DUSK

Outros clássicos do passado...
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

DUSK

Mensagem por DU0 »

Existe um movimento interessante na indústria de jogos que eu não sei se tem um nome, mas merece ser estudado mais de perto. Ali por 2007 mais ou menos, a galera que cresceu jogando videogame nos anos 80 e 90 começou a fazer seus próprios jogos usando a estética e às vezes até as mecânicas dos jogos dessa mesma época. Tivemos Minecraft, Owlboy, Nidhogg, Shovel Knight, Back to 1995 e outros aí usando estilos de arte compatíveis com o NES, o Atari, o SNES, o Mega Drive e até o PS1, com texturas distorcidas e tudo.

Parte desse movimento é composto por quem, como a maioria dos membros aqui, cresceu jogando jogos de tiro no PC durante os anos 90. Saíram vários jogos nos últimos anos usando esses games como referência, e eu pretendo falar de mais deles aqui num futuro próximo, mas hoje vamos falar de DUSK.

Imagem

Minha primeira impressão desse jogo foi a pior possível. Além de ele estar em acesso antecipado na época, não só ele era feito na Unity, engine já famosa pelos problemas de desempenho e bugs, como também era pesadamente inspirado em Redneck Rampage. O que me fez dar uma chance ao game foi o fato de que a segunda maior inspiração era o Blood, e depois que eu abri o jogo de vez, tudo fez sentido: o primeiro episódio é ambientado numa espécie de pampa assombrado. A inspiração em Redneck Rampage se limita ao cenário de interiorzão, cheio de matos, fazendas, florestas e casas isoladas. O lugar foi todo tomado por um culto não muito diferente do de Blood, e é aí que os criadores do jogo conseguiram botar um tema de terror muito bem construído. Outra inspiração clara é o primeiro Quake, tanto pela ambientação mais sombria (mas menos monótona), como também pelos modelos low-poly de armas e inimigos.

Imagem

Uma coisa que me chamou a atenção é que, diferente da maioria dos jogos de tiro aí dos anos 90, o level design só melhora conforme o jogo avança, com os primeiros mapas sendo mais simplistas, e os últimos sendo os mais interessantes. Alguns mapas têm até gimmicks próprios, como o Escher Labs, do vídeo abaixo. Outra parada interessante é a quantidade de atenção dada ao áudio do game. Não só tem a trilha sonora excelente composta pelo Andrew Hulshult (sim, o mesmo que assumiu o Doom Eternal com a saída do Mick Gordon), como os efeitos sonoros em si que são distribuídos pelo game com todo um cuidado. Mesmo com os gráficos toscos, alguns mapas conseguem passar um clima opressivo e assustador só pela sonorização. Gritos na distância são frequentes, bem como sons de respiração às vezes vindo de lugares muito próximos, mas impossíveis de distinguir com precisão.



Além da campanha normal, que conta com três episódios, o jogo também tem um modo multiplayer online chamado Duskworld (quem mais aí jogou Quakeworld na época?) que, infelizmente, só tem deathmatch; e suporte a mods, que conta inclusive com uma comunidade bem ativa na Steam. Dusk também deve receber um port pro Nintendo Switch num futuro próximo.
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
MegaManx3
Mensagens: 1913
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 4:38 pm
Answers: 0
18
Localização: Valparaiso de Goias
Gender:
Contato:
MegaManx3’s avatar
Loading…

Re: DUSK

Mensagem por MegaManx3 »

Cacete DU0, como me lembrou Quake e Blood ao mesmo tempo esse jogo, como você mesmo tinha falado no seu post.

E mano, que level FODA!

E está barato ! R$36,90!



Ja sei que jogo comprar no final de semana.
Jogando :mstongue:

Avatar do usuário
MegaManx3
Mensagens: 1913
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 4:38 pm
Answers: 0
18
Localização: Valparaiso de Goias
Gender:
Contato:
MegaManx3’s avatar
Loading…

Re: DUSK

Mensagem por MegaManx3 »

Imagem

HOLY SHIT!

Valeu por ter recomendado esse jogo!
Jogando :mstongue:

Voltar para “Jogos”