[TUTORIAL] Modelagem 3D

Mapas, Editores e tudo mais relacionado a Edição de DooM você encontra aqui.
Regras do fórum
LEIA COM ATENÇÃO
Antes de postar alguma dúvida utilize a função de pesquisar do fórum, pois a sua dúvida talvez já tenha sido respondida!
Rico
Mensagens: 2354
Registrado em: Dom Set 10, 2006 11:49 am
Answers: 0
17
Localização: Atrás do DU0
Contato:

[TUTORIAL] Modelagem 3D

Mensagem por Rico »

Início:

Bom, como todos sabem os nossos Source Ports estão ficando muito avançados e com suportes a modelos 3D, apesar de ainda de extensão antiga (MD2, MD3), é muito bem usado se em mãos certas!
Neste tutorial irei tentar ajudar ao máximo vocês, ensinar e etc.

Programas:

Estarei sempre usando programas grátis e de grande poder. Por enquanto há necessidade de 2 programas:

ImagemBlender 3D

ImagemPython
O link do Python está direto na versão que precisamos, Python 2.6.4, Blender precisa desta versão para poder criar seus scripts, que são para animação/renderização customizada por script (isso mesmo, você cria um script e partir dele o blender interpreta e renderiza da forma que foi escrita). Lógico, não é obrigatório ter o Python, você terá 90% do Blender funcionando, apenas não poderá criar scripts para outras coisas, mas dá pra fazer tudo no Blender, animação e tudo mais sem o Python, mas é bom ter. (:


gostaria que vocês não respondessem ainda este tópico, estou criando alguns tutoriais para entender a interface do Blender3D, como funciona e tudo mais... então por favor paciência até ficar algo legal e então vocês poderão responder. (:



Imagens de demonstração feitas no Blender:
Beholder (Tibia):
Imagem

Camaro:
Imagem

O Grito:
Imagem

Iluminação:
Imagem

Pixton:
Imagem

Cenário:
Imagem

Todas as imagens foram retiradas em Blender Brasil e têm licença GNU/GPL v2.0


Para mais informações, imagens, tutoriais e outras coisas:

http://www.blender.org
http://www.blender.com.br
Comunidades no Orkut tem bastante coisa e uma comunidade bem ativa.

[xfire]p0br3[/xfire]
Futuro PC:

CPU: AMD Athlon x2 64Bits 7750 2.7GHz Black Edition
MoBo: Asus M2 ou M3.
VGA: XFX Geforce 9800 GTX 512MB ou 1GB/256Bits
HD: Seagate 1TB
PSU: ATX 600w REAIS
RAM: 4GB Ram DDR2 Kingstone @800MHz [2x2Gb]
Avatar do usuário
Logan MTM
Mensagens: 2895
Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
Answers: 0
18
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Re: [TUTORIAL] Modelagem 3D

Mensagem por Logan MTM »

Imagem
Rico
Mensagens: 2354
Registrado em: Dom Set 10, 2006 11:49 am
Answers: 0
17
Localização: Atrás do DU0
Contato:

Re: [TUTORIAL] Modelagem 3D

Mensagem por Rico »

Hoje então:

Estarei explicando como funciona a interface do Blender e até mesmo como começar a trabalhar com ele.

Primeiro abra seu blender!

Imagem

Espero que já esteja com Python 2.6.4 (:

Agora teremos esta interface nada amigável para muitos:
Imagem


Botões: Imagem

Imagem Logic (F4): Ainda não pra que serve :/ Mas logo atualizo isso com o que realmente é

Imagem Script: Aqui você cria scripts com o Python pelo Blender para criar outros efeitos maneiros ;) (também usado para criação de jogos).

Imagem Shading (F5): Local para controle de textura, shading, RGB tudo dentro deste gênero.
Veja que ao lado de Shading apareceu mais alguns outros botões:
Imagem Lamp: Você pode controle os objetos de luzes aqui. (:
Imagem Material: É onde toda informação da textura do Modelo ficará, não importante se será uma simples mistura de cor, ou texturas ou até mesmo efeitos de profundidade.
Imagem Texture: O próprio nome diz, aqui você define a textura :D Podendo ser imagem ou efeito de profundidade.
Imagem Radiosidade: Bom, aqui devemos controlar alguns efeitos que ainda não estou familiarizado, mas dá pra tirar uma ideia do nome.
Imagem World: Aqui controlamos alguns efeitos do MUNDO. Podendo travar FPS caso seja animação/jogo, podendo criar efeito de tela como imagem d'água. E muito mais.

Voltando:

Imagem Objeto (F7): Aqui nós mexemos no objeto inteiro, não com linhas, vértices, mas o modelo inteiro, podendo causar alguns efeitos nele todo :P

Imagem Editing (F9): Agora sim, nesta parte mexemos em cada vértice, aresta do modelo :P

Imagem Scene (F10): Aqui configuramos TUDO antes de renderizar, seria como resolução, onde a imagem pode ser salva, se terá céu, sombra, como será animação, sons, quadros por segundo da animação e enfim. (:


Na próxima estarei mostrando a barra de menus.
E depois disso, o mais difícil, como mexer na interface de modelagem, já lhe dou uma dica, do mesmo jeito que se joga um FPS hoje em dia, você deve manter uma mão no mouse e outra no teclado com blender.

[xfire]p0br3[/xfire]
Futuro PC:

CPU: AMD Athlon x2 64Bits 7750 2.7GHz Black Edition
MoBo: Asus M2 ou M3.
VGA: XFX Geforce 9800 GTX 512MB ou 1GB/256Bits
HD: Seagate 1TB
PSU: ATX 600w REAIS
RAM: 4GB Ram DDR2 Kingstone @800MHz [2x2Gb]
Avatar do usuário
Logan MTM
Mensagens: 2895
Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
Answers: 0
18
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Re: [TUTORIAL] Modelagem 3D

Mensagem por Logan MTM »

Ja sei modelar e texturizar uma caixa da UAC *____*, mas não sei exportar como MD2.

Já sabe Rico?
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: [TUTORIAL] Modelagem 3D

Mensagem por DU0 »

LOL meus primeiros modelos foram uma shotgun e um robô [não eram bonitos, e as texturas eram do paint, mas eram uma espingarda e um robo xD]
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Rico
Mensagens: 2354
Registrado em: Dom Set 10, 2006 11:49 am
Answers: 0
17
Localização: Atrás do DU0
Contato:

Re: [TUTORIAL] Modelagem 3D

Mensagem por Rico »

Sim, é meio CHATO. Porque se não seguir corretamente ele dá erro IDIOTA, os próprios criadores falam que alguns erros são idiotas. :P
Mas infalíveis quando corretamente feitos... APRENDI ISSO ONTEM :D
Logo então colocarei mais coisas, o próximo, Como modelar :3
Já ajudando com edição/paciência.
[xfire]p0br3[/xfire]
Futuro PC:

CPU: AMD Athlon x2 64Bits 7750 2.7GHz Black Edition
MoBo: Asus M2 ou M3.
VGA: XFX Geforce 9800 GTX 512MB ou 1GB/256Bits
HD: Seagate 1TB
PSU: ATX 600w REAIS
RAM: 4GB Ram DDR2 Kingstone @800MHz [2x2Gb]
Rico
Mensagens: 2354
Registrado em: Dom Set 10, 2006 11:49 am
Answers: 0
17
Localização: Atrás do DU0
Contato:

Re: [TUTORIAL] Modelagem 3D

Mensagem por Rico »

Tutorial RELÂMPAGO!


Abra seu Blender e na tela de Visualização 3D, aperte X e sem mexer o mouse clique em Deletar,
Aperte Espaço e vá em Add>Mesh>Cube ou qualquer outra coisa que você queira!
No menu EDITING (F9) Vá em "Link and Materials" e dê New em Material, e logo Assign.
Vá no menu SHADING (F5), e dê New Texture, vá na barrinha de TEXTURE (Imagem) e adicione uma textura, colocando-o como Type: Image, e lá no fundinho escolha a imagem. Beleza!
Vá na tela 3D, selecione o modelo 3D inteiro. E dê TAB para entrar no modo EDITING (do modelo). e aperte U para abrir o menu de U/V Coordenate. É isso para coordenar onde ficará a textura, você mexe as vértices e tudo mais para falar onde a textura fica no modelo. Então U>Unwrap. Agora aperte CTRL+F9, ou lá no cantinho esquerdo, onde tem a 2 barrinhas no quadrado clique e vá em U/V Image. Então vá no menu IMAGE, load, escolha a imagem. Deixe como está, aperte F5 e dê Assign de novo!
Agora, File>Export>MD2, escolha o local, escreva o nome.md2. Caso queira escreva o local da Textura também e dê exporte, ele perguntará que deve ser transformado em TRIANGULOS o modelo, dê sim, já que modelos md2/3 são feitos só por triangulos, ele vai fazer outra pergunta de dimensão, dê sim também uai! E então VUALÁ, seu modelo md2 que não sei ainda se tá perfeito. :D
[xfire]p0br3[/xfire]
Futuro PC:

CPU: AMD Athlon x2 64Bits 7750 2.7GHz Black Edition
MoBo: Asus M2 ou M3.
VGA: XFX Geforce 9800 GTX 512MB ou 1GB/256Bits
HD: Seagate 1TB
PSU: ATX 600w REAIS
RAM: 4GB Ram DDR2 Kingstone @800MHz [2x2Gb]
Avatar do usuário
Lord DooM1.666
Mensagens: 1169
Registrado em: Qui Jan 10, 2008 9:19 pm
Answers: 0
16
Localização: Pernambuco - Brasil

Re: [TUTORIAL] Modelagem 3D

Mensagem por Lord DooM1.666 »

e ai Rico? Cabô os tutoriais XD
Acho que vou começar a aprender a modelar...
Acho muito legal criar objetos em 3D *.*
Imagem
Playing:

Xbox: Ninja Gaiden Black / Mortal Kombat Deception
(Gemei)Snes: Black Thorne / Biker Mice from Mars
(Gemei)Genesis: Shadow Dancer / Road Rash
PC: Infernal / El Matador
Avatar do usuário
Drak[X]
Mensagens: 816
Registrado em: Sáb Fev 04, 2006 3:16 pm
Answers: 0
18
Localização: São Paulo - Brasil
Contato:

Re: [TUTORIAL] Modelagem 3D

Mensagem por Drak[X] »

Lord DooM1.666 escreveu:e ai Rico? Cabô os tutoriais XD
Acho que vou começar a aprender a modelar...
Acho muito legal criar objetos em 3D *.*
Eu devia apertar o seu pescoço Lord !!!!!!!
Material disponível explicando como utilizar o Blender não falta!
Wikipedia: Blender
Site oficial: Blender
Site brasileiro: Blender Brasil
Imagem
DOOM é eterno!!!
As informações que temos não é a que desejamos. A informação que desejamos não é a que precisamos. A informação que precisamos não está disponível (John Peers)
Rico
Mensagens: 2354
Registrado em: Dom Set 10, 2006 11:49 am
Answers: 0
17
Localização: Atrás do DU0
Contato:

Re: [TUTORIAL] Modelagem 3D

Mensagem por Rico »

Tirei o Blender por problemas no pc... e ando ocupado com meu trabalho :)
Sim eu trabalho O:
Vagabundamente xD
Mas quem falou que eu vou parar? :3
[xfire]p0br3[/xfire]
Futuro PC:

CPU: AMD Athlon x2 64Bits 7750 2.7GHz Black Edition
MoBo: Asus M2 ou M3.
VGA: XFX Geforce 9800 GTX 512MB ou 1GB/256Bits
HD: Seagate 1TB
PSU: ATX 600w REAIS
RAM: 4GB Ram DDR2 Kingstone @800MHz [2x2Gb]