Por que Doom é um Clássico?

Discuta sobre qualquer DooM, novidades na cena e seus source ports.
Mauricio Rocks
Mensagens: 779
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:55 am
Answers: 0
17

Por que Doom é um Clássico?

Mensagem por Mauricio Rocks »

Encontrei esse blog fuçando na net e achei o interessante..

O texto pode ser encontrado aqui

"DOOM I e todo o seu primeiro episódio me faz voltar no tempo. Todos aqueles corredores, passagens secretas e demônios, fazem-me sentir como se estivesse passando por um teletransporte de volta para aqueles tempos. Bons tempos!"

Realmente, não há nada que transmita a mesma sensação do que jogar o Knee Deep in the Dead. ^^
Tenebrus
Mensagens: 489
Registrado em: Sáb Fev 10, 2007 9:47 pm
Answers: 0
17
Localização: Phobos

Re: Por que Doom é um Clássico?

Mensagem por Tenebrus »

Mauricio Rocks escreveu:Realmente, não há nada que transmita a mesma sensação do que jogar o Knee Deep in the Dead. ^^

[2]


pra mim o melhor episódio de doom disparado e aquele que me traz as melhores lembranças xD
Imp Hunter

Mensagem por Imp Hunter »

Não jogo o Doom por ser um classico e sim por ser um jogo facil de "moldar"...é eu sei, isso é meio estranho, mas é foda achar um jogo que tanta gente tenha feito tantos mods tão faceis de usar(Não de fazer, necessariamente)!
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Mensagem por DU0 »

No dia que nós tivermos um encontro aqui em Porto Alegre, eu vou trazer vocês aqui na minha casa e mostrar por quê Doom é um time warp pra mim.

Meu Compaq tem uma placa de som própria, cujo nome não me recordo agora, mas enfim, essa placa tem uma mesa de instrumentos completamente diferente das placas de som da época. Qual a diferença?

As músicas soam COMPLETAMENTE diferentes!

As músicas do Doom no ZDoom parecem MP3's perto das músicas do Doom no DOS nesse PC. Não digo que isso seja bom; jogos como Nascar ou Cybermage ficam simplesmente sem som. Isso acontecia até com o Heretic na época, mas quando eu jogo ouvindo essas músicas soando tão diferentes, eu realmente volto no tempo.

Me faz voltar pra 1996, quando eu ganhei aquela porcariazinha ali, pois antes disso eu vivia me enfiando na casa dos primos da minha mãe [a qual não fica muito longe daqui, mas que eu nunca mais visitei desde então xD] pra ir jogar Doom, pois não tinha pc em casa. Lembro como se fosse ontem, eu cheguei da escola e a mesa estava no meio do quarto da minha irmã. Bati com a cabeça na parede até abrir uma janela pq o pc ia ficar no quarto dela e não no meu, só pq o quarto dela era 2m maior ¬¬
Fiquei vendo o técnico montar o pc, instalar o sistema operacional, depois me sentei na frente do pc e comecei a futricar ele todo. Mais tarde, descobri que ele tinha vindo com um jogo xD
P.O.D., que mais tarde se perdeu, mas era THE jogo na época.

Um mês depois eu consegui com esses primos da minha mãe vááááários disquetes com jogos. Entre eles Wolfenstein 3~D, Nascar, Lurid Land, Spit Wad Willy, One Must Fall 2097 e o Doom Shareware. E esse Doom shareware eu jogava todos os dias, até dar final.
Mais tarde meu tio instalou o Doom II pra mim no pc. Daí eu enlouqueci de vez, pois ele era maior e eu ia bem mais longe.

Detalhe: eu não sabia o que era Save Game, pois na época eu tinha um Master System e nele, salvar o jogo era um sonho.

ou seja, eu chegava da aula toooodos os dias, almoçava, esperava minha mãe sair de casa pra não me encher o saco, ligava o pc e ficava jogando o jogo todo denovo, desde a primeira fase até mais ou menos o 14º mapa, da 1h da tarde até mais ou menos as 6h que era quando ela voltava. Nessas horas, às vezes, eu tava tão imerso no jogo que vacilava, não ouvia a velha entrando em casa nem fazendo barulho, nem sequer chegando DO MEU LADO. Só me ligava da cagada quando ela me via no pc e começava a gritar que eu só podia usar o pc no final de semana xD [sim, tinhamos essa regra babaca aqui até quase meus 14 anos. depois disso eu mandei ela à merda e disse que se ela não me deixasse usar o pc durante a semana eu ia gastar todo meu salário em Lan House, ae ela parou de putaria comigo].


O jogo em si não me trás memórias diretamente desse tempo que eu só não enlouquecia com a quantidade imensa que eu tinha pra uma cabecinha de 6/7 anos pq eu podia chegar em casa e passar a motosserra em TODOMUNDO, mas quando eu ouço com essas músicas "diferentes", juro, eu sinto até o cheiro que o computador tinha naquela época pra mim ^^
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Imp Hunter

Mensagem por Imp Hunter »

DU0 escreveu:[sim, tinhamos essa regra babaca aqui até quase meus 14 anos. depois disso eu mandei ela à merda e disse que se ela não me deixasse usar o pc durante a semana eu ia gastar todo meu salário em Lan House, ae ela parou de putaria comigo]
ROW ROW FIGTH THE POWAH

Não sei pq editaram o post, eu só postei a letra de uma musica :(
Editado pela última vez por Imp Hunter em Sex Abr 03, 2009 3:58 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Logan MTM
Mensagens: 2895
Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
Answers: 0
18
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Mensagem por Logan MTM »

DU0 escreveu:As músicas soam COMPLETAMENTE diferentes!
Verdade!
Eu me lembro muito bem de como era BOM³ ouvir E3M3 na minha Sound Blaster 32 rodando num Win98. :mrgreen:
Não sei quem é o culpado ao certo, mas pra mim parece que foram as placas de som OnBoard. :?
DU0 escreveu:Detalhe: eu não sabia o que era Save Game, pois na época eu tinha um Master System e nele, salvar o jogo era um sonho.
lol
Mesma coisa com o pessoal que começou com o Doom do SNES!


:mrgreen:
Avatar do usuário
KitHenrique
Mensagens: 863
Registrado em: Ter Ago 12, 2008 4:14 pm
Answers: 0
15
Localização: Brasil

Mensagem por KitHenrique »

AUSHAUSHASHAUSHUSHAUSHAUSHAUSHA. Ainda me lembro como consegui doom. Eu tinha 3 anos e jogava na casa de minha avó no pc ruim do meu tio(o jogo era baixado, não tínhamos CDs) depois ele teve que fazer uma reforma no PC e perdemos o Doom.Ele conseguiu o Doom 95(shewere, n completo) e eu jogava pra caramba, sentindo saudades de matar os outros mostros, nesse tempo até tinha medo dos demons(rosinhas). Eu sempre quis de voltar jogar o Doom 1 e 2 mas n conseguia=( pq ele n tinha os link e pq eu era mt novo, a unica coisa q fazia era uma "faxina" nos mostros. Mesmo tendo LBA2 e CLAW no PC, meu jogo favorito era o Doom.depois meu pai junto uma graninha e comprou um dinossauro(era como eu chamava o PC antigaço). lá tinha instalado o Doom 1 e 2(pq o moço q consertava me deixava jogando na loja dele!!!!!!! SIM EU JOGAVA NA LOJA DELE O DOOM ENQUANTO ELE CONSERTAVA O PC!!!!!!!!!!!) e instalou pra mim no "dinossauro". até que 1 dia ele teve q ser feito 1 reforma e perdemos os Dooms de novo =( e passei um bom tempo sem ouvir falar no doom. Aos 12 anos de idade eu me lembrei do amor que eu tinha pelo doom e comecei a buscar irmagens, videos e etc. para me lembrar, até que foi quando eu procurei no google. Ai foi muito triste pois encontrei um tópico (n aqui) falando q o doom tinha MORRIDO PARA SEMPRE E QUE SO EXISTIA OS SHEWERES , os primeiros capitulos do doom 1 para download. Meu mundo desabou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!eu fiquei mo triste por uma SEMANA!!!!!!!! ate q eu conversei com 1 amigo da minha irma e ele falou: "Doom???? Caramba eu amo esse jogo, aqui está o site para baixar." MEU MUNDO SUBIU DE NOVO. e comecei a jogar os dooms 1 e dois, o site ja vinha com o GZDoom. ai comecei a pensar: "sera qque existia Doom online????'' e comecei a pesquisar. quando descobri o ZDaemon. Foi 1 alegria, mas n via ninguem jogando. comecei a pensar q doom havia realmente morrido=( . Quando acordei vi 1 coisa q n havia visto, nomes cinzas(antes cinzas, agora azul) de servidores jogando DOOM!!!!! =))))))) ai comecei a jogar. meses depois encontrei 1 cara q fala de algo estranho, Skulltag. eu procurei e agora n largo a mão de skulltag, dexei de jogar o Zdaemon(qm quiser jogar comigoeu me chamo KitHenrique no skulltag) e finalmente encontrei o site da BRDoom. Agora minha vida está quase completa;) so falta criar 1 wad, ter filhos q gostem de doom e ganhar na MEGASENA, ganah 1 camisa escrito doom na frente com a foto do doom ultimate e atras a foto do doom II.
Avatar do usuário
Pyrö
Mensagens: 2825
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 11:40 am
Answers: 0
17
Gender:

Mensagem por Pyrö »

Doom é clássico pois ele é um dos poucos jogos antigos que tem uma legiões de fãs ao redor do globo que, diferente dos garotos "massa véio", reconhece seu talento inegualavel e sabe como é foda matar um Cyber com SS! :mrgreen:
Avatar do usuário
Slime Dweller
Mensagens: 1547
Registrado em: Sáb Mar 03, 2007 12:14 pm
Answers: 0
17

Mensagem por Slime Dweller »

eu me lembro quando eu tinha doom 1 demo, e nao tinha a menor ideia de ter doom pra baxa na internet.... dai eu ia na minha vizinha quase todo o dia pra joga doom TNT e plutonia.... tem x q eu soh perguntava pra empregada XD
esses 2 Iwads marcaram parte da minha infacia o/
agente ficava desenhando as armas nas folhas, as spheres, etc
saia ruinzinho mas era divertido...
hoje eu e a vizinha jah se mudamo, e nem sei se ela tem + doom XD
esses dias ela veio me pedi por msn... ela tá na 6ª e eu na 7ª :P
Avatar do usuário
Lord DooM1.666
Mensagens: 1169
Registrado em: Qui Jan 10, 2008 9:19 pm
Answers: 0
16
Localização: Pernambuco - Brasil

Mensagem por Lord DooM1.666 »

Logan MTM escreveu:
DU0 escreveu:Detalhe: eu não sabia o que era Save Game, pois na época eu tinha um Master System e nele, salvar o jogo era um sonho.
lol
Mesma coisa com o pessoal que começou com o Doom do SNES!


:mrgreen:

Hehe concordo!

Terminei umas duas vezes o jogo de forma direta, ou seja, do Knee Deep até o inferno sem intervalo! XD

Poxa cara, realmente são tantas recordações... *_*

Sem exagerar, esse jogo marcou minha!