História do desenvolvimento do Doom de 3DO

Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

História do desenvolvimento do Doom de 3DO

Mensagem por DU0 »

Aí galera, achei esse vídeo aqui da Rebecca Heineman contando a história do desenvolvimento do Doom de 3DO. Achei super interessante, e apesar de a conversa ficar meio técnica demais na segunda metade do vídeo, dá pra entender parte das gambiarras que se tinha que fazer na época.

Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
Ravick
Mensagens: 1135
Registrado em: Seg Nov 30, 2009 2:58 pm
Answers: 0
14
Contato:

Re: História do desenvolvimento do Doom de 3DO

Mensagem por Ravick »

Opa, guardado no assistir mais tarde! (Agora o Pyro tá streamando DE :v )
Mandamento ravickista: Faz o que tu queres, desde que não me enchas o saco!
Avatar do usuário
MegaManx3
Mensagens: 1913
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 4:38 pm
Answers: 0
18
Localização: Valparaiso de Goias
Gender:
Contato:
MegaManx3’s avatar
Loading…

Re: História do desenvolvimento do Doom de 3DO

Mensagem por MegaManx3 »

Caralho, 500.000 doletas em 1996 só pra licença, no 3DO, e falar que precisava do jogo pra Dezembro
Quando o "prototipo" tá pronto em agosto foda ein.

Que massa ligar pro John Carmack e ele te mandar o Source, com os pacotes pro jaguar efoi uma jogada boa.

Chamar o mesmo de preguiçoso é meio estranho.
Jogando :mstongue:

Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: História do desenvolvimento do Doom de 3DO

Mensagem por DU0 »

MegaManx3 escreveu: Seg Out 26, 2020 5:06 pm Chamar o mesmo de preguiçoso é meio estranho.
Eu também fiquei meio encucado com isso na hora, mas o que ela falou até que faz sentido. Tipo, ao invés de colocar limitações na engine, ele só deixava a memória encher até dar crash. Enquanto que isso é bom num PC que tem muito mais recursos do que o jogo precisa, torna injogável no console que exige gerenciamento de memória constante (ou ao menos exigia na época).

Porém aí entram dois fatores:
1 - o jogo feito assim fica "future-proofed", pois numa máquina mais poderosa ele vai usar todos os recursos. Se tivesse limitação virtual, isso não seria possível - mas, de novo, isso era necessário nos consoles ao menos até a sexta geração.
2 - Carmack tava programando o Doom dia e noite tunado na pizza com coca light, e não é nenhum segredo que, por conta disso, o jogo tem vários pequenos bugs que a galera foi desenterrando ao longo dos anos, tipo aquela shocked face que parece essa aqui: :mesuprised:
Deixar a máquina limitar os recursos do jogo parece ser o caminho mais fácil.

A vida dela teria sido mais fácil se o jogo tivesse sido desenvolvido com boas práticas de programação, mas como eu sempre digo, programação de jogos é diferente da programação de software. São preocupações diferentes e objetivos diferentes.
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
MegaManx3
Mensagens: 1913
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 4:38 pm
Answers: 0
18
Localização: Valparaiso de Goias
Gender:
Contato:
MegaManx3’s avatar
Loading…

Re: História do desenvolvimento do Doom de 3DO

Mensagem por MegaManx3 »

Sei que sprite voce ta falando do Ouch Imagem.
A vida dela teria sido mais fácil se o jogo tivesse sido desenvolvido com boas práticas de programação, mas como eu sempre digo, programação de jogos é diferente da programação de software. São preocupações diferentes e objetivos diferentes.
Principalmente se o CEO não tivesse usado Photoshop (Image32) para enganar todo mundo e falar que tinha mais levels e armas no jogo.
Jogando :mstongue: