Editando a paleta de cores

ACS, DECORATE, Especial Lumps, Sprites e coisas específicas de cada source port serão postadas aqui!
HellFire
Mensagens: 403
Registrado em: Qui Abr 27, 2006 7:02 pm
Answers: 0
18
Localização: Curitiba Paraná
Contato:

Editando a paleta de cores

Mensagem por HellFire »

Bom, eu ja tinha tido a ideia de fazer o TC de duke no GZDOOM a um bom tempo, e agora q to com newpc me veio a ideia de fazer.
Porém só vou querer fazer se conseguir adaptar a paleta do duke na engine do doom. Nada de troca de cores, nada de amadorzisse.

O unico probleminha é como fazer. Como adaptar a paleta é o primeiro passo a se fazer, e creio que o mais dificil, por isso vou precisar da ajuda dos q manjam mais disso. (Logan MTM e cia)

Primeiramente notei os 2 lumps responsaveis por isso no DOOM2.WAD, o PLAYPAL (a paleta) e o COLORMAP (nao sei direito oq é), sendo que é possivel editar no PLAYPAL apenas as primeiras 256 cores, nao dando pra editar as outras paletas que sao da cor avermelhada de quando leva tiro e outras mais abaicho que nao entendi pra que servem. No COLORMAP nem da pra editar nada(pelo menos nao pelo XWE). Na imagem 1 tbm mostrei a paleta do Duke. EU manjo muito mais de Duke, e no duke é assim: a ultima cor é transparencia (como o azul ciano do doom) e as outras 15 cores finais sao fullbright (valores especiais que não sao afetados por luz) creio que no doom só tenha de especial mesmo o azul ciano q é transparencia, POREM cade ele ali? seria akele marromzinho no valor 255? (ultimo) ou a engine detecta o azul ciano como uma cor desconhecida na paleta e converte isso pra transparencia?

ImagemImagem

Tambem reparei que a paleta do doom é formada por cores de 0 a 255 (que normalmente é em quase tudo q é programa 8bit) e no duke é de 0 a 63, mas isso eu resolvo facil multiplicando por 4 os valores RGB que da 99% na mesma.

Resumindo: pretendo copiar os valores da paleta do duke um por um em ciam da paleta do doom, assim todos os graficos do Duke nao mudaram de cor, parecendo mais com o jogo.

O pessoal que manja me ajuda ai, sem posts desnecessarios aki plz.
Syshigher
Mensagens: 311
Registrado em: Dom Abr 15, 2007 11:14 am
Answers: 0
17

Mensagem por Syshigher »

Hum... Pelo o que eu vi na wiki do zdoom parece que a cor de transparência está na engine...

Mas pelo menos meu post não foi inútil! Veja esses dois artigos ^^

http://doom.wikia.com/wiki/PLAYPAL

http://doom.wikia.com/wiki/COLORMAP
HellFire
Mensagens: 403
Registrado em: Qui Abr 27, 2006 7:02 pm
Answers: 0
18
Localização: Curitiba Paraná
Contato:

Mensagem por HellFire »

Hmm, da pra editar ambos COLORMAP e PLAPAL com o DeepSea. Mas ouvi horrores sobre esse editor... merda vo ter q usalo.. espero que por ser shareware nao me blockeie de usar estas funções de graça...
Avatar do usuário
Logan MTM
Mensagens: 2895
Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
Answers: 0
18
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Mensagem por Logan MTM »

Eu confeSSo que nunca entendi lhúfas de COLORMAP e PLAYPAL.
Mas em caso de se tratar só da cor de transparência, acho que se deve trocar a cor de index "0" na paleta do DOOM que é a 0 255 255 em RGB pela tal rosada do DK.

Voltar para “Scripts, Sprites, Lumps...”