O que é Doom 64?
O sucesso estrondoso do Doom original em 1993 acabou levando ele a ser portado pra quase todos os consoles da época, e a maioria destes tem histórias notáveis, desde o port para o Atari Jaguar, que foi desenvolvido pelo próprio John Carmack, ao fiasco que foi o port do 3DO, ou a versão de Super Nintendo,que foi desenvolvida por fãs e licenciada pela id, até a do Saturn que tirou o sono do desenvolvedor por anos.
Doom 64, entretanto, foi um negócio totalmente diferente. Quando procurada pela Midway, a idSoftware revelou que não tinha interesse em trabalhar com a Nintendo de novo, depois da choradeira que foi o desenvolvimento do port de Wolfenstein 3-D pro Super Nintendo; mas que estava disposta a licenciar a franquia. Aaron Seeler, principal programador da Midway, moveu o escritório dele pra dentro da idSoftware e recebeu de John Carmack um curso intensivo de criação de jogos em 3D e da engine do Doom enquanto desenvolvia o port de PlayStation do jogo. Com esse conhecimento, ele então desenvolveu um editor de mapas e começou a trabalhar na engine do Doom 64, que era uma extensão da então atual engine do Doom 2.

Esbarrei nisso no Google Imagens e não achei que eu devia sofrer sozinho.
Embora a equipe não tivesse autorização pra usar o nome "Doom 3", o jogo foi uma continuação do Doom 2 em corpo e alma. Os monstros foram todos criados por Gregor Punchatz, o mesmo artista que já havia criado alguns dos monstros dos jogos originais, enquanto a engine trazia novos recursos, como scripts, neblina, câmeras móveis, skyboxes animadas e até a possibilidade de simular uns pisos em 3D de maneira efetiva; tudo feito com a supervisão e aprovação da equipe da idSoftware.
Doom 64 lançou em 31 de março de 1997 e foi muito mal recebido. Na época, a indústria de videogames tava passando pela ascenção dos jogos em 3D. Perto de Mario 64, GoldenEye e Quake, Doom 64 parecia um dinossauro com as sprites em 2D e os mapas limitados, então toda a evolução pela qual a engine passou acabou ficando meio despercebida. Outro fator que feriu o jogo foi a exclusividade ao console da Nintendo. Sem uma versão de PC, a comunidade seguiu iterando nos source ports de Doom e Doom 2, deixando o game meio abandonado. Felizmente, com o tempo ele começou a ganhar a atenção de alguns dos modders e vem crescendo cada vez mais. Vamos falar sobre cada uma das versões do jogo e o que elas podem fazer.