Projeto Comunitário BrDoom

Avatar do usuário
Pedro Vc
Mensagens: 3260
Registrado em: Ter Jul 15, 2008 4:40 pm
Answers: 0
15

Projeto Comunitário BrDoom

Mensagem por Pedro Vc »

Eu particularmente acho que já deveríamos ter um comunity project PRONTO. O Alipse era perfeito e o pessoal tava trabalhando nele bastante, but alguns idiotas fizeram um mod com monstros do doom e cancelaram a coisa toda sem mais nem menos. Eu tentei criar outro pelo BOM, mas das 4 pessoas que apareceram, 2 sairam por que "não sabiam mapear em doom 2 format", um pegou o slot do mapa do Wolfenstein e o outro não deu mais notícias sobre seu mapa. Acho que o RuDm é o único que vai vingar, mas.... É um projeto DM, esperava algo Single Player.

Espero que vocês não usem esse tópico pra culpar uns aos outros pelo fracasso do alipse. O propósito desse tópico é discutir nossas falhas e tentar estabelcer um plano para um futuro projeto em comunidade.
Editado pela última vez por Pedro Vc em Qua Jun 03, 2009 10:42 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Space Marine
Mensagens: 1920
Registrado em: Sáb Fev 11, 2006 6:47 pm
Answers: 0
18
Localização: Brasil
Gender:
Contato:

Mensagem por Space Marine »

Um comunity project single player eu creio q seja mais dificil de sair doq um dm, ja q tudo de certa forma tem q estar ligado.

Se prestarem atencao varios aqui possuem wads single player em producao, mas oq podemos fazer enquanto a isso? Juntar tudo num projeto so? Acho dificil.

To meio sem ideias agora, senao eu logicamente opinava algo mais concreto aki ^^'
Avatar do usuário
Pyrö
Mensagens: 2825
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 11:40 am
Answers: 0
17
Gender:

Mensagem por Pyrö »

Community Projetcs? Então eu posso opinar, matar a cobra e mostrar o pau sem problemas!

Em 3 anos de Apocalipse eu aprendi certas coisas valiosas para qualquer projeto em comunidade:

1º - CIRCULAÇÃO & CÓPIAS:
Em 2006, todos nós nos suprieendemos pelo 101. Hoje, continua sendo um WAD em a da média, mas seus efeitos, design e tal, como o própio Logan disse, são ultrapassados. Porque o Apocalipse teve um impacto tão colossal na BrDOOM e similares? Pois só havia 5 pessoas no máximo, que estavam ativas E fazendo WADS!

Todos aqui estavam sedentos por fazer um WAD 100% brazuca, principalmente o Logan. Aí surgiu uma idéia que foi trabalhada pra caramba e houve produção. Antes, um print era um pesadelo para qualquer um de nós, hoje, graças ao Apocalipse, todo mundo da BrDOOM pode saber DECORATE, ACS ou fazer um mapa detalhado. Nisso o Apocalipse ajudou, e por ser totalmente novo, sem cópias, evoluiu todos daqui.

Quando veio o RuDM, que deveria ter surgido ANTES do Apocalipse (mas não ocorreu), e muitos membros de uma vez só, o Apocalipse passou por 8 altos e baixos até eu, Mage, Logan e o Lord Doom nos cansarmos dele. Afinal, que era para ser um PROJETO DA COMUNIDADE, era sustentado por 4 pessoas - e olhe lá!

2º - TRABALHO DURO E TEMPO:
A BrDOOM é feita de 93,75% só de brasileiros, e como de costume, não somos preguiçosos, mas procrestinadores. Diferente de 2006, que era "foda-se o resto, vou trabalhar em WAD" (atitudes do Mega :mrgreen: ) , aqui primeiro vem a vida, depois o projeto pessoal, depois um projeto de WAD e depois um community project.

E é mais do que a realidade. Fazer WAD é dificil, fazer em comunidade é muito mais, há problemas entre fulano e siclano, problemas de organização etc e tal.

Lembram do NDCP 2? O projeto demorou 4 anos, mas o seu objetivo inicial, era fazer algo MELHOR que o NDCP e bem mais rápido. NDCP saiu uma maravilha, mas não compriu este objetivo.

FAZER COMMUNITY PROJECT DEMORA.

E exatamente este é o problema, pois quando se inicia um, é uma maravilha, pois a expectativa, a inspiração, mas a demora quebra isso e( como ocorreu no Apocalipse), as vezes, quebra o própio WAD.


Outro ponto há ser observado: Desde 2008 pra cá, tudo que foi trabalhado no Apocalipse nada mais foi do que uma CORREÇÃO de erros de uma equipe ex-leiga, mas nada concreto. O LOS para chegar a este nível de hoje levou 3 anos, a BrDOOM para ter algo 100% funcional ainda não terminou.

É preciso saber o que está fazendo e saber fazer! Eu tinha acabado de voltar a mappear para o RuDM quando eu levei uma surra de um fodão do zDaemon e estou até agora com uma nova versão do meu mapa para terminar.

Ou seja, o membro que se compromete ele tem que fazer algo de qualidade para o projeto não perder tempo consertando as coisas erradas, o que nos leva ao 3º ponto.

3º - INSPIRAÇÃO E COMPROMETIMENTO:
O Apocalipse não morreu na primeira queda por causa da inspiração. Toda vez que alguem fazia um tópico polêmico, uma bronca ou um sinal de esperança, aparecia uma equipe que antes não existia, mas que ajudava o WAD... mas apenas nas primeiras semanas.

Ninguém gosta de trabalhar obrigado, sob pressão ou fazendo algo que não seja pelo seu "livre-abítrio". Por outro lado, a pessoa se comprometeu a fazer, mas pensando no seu jeito enquanto o projeto precisa de outro. Aí ocorre as brigas, o projeto foi feito para o projeto e não para o seu produtor.

Essa relação de dependecia é crucial para um projeto de uma comunidade. Alguém lembra do Domination? O WAD já esquecido pelo SkullTag foi uma revolução no passado e teve só 8 meses de produção... mas contava com os "pica-grossas" da comunidade, além de suporte e dedicação.

Quando se cria um projeto, a primeira coisa é expectativa de jogar. Há quem adora trabalhar neste estado. Há quem goste de fazer algo melhor, inovador. Então, para a BrDOOM ter um novo Community Project é mais do que preciso de ter menos projetos circulando, nenhum outro community project, um compromentimento e um bom estado de produção.

Mas isso tudo não adianta sem a última coisa:

4º - Inovação:

O Apocalipse era uma maravilha não é?
O GVH não é uma maravilha?
O LOS?
As novas versões do Skulltag, na época de lançamento, não eram uma maravilha?

O que elas tinham em comum?

Inovavam.


Em 2006, poucos eram WADs recheados de bons mapas, ACS e Decorate num só. Em 2009, é PRECISO um WAD ser bem trabalhado numa dessas áreas para ser tachado de "legalzinho". Hoje, é preciso mais trabalho, com menos tempo e menos atenção.


Quem quer fazer algo simples ganha em todo este quesito, menos em um: esforço. Qualquer um que fazer um WAD sem se importar com a reação já compensa o trabalho, mas num projeto comunitário o ESFORÇO TEM QUE VALER A PENA!!

E como música, filme, história e filme pornô: Porque alguém veria/escutaria/jogaria? Só porque ele é um projeto comunitário? Só porque ele é feito por nós?

A inovação pede isso, pede sempre algo novo, interessante, se não, são meses/anos jogados fora.






Então, agora que estamos entrando numa era pós-LOS, pós-RuDM, não teremos nenhum community project em mente, alia porque ninguém aqui está realmente afim de trabalhar em conjunto por motivos óbvios. É preciso ter uma boa idéia, uma boa experiência, uma boa organização e uma boa harmonia.

Nós temos os 2 primeitos, mas nos falta os dois últimos.
Avatar do usuário
Lord DooM1.666
Mensagens: 1169
Registrado em: Qui Jan 10, 2008 9:19 pm
Answers: 0
16
Localização: Pernambuco - Brasil

Mensagem por Lord DooM1.666 »

Faço as palavras do Pyro as minhas.
Avatar do usuário
lucas
Mensagens: 677
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 8:55 am
Answers: 0
15
Localização: KETHERES!!!!

Mensagem por lucas »

eu n sei nada , td q posso dar por enquanto sao opinioes , vcs as aceitarao ?
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Mensagem por DU0 »

Aomenos meu Apocalipse serviu pra alguma coisa.
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
lucas
Mensagens: 677
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 8:55 am
Answers: 0
15
Localização: KETHERES!!!!

Mensagem por lucas »

como assim seu apocalipse du0 ?
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Mensagem por DU0 »

Eu sou o autor do Apocalipse.
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
KurtHectic
Mensagens: 927
Registrado em: Dom Jul 16, 2006 1:47 am
Answers: 0
17
Localização: Jacareí-SP

Mensagem por KurtHectic »

na epoca atual? sem chance.
futuramente? beirando o impossivel.
Avatar do usuário
Fabiolinks
Mensagens: 1067
Registrado em: Sáb Set 13, 2008 12:46 am
Answers: 0
15
Localização: Olha pra trás
Contato:

Mensagem por Fabiolinks »

Criem um mod pra Doom 3, bosta!