ True 3D]

Mensagem por Fabio914 »

xducke escreveu:Te adicionei no msn, ok?
Opa, de boa! Depois nos falamos por lá. :)
Projetos em andamento
the Core
Eclipse

Projetos parados
Doom 3 on GZDoom
FSD Project

PC
AMD Athlon 64 X2 5200+ (2x 2.6Ghz)
2GB RAM (2x 1GB DDR2)
240GB (160GB SATA + 80GB SATA)
XFX nVidia GeForce 8600 GT (600mhz 256mb)
Placa Mãe ASUS M2N4 SLI (2x PCI-E 16x SLI, 4x DDR2 800, nForce 4)
Fonte 500W reais (esqueci o nome da marca)
Monitor LG Flatron 19'' LCD