[Guia Prático] Rodando Doom no Linux!

Essa parte do fórum é destinada aos usuários do sistema operacional GNU/Linux. Se tem alguma dúvida, crítica ou sugestão, poste aqui! ;-)
Avatar do usuário
Fabio914
Mensagens: 1757
Registrado em: Dom Mai 21, 2006 4:38 pm
Answers: 0
17
Localização: Sampa/Sanca
Contato:

[Guia Prático] Rodando Doom no Linux!

Mensagem por Fabio914 »

Sim , eu consegui rodar Doom no Linux então eu resolvi criar um guia aqui para ajudar BrDoomers a instalarem e jogarem Doom (oldschool) no Linux! 8)

1 - Introdução

Antes de tudo se você é um usuário Linux noob (como eu) eu não sugiro você tentar compilar Source Ports complicados como ZDoom , Vavoom , PrBoom ou Legacy (ao menos que você tenha uma distro que tenha todas as libs de jogos e compiladores C e C++ atualizados e funcionando , mas se você nem sabe o que são libs e compiladores então esquece). Primeiramente é importante que você tenha instalado no seu computador o compilador GCC (para saber se ele esta instalado , simplesmente abra o terminal e digite gcc e pressione enter , se aparecer gcc : no input files então significa que esta tudo bem , mas se aparecer que gcc não foi encontrado então procure o CD da sua distro e tente instalar os pacotes básicos de desenvolvimento).

2 - Compilando

Antes de compilar você necessitará da lib do SDL (provavelmente já vem instalado na sua distro , mas se não vier baixe aqui) , se ela já estiver instalada na sua distro na hora da compilação não ocorrerão erros , mas se ela não estiver quando compilarmos o Doom ele apontará falta da lib , ai você precisará baixar esse pacote e instalalo , veja como na parte 2-b.

2-b Instalando a lib

Simplesmente baixe o arquivo , depois abra o terminal logue-se como root ( pelo comando: su root) , vá até a pasta onde você salvou o arquivo e entre com os seguintes comandos:

Código: Selecionar todos

tar -zxvf SDL-1.2.11.tar.gz

Código: Selecionar todos

cd SDL-1.2.11

Código: Selecionar todos

./configure

Código: Selecionar todos

make

Código: Selecionar todos

make install
Se tudo ocorrer tudo bem então sua lib estará instalada!

Continuando

Agora você deve baixar o código fonte do Doom , como nós instalamos a lib SDL precisamos agora de um source port que use essa lib , se não teremos que baixar e instalar outras libs, então clique aqui para baixar o pacote do Source Port. Assim que tiver baixado , abra o terminal , logue-se como root (comando : su root) , vá até o diretório onde você baixou o sorce port e execute os seguintes comandos para compilar o source port:

Código: Selecionar todos

tar -zxvf sdldoom-1.10.tar.gz

Código: Selecionar todos

cd sdldoom-1.10

Código: Selecionar todos

./configure

Código: Selecionar todos

make

Código: Selecionar todos

make install
3 - Iwad

Pronto , se der tudo certo você já terá compilado e instalado esse Source Port. Agora só falta o iwad. Então baixe o iwad do Doom (eu testei com o Doom Shareware 1.8 , ainda não sei se funciona corretamente com outros) e coloque o wad em algum diretório. Para jogar , abra o terminal e vá até o diretório em que você colocou o iwad e entre com o comando doom no console e em seguida o jogo se abrirá em uma nova janela.

Divirtam-se!
Projetos em andamento
the Core
Eclipse

Projetos parados
Doom 3 on GZDoom
FSD Project

PC
AMD Athlon 64 X2 5200+ (2x 2.6Ghz)
2GB RAM (2x 1GB DDR2)
240GB (160GB SATA + 80GB SATA)
XFX nVidia GeForce 8600 GT (600mhz 256mb)
Placa Mãe ASUS M2N4 SLI (2x PCI-E 16x SLI, 4x DDR2 800, nForce 4)
Fonte 500W reais (esqueci o nome da marca)
Monitor LG Flatron 19'' LCD
Syshigher
Mensagens: 311
Registrado em: Dom Abr 15, 2007 11:14 am
Answers: 0
16

Mensagem por Syshigher »

http://www.zdoom.org/wiki/Compile_ZDoom ... ux#Compile

:wink:

Para jogar online, é melhor baixar o skulltag, pois o zdaemon team está com muita preguiça de fazer um cliente para linux
Rico
Mensagens: 2354
Registrado em: Dom Set 10, 2006 11:49 am
Answers: 0
17
Localização: Atrás do DU0
Contato:

Mensagem por Rico »

é o que parece, mas ta blz, funcionando no linux ja ta otimo
quando ter mais HD eu vo por o linux de volta mesmo =D
[xfire]p0br3[/xfire]
Futuro PC:

CPU: AMD Athlon x2 64Bits 7750 2.7GHz Black Edition
MoBo: Asus M2 ou M3.
VGA: XFX Geforce 9800 GTX 512MB ou 1GB/256Bits
HD: Seagate 1TB
PSU: ATX 600w REAIS
RAM: 4GB Ram DDR2 Kingstone @800MHz [2x2Gb]
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Mensagem por DU0 »

[sarcastic]Não sabia que tinha como jogar qualquer coisa no Linux...[/sarcastic]
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Syshigher
Mensagens: 311
Registrado em: Dom Abr 15, 2007 11:14 am
Answers: 0
16

Mensagem por Syshigher »

Alguns jogos do windows dá pra se rodar no Linux.

Basta usar o wine!!! \o/

Mas para o zdaemon ele fica lento pra caramba... :cry:

Off: Que merda tá acontecendo para que toda hora eu tenho que digitar o meu login e senha? Isso irrita pra caralho ¬¬'
Avatar do usuário
KurtHectic
Mensagens: 927
Registrado em: Dom Jul 16, 2006 1:47 am
Answers: 0
17
Localização: Jacareí-SP

Mensagem por KurtHectic »

ano que vem irei me formar em tecnico de informatica industrial, mas durante o ano e apartir de janeiro começarei a estudar linux a fundo e pretendo tirar o certificado LPI (Linux Professional Institute) que me certificara como um programador profissional em linux valido no mundo inteiro.
Para um bom doomer uma shotgun basta.
PC1: Athlon X2 4200+ AM2, 2GB RAM DDR2-800 Dual Channel (2X1GB), ATI HD 4350 512MB DDR2 Sapphire , HD 320GB Samsung SataII, VS A6VMX, Fonte OCZ 500W Real, Windows 7 Pro, Monitor Samsung T190 LCD.
Doom mothafucka, do you play it?!
Rico
Mensagens: 2354
Registrado em: Dom Set 10, 2006 11:49 am
Answers: 0
17
Localização: Atrás do DU0
Contato:

Mensagem por Rico »

uia
pretendo fazer isso tbm, ainda bem q sou jovem e tenho tempo para estudar!
porra meu linux nao funciona WINE, o negocio nao aparece nada, nem a janela dele, tentei instalar mas nao consigui, sygh que linux vc usa?
[xfire]p0br3[/xfire]
Futuro PC:

CPU: AMD Athlon x2 64Bits 7750 2.7GHz Black Edition
MoBo: Asus M2 ou M3.
VGA: XFX Geforce 9800 GTX 512MB ou 1GB/256Bits
HD: Seagate 1TB
PSU: ATX 600w REAIS
RAM: 4GB Ram DDR2 Kingstone @800MHz [2x2Gb]
Avatar do usuário
DooMAGE
Mensagens: 1624
Registrado em: Seg Jan 30, 2006 3:10 pm
Answers: 0
18
Localização: Tachibana Labs
Contato:

Mensagem por DooMAGE »

ZDaemon funfa no WINE.

xD
WADs e Projetos
UAC League
Rebirth Unleashed (BrDOOM Community Project)
Dance of Fate
RedemptioN DM
Doomed Urban
Fallwad
Star Wars CTF
Stranger Places
DuduKrazy
Mensagens: 619
Registrado em: Qui Mar 08, 2007 10:46 pm
Answers: 0
17

Mensagem por DuduKrazy »

Off: Que merda tá acontecendo para que toda hora eu tenho que digitar o meu login e senha? Isso irrita pra caralho ¬¬'
deve ser medida de segurança.
Avatar do usuário
Fabio914
Mensagens: 1757
Registrado em: Dom Mai 21, 2006 4:38 pm
Answers: 0
17
Localização: Sampa/Sanca
Contato:

Mensagem por Fabio914 »

DU0 escreveu:[sarcastic]Não sabia que tinha como jogar qualquer coisa no Linux...[/sarcastic]
Para com isso DU0... Praticamente todos os jogos da ID podem ser jogados no Linux , desde Wolf 3D até Doom 3 e Quake IV (ET:QW ainda não tem source disponível então por enquanto não dá pra rodar no Linux).
Bom , a instalação do ZDoom não foge muito da instalação desse source port porém em vez de necessitar apenas do GCC e do libSDL, o ZDoom também necessita de outras libs para ser instalado (nessa página do link tem a lista) e algumas dessas libs necessitam de outras libs para serem instaladas , então se vocês quiserem quebrar a cabeça procurando e instalando várias libs antes de instalar o ZDoom , boa sorte... :wink:
Projetos em andamento
the Core
Eclipse

Projetos parados
Doom 3 on GZDoom
FSD Project

PC
AMD Athlon 64 X2 5200+ (2x 2.6Ghz)
2GB RAM (2x 1GB DDR2)
240GB (160GB SATA + 80GB SATA)
XFX nVidia GeForce 8600 GT (600mhz 256mb)
Placa Mãe ASUS M2N4 SLI (2x PCI-E 16x SLI, 4x DDR2 800, nForce 4)
Fonte 500W reais (esqueci o nome da marca)
Monitor LG Flatron 19'' LCD