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Projeto Comunitário BrDoom

Enviado: Ter Jun 02, 2009 8:07 pm
por Pedro Vc
Eu particularmente acho que já deveríamos ter um comunity project PRONTO. O Alipse era perfeito e o pessoal tava trabalhando nele bastante, but alguns idiotas fizeram um mod com monstros do doom e cancelaram a coisa toda sem mais nem menos. Eu tentei criar outro pelo BOM, mas das 4 pessoas que apareceram, 2 sairam por que "não sabiam mapear em doom 2 format", um pegou o slot do mapa do Wolfenstein e o outro não deu mais notícias sobre seu mapa. Acho que o RuDm é o único que vai vingar, mas.... É um projeto DM, esperava algo Single Player.

Espero que vocês não usem esse tópico pra culpar uns aos outros pelo fracasso do alipse. O propósito desse tópico é discutir nossas falhas e tentar estabelcer um plano para um futuro projeto em comunidade.

Enviado: Ter Jun 02, 2009 8:18 pm
por Space Marine
Um comunity project single player eu creio q seja mais dificil de sair doq um dm, ja q tudo de certa forma tem q estar ligado.

Se prestarem atencao varios aqui possuem wads single player em producao, mas oq podemos fazer enquanto a isso? Juntar tudo num projeto so? Acho dificil.

To meio sem ideias agora, senao eu logicamente opinava algo mais concreto aki ^^'

Enviado: Ter Jun 02, 2009 9:09 pm
por Pyrö
Community Projetcs? Então eu posso opinar, matar a cobra e mostrar o pau sem problemas!

Em 3 anos de Apocalipse eu aprendi certas coisas valiosas para qualquer projeto em comunidade:

1º - CIRCULAÇÃO & CÓPIAS:
Em 2006, todos nós nos suprieendemos pelo 101. Hoje, continua sendo um WAD em a da média, mas seus efeitos, design e tal, como o própio Logan disse, são ultrapassados. Porque o Apocalipse teve um impacto tão colossal na BrDOOM e similares? Pois só havia 5 pessoas no máximo, que estavam ativas E fazendo WADS!

Todos aqui estavam sedentos por fazer um WAD 100% brazuca, principalmente o Logan. Aí surgiu uma idéia que foi trabalhada pra caramba e houve produção. Antes, um print era um pesadelo para qualquer um de nós, hoje, graças ao Apocalipse, todo mundo da BrDOOM pode saber DECORATE, ACS ou fazer um mapa detalhado. Nisso o Apocalipse ajudou, e por ser totalmente novo, sem cópias, evoluiu todos daqui.

Quando veio o RuDM, que deveria ter surgido ANTES do Apocalipse (mas não ocorreu), e muitos membros de uma vez só, o Apocalipse passou por 8 altos e baixos até eu, Mage, Logan e o Lord Doom nos cansarmos dele. Afinal, que era para ser um PROJETO DA COMUNIDADE, era sustentado por 4 pessoas - e olhe lá!

2º - TRABALHO DURO E TEMPO:
A BrDOOM é feita de 93,75% só de brasileiros, e como de costume, não somos preguiçosos, mas procrestinadores. Diferente de 2006, que era "foda-se o resto, vou trabalhar em WAD" (atitudes do Mega :mrgreen: ) , aqui primeiro vem a vida, depois o projeto pessoal, depois um projeto de WAD e depois um community project.

E é mais do que a realidade. Fazer WAD é dificil, fazer em comunidade é muito mais, há problemas entre fulano e siclano, problemas de organização etc e tal.

Lembram do NDCP 2? O projeto demorou 4 anos, mas o seu objetivo inicial, era fazer algo MELHOR que o NDCP e bem mais rápido. NDCP saiu uma maravilha, mas não compriu este objetivo.

FAZER COMMUNITY PROJECT DEMORA.

E exatamente este é o problema, pois quando se inicia um, é uma maravilha, pois a expectativa, a inspiração, mas a demora quebra isso e( como ocorreu no Apocalipse), as vezes, quebra o própio WAD.


Outro ponto há ser observado: Desde 2008 pra cá, tudo que foi trabalhado no Apocalipse nada mais foi do que uma CORREÇÃO de erros de uma equipe ex-leiga, mas nada concreto. O LOS para chegar a este nível de hoje levou 3 anos, a BrDOOM para ter algo 100% funcional ainda não terminou.

É preciso saber o que está fazendo e saber fazer! Eu tinha acabado de voltar a mappear para o RuDM quando eu levei uma surra de um fodão do zDaemon e estou até agora com uma nova versão do meu mapa para terminar.

Ou seja, o membro que se compromete ele tem que fazer algo de qualidade para o projeto não perder tempo consertando as coisas erradas, o que nos leva ao 3º ponto.

3º - INSPIRAÇÃO E COMPROMETIMENTO:
O Apocalipse não morreu na primeira queda por causa da inspiração. Toda vez que alguem fazia um tópico polêmico, uma bronca ou um sinal de esperança, aparecia uma equipe que antes não existia, mas que ajudava o WAD... mas apenas nas primeiras semanas.

Ninguém gosta de trabalhar obrigado, sob pressão ou fazendo algo que não seja pelo seu "livre-abítrio". Por outro lado, a pessoa se comprometeu a fazer, mas pensando no seu jeito enquanto o projeto precisa de outro. Aí ocorre as brigas, o projeto foi feito para o projeto e não para o seu produtor.

Essa relação de dependecia é crucial para um projeto de uma comunidade. Alguém lembra do Domination? O WAD já esquecido pelo SkullTag foi uma revolução no passado e teve só 8 meses de produção... mas contava com os "pica-grossas" da comunidade, além de suporte e dedicação.

Quando se cria um projeto, a primeira coisa é expectativa de jogar. Há quem adora trabalhar neste estado. Há quem goste de fazer algo melhor, inovador. Então, para a BrDOOM ter um novo Community Project é mais do que preciso de ter menos projetos circulando, nenhum outro community project, um compromentimento e um bom estado de produção.

Mas isso tudo não adianta sem a última coisa:

4º - Inovação:

O Apocalipse era uma maravilha não é?
O GVH não é uma maravilha?
O LOS?
As novas versões do Skulltag, na época de lançamento, não eram uma maravilha?

O que elas tinham em comum?

Inovavam.


Em 2006, poucos eram WADs recheados de bons mapas, ACS e Decorate num só. Em 2009, é PRECISO um WAD ser bem trabalhado numa dessas áreas para ser tachado de "legalzinho". Hoje, é preciso mais trabalho, com menos tempo e menos atenção.


Quem quer fazer algo simples ganha em todo este quesito, menos em um: esforço. Qualquer um que fazer um WAD sem se importar com a reação já compensa o trabalho, mas num projeto comunitário o ESFORÇO TEM QUE VALER A PENA!!

E como música, filme, história e filme pornô: Porque alguém veria/escutaria/jogaria? Só porque ele é um projeto comunitário? Só porque ele é feito por nós?

A inovação pede isso, pede sempre algo novo, interessante, se não, são meses/anos jogados fora.






Então, agora que estamos entrando numa era pós-LOS, pós-RuDM, não teremos nenhum community project em mente, alia porque ninguém aqui está realmente afim de trabalhar em conjunto por motivos óbvios. É preciso ter uma boa idéia, uma boa experiência, uma boa organização e uma boa harmonia.

Nós temos os 2 primeitos, mas nos falta os dois últimos.

Enviado: Ter Jun 02, 2009 9:16 pm
por Lord DooM1.666
Faço as palavras do Pyro as minhas.

Enviado: Ter Jun 02, 2009 9:23 pm
por lucas
eu n sei nada , td q posso dar por enquanto sao opinioes , vcs as aceitarao ?

Enviado: Ter Jun 02, 2009 9:58 pm
por DU0
Aomenos meu Apocalipse serviu pra alguma coisa.

Enviado: Ter Jun 02, 2009 10:07 pm
por lucas
como assim seu apocalipse du0 ?

Enviado: Ter Jun 02, 2009 10:26 pm
por DU0
Eu sou o autor do Apocalipse.

Enviado: Ter Jun 02, 2009 10:36 pm
por KurtHectic
na epoca atual? sem chance.
futuramente? beirando o impossivel.

Enviado: Ter Jun 02, 2009 10:46 pm
por Fabiolinks
Criem um mod pra Doom 3, bosta!