Thel escreveu:thnx!
ah, mas uma dúvida, como faço um zombie que apareça no mapa deitado e quando te ver ele levante, mas caso aconteça alguma coisa ( você morrer, ou ele de alguma forma perder o alvo ), ele não deite denovo?
Cara, tem muitas formas de fazer isso, depende de como o cara "pensa" o decorate, rs. Basicamente, vc cria um state "spawn" com os frames dele caído. Quando ele te vir, vai para o see, onde estão os sprites dele de pé. Convém fazer uma animaçãozinha dele se levantando, por isso, ao invés do A_look, usar o A_lookEX, e mandar ele ir para o state "raise" (aquele de quando o ArchVille o ressucita.
Eu fiz um zumbi pro meu mod assim:
O "blábláblá" são todos os outros states, irrelevantes aqui. Note que no Spawn, ele aparece com os frames dele caído, e usa o A_lookEX. Dessa forma, ele só vai me ver quando eu chegar bem perto dele, e não vai ouvir se eu atirar. Também note que eu pus um A_NoBlocking nesse state, para que os outros monstros consigam andar através dele quando ele está caído, pq senão o player iria perceber que tem algo ali.
Quando ele me vê, vai para o state "raise". Eu modfiquei o raise dele para incluir os comandos A_SetShootable e A_SetSolid. o Zdoom faz isso automaticamente quando ressucita um monstro, mas como o meu zumbi não estava morte de verade, ele não fazia, e ele se levantava como um fantasma, atravessando o player e outros monstros. O raise vai para o see, e daí em diante ele se comporta como um zumbi normal.
Se não der certo aí avisa.
Edit: Esqueci de como evitar que ele volte para o Spawn:
Basta incluir um state chamado "Idle". Se houver um com este nome, é para onde ele vai se perde o alvo de vista. Se não houver, ele volta pro Spawn.
Aí no idle você define como quer que ele se comporte. Pode colocar um A_Wander pra ele ficar andando sem rumo, p ex. Pode colocar um A_lookEX junto, para ele continuar andando e, se vir outro player, atacar, etc.