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BrDoom Fórum • A Evolução dos Jogos 3D em primeira pessoa - Página 2
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Enviado: Seg Mai 26, 2008 7:01 pm
por HellFire
Bem interessante, primeiro li a parte de Build e só depois que fui ler do inicio hehe
Só acho que vc se focou de + na parte sobre doom, vc quis "pagar um pau" pra doom ou vc precisava de + informaçõs em outras partes? (eu digo, na parte de doom vc entrou mais a fundo nos source ports, editores e etc e pra quake duke e etc nao tem quase informação quanto a isto...)

Enviado: Seg Mai 26, 2008 7:24 pm
por Mapse
pode crer maluko, vc é 10 aahauahau 8)

Enviado: Seg Mai 26, 2008 7:48 pm
por Logan MTM
Heim?

Enviado: Seg Mai 26, 2008 8:01 pm
por Imp Hunter
Post Bugado, eu odeio isso.

Enviado: Ter Mai 27, 2008 3:50 pm
por Daniel
HellFire escreveu:vc quis "pagar um pau" pra doom ou vc precisava de + informaçõs em outras partes?
Na verdade, o Doom não é só o jogo que eu mais gosto; ele também é um marco na história dos jogos em primeira pessoa. Realmente, nenhum outro jogo 3D que eu conheço tem tantos source ports, modificações (wads) e editores quanto o Doom. O source port mais conhecido sem ser o do Doom é o JDuke32 do Duke Nukem (alguém sabia disso?). Quake, apesar de poder adicionar armas novas (tipo DECORATE em ZDoom) e Unreal, em que você pode editar tudo, não tiveram tantas modificações quanto o Doom. Creio que o motivo pra isso é a dificuldade em editar pra esses jogos. Tenta criar um nível para o Unreal, aquelas 3 telas XY, XZ e YZ, depois todos os detalhes de iluminação (tem vários tipos de luz: ambiente, pontual, esférica, etc...).

O Doom inaugurou os conceitos básicos de um mapa: alturas, possibilidade de criar setores (salas, escadas, etc.), iluminação (bem básica) e ações (portas, elevadores). Acho que o ponto-chave é a facilidade de se editar o Doom. Pra criar uma porta no Doom 3 deve ser um "fiofó de rosca"... O Doom é o meio-termo entre o Wolf3D e o Quake: não é tão limitado quanto o primeiro, nem tão complexo quanto o outro.

E na verdade, eu tive pouca experiência editando os outros jogos. Mas passei 1 ano em Duke Nukem, mesmo sendo mais moderno e com mais opções, acabei preferindo editar o Doom mesmo (nem sei por que escolhi isso...)

Enviado: Ter Mai 27, 2008 4:03 pm
por DooMAGE
Daniel escreveu:
HellFire escreveu:vc quis "pagar um pau" pra doom ou vc precisava de + informaçõs em outras partes?
Na verdade, o Doom não é só o jogo que eu mais gosto; ele também é um marco na história dos jogos em primeira pessoa. Realmente, nenhum outro jogo 3D que eu conheço tem tantos source ports, modificações (wads) e editores quanto o Doom.

O Doom inaugurou os conceitos básicos de um mapa: alturas, possibilidade de criar setores (salas, escadas, etc.), iluminação (bem básica) e ações (portas, elevadores).

E na verdade, eu tive pouca experiência editando os outros jogos

...

mesmo sendo mais moderno e com mais opções, acabei preferindo editar o Doom mesmo (nem sei por que escolhi isso...)
Bem por ai msm. rsrs

Enviado: Ter Mai 27, 2008 4:05 pm
por DU0
huaheuhaeuhaeuhaeuhaeuhaeuahe fiofó de rosca XD

Eu comecei editando no Duke Nukem 3D, e acho, pessoalmente, mais fácil que o Doom, MAS, me aconteceu o mesmo... Preferi, por algum motivo, me manter no Doom o.o'

Enviado: Ter Mai 27, 2008 4:22 pm
por Arch
Daniel escreveu:
Realmente, nenhum outro jogo 3D que eu conheço tem tantos source ports, modificações (wads) e editores quanto o Doom.

Creio que o motivo pra isso é a dificuldade em editar pra esses jogos.
Eu já tenho outra teoria para o Doom ser tão editado... talvez seja uma heresia ( :twisted: ) falar isso aqui, mas lá vai: os mapas originais são ruins. Você joga e parece que poderia fazer melhor que aquilo. As fases não têm ambientação, continuidade, parecem um monte de.... mapas.

Ou não, ou é só porque tem um monte de demônios hahaha

Enviado: Ter Mai 27, 2008 4:56 pm
por DU0
Na realidade esse conceito nasceu com o Doom 2, que apesar de ter mapas bons no começo, vai perdendo a qualidade ao longo do jogo; o primeiro Doom tem muito mais feeling nos mapas, na minha opinião;

Enviado: Ter Mai 27, 2008 6:23 pm
por HellFire
Daniel escreveu:JDuke32
Só pra corrigir, acho que vc quis dizer EDuke32 :wink:
Acho o projeto EDuke32 bem legal, ele étipo um GZDOOM pra duke, é o mais fodao pra melhorar graficos e tem oque é de mais avançado em "coding". Sò deicha a desejar no gameplay que é bem modificado e fica ruim pra jogar online ( afinal adcionar tantas coisas pra permitir MODS fica dificil sem mudar umas coisinhas...)
Daniel escreveu: E na verdade, eu tive pouca experiência editando os outros jogos. Mas passei 1 ano em Duke Nukem, mesmo sendo mais moderno e com mais opções, acabei preferindo editar o Doom mesmo (nem sei por que escolhi isso...)
DU0 escreveu:Eu comecei editando no Duke Nukem 3D, e acho, pessoalmente, mais fácil que o Doom, MAS, me aconteceu o mesmo... Preferi, por algum motivo, me manter no Doom o.o'
EU que manjo dos dois no mesmo nivel(sou apenas mapper nos dois) acho que o nivel de dificuldade é o memso, o que muda é o editor que vc usa. Afinal como o Dnaiel ja explicou a base é a mesma, vertices setores linhas e objetos. O que faz escolher é qual jogo vc acha mais legal, no caso de vcs vcs preferem doom, eu pessoalmente acho duke um jogo BEM MELHOR, tipo comparar agua pra vinho (tá bom, comparar suco de uva com vinho, que seja) porem tbm curto paca doom e por isso tento me manter editando pra ambos os jogos.