Página 1 de 1

[ASSEMBLY] Para começar

Enviado: Sex Set 26, 2008 3:03 pm
por Syshigher
NumaBoa escreveu:Assembly é uma linguagem de programação considerada difícil e complicada. É uma linguagem de baixo nível, ou seja, é uma linguagem próxima da linguagem que a máquina "entende". Para utilizá-la é necessário conhecer não só a própria linguagem como também as entranhas da máquina. Isto é coisa de doido? Nem tanto. Vou fazer algumas comparações e depois você pode decidir se vale a pena assemblar. Mas, antes de viajar na maionese, algumas considerações técnicas:

1. Arquivos executáveis de alta performance.

Arquivos executáveis construídos com assemblers apresentam as vantagens tanto da velocidade quanto do tamanho reduzido, superando a capacidade dos melhores compiladores. O software de performance crítica é um alvo natural para os programas em assembly puro.


2. Bibliotecas de link dinâmico (DLLs)

O MASM (da micro$oft), NASM (da equipe liderada por Simon Tatham e Julian Hall), o TASM da Borland, o A386 de Eric Isaacson ou o GoAsm de Jeremy Gordon, enfim, praticamente todos os assemblers mais conhecidos são capazes de construir bibliotecas de link dinâmico de altíssima performance que podem ser utilizadas pelos próprios programas assembladores, pelo Visual C/C++, Delphi, Visual Basic, além de outras linguagens que possam chamar uma DLL. Isto significa a obtenção de arquivos de tamanho mínimo e alto rendimento ao alcance de qualquer linguagem que possa chamar uma DLL, permitindo aos programadores desenvolverem algoritmos que exijam processamento pesado e que, de outra forma, estariam aquém da linguagem utilizada.


3. Módulos de biblioteca para programas Visual C/C++

O MASM produz o formato de módulos objeto idênticos aos compiladores do Visual C/C++ de modo que os programadores podem construir módulos ou bibliotecas em MASM e linká-los diretamente aos seus próprios programas C/C++. Isto permite aos programadores C/C++ atingirem áreas críticas de código de uma maneira muito conveniente e eficiente, manipulando gráficos, dados de alta velocidade e processamento, criptografia, compressão de dados e qualquer outra forma de processamento de informação que exija muito processamento.


4. Assembladores são softwares gratuitos, não podem ser comprados, vendidos ou incluídos em qualquer tipo de software comercial. Já que o MASM é uma das poucas coisas que a Microsoft disponibiliza sem cobrar um caminhão de US$, vamos pregar o chinelo ;o) A título de curiosidade: uso o GoAsm e o MASM.
http://www.numaboa.com.br/informatica/o ... porque.php
http://www.numaboa.com.br/informatica/o ... assembler/

Enviado: Sáb Set 27, 2008 5:23 pm
por Rico
Sys sempre q possivel sempre q descobrir algo novo, posta aki :)

Re: [ASSEMBLY] Para começar

Enviado: Sáb Fev 13, 2010 4:17 pm
por xducke
Tenho muita vontade de aprender Assembly. Quem sabe usar sabe tambem muito bem o porque de ela ser uma otima linguagem.

Re: [ASSEMBLY] Para começar

Enviado: Sáb Fev 13, 2010 10:36 pm
por Fabio914
xducke escreveu:Tenho muita vontade de aprender Assembly. Quem sabe usar sabe tambem muito bem o porque de ela ser uma otima linguagem.
Bom, assembly não é bem uma linguagem... Cada CPU tem seu próprio Assembly, com sua própria notação e tipos de funções implementadas na CPU. Embora possa parecer, Assembly é algo bem simples, se você conhecer bem a CPU para a qual estará programando você conseguirá fazer bastante coisa... :wink: