SimVidA

Outros clássicos do passado...
Avatar do usuário
Ravick
Mensagens: 1135
Registrado em: Seg Nov 30, 2009 2:58 pm
Answers: 0
14
Contato:

SimVidA

Mensagem por Ravick »

Esse jogo é pra quem curte Vida Artifical, algoritmo genético, programação, biologia, evolução e afins:

O SimVidA (Criado por Rodrigo Setti) é um programa que simula um mundo bidimensional (se bem que tb tem o tempo :scratch: ) onde vivem os "biotas", seres natantes que se alimentam dos grãos de comida que surgem expontaneamente pelo mundo conforme a disponibilidade de energia do ambiente. O objetivo de cada biota é alcançar os grãos de comida para obter energia o bastante para fazer a reprodução. Quando eles geram filhos, estes podem ser cópias idênticas deles, ou sofrer alguma mutação na seqüência de dados que é o seu "ADN".

A consquencia disso é que eles sofrem evolução darwiniana, e ao longo das gerações vão se adaptando competitivamente ao meio ambiente que o jogador configurar. Existem várias formas de se divertir com o programa, mas a que eu mais gosto é a de fazer guerras biológicas entre diferentes linhagens de biotas (pondo as mutações em 0% e inserindo indivíduos de cada linnhagem no ambiente). No final, apenas a linhagen/espécie mais adaptada ao ambiente proposto vai continuar existindo. Na época da faculdade eu e alguns amigos fazíamos até campeonatinhos de biotas :D

Existem duas versões prontas do programa, a primeira em Delphi e a segunda em C (ou C++, sei lá qual, pois não sei nada dessas linguagens :oops: ). EXiste também o projeto para uma terceira versão, mais elaborada. Os links e diferenças de cada uma:

:arrow: SimVidA Reborn: É a versão "corrente" do programa. É mais complexo, tem uma simulação física de "água" mais bonita (digo, o nado dos biotas. O fundo é branco), possibiliade de se criar paredes no ambiente, e os biotas têm DNA bem mais complexo; Link http://sites.google.com/site/rodrigosetti/simvida

:arrow: SimVidA: Foi a primeira versão, criada por volta de 2003, se não me engano. É bem mais simples, mas possui um editor de biotas. Nos pcs de hoje, pode acontecer de ela rodar a velocidades muito rápidas, como ocorre nalguns jogos antigos. Essa versão quase se extinguiu, e hoje só existe mesmo a que eu upei para o meu blog. Link http://www.osamorais.com.br/2009/05/16/simvida/

:arrow: SimVidA3, ou Projeto "Beagle Life": Projeto para uma terceira versão série escrito em 2007. Desde então está "engavetada" por falta de tempo do criador. É o primeiro onde haverá mais de um nicho ecológico (produtores -> consumidores primários -> predadores), o que evita o surgiemnto de uma espécie "ótima global", cessando a evolução. Além disso, esses nichos podem aumentar com o tempo de simulação, pois mais de uma linhagem de cada nível trófico pode se diferenciar e tals. Se alguém se interessrar em ver, eu upei o pdf do projeto no 4shared; Link http://www.4shared.com/document/jecx5Is ... -life.html

Como a maioria aqui gosta de jogos e programação, achei que era pertinente. No mais, se alguém fizer algum biota fodão, eu e os "simvida maniacs" remanescentes teremos prazer em fazer lutar com os nossos! :twisted:

Ah, e na página do autor tb tem muita coisa legal com os códigos liberados e tals: http://sites.google.com/site/rodrigosetti/
Mandamento ravickista: Faz o que tu queres, desde que não me enchas o saco!
Wa59
Mensagens: 983
Registrado em: Sex Abr 21, 2006 9:54 pm
Answers: 0
18
Localização: Jundiaí - SP
Contato:

Re: SimVidA

Mensagem por Wa59 »

Tempo não é uma dimensão espacial, não confunda as coisas.
Swim... Swim... Hungry...
Dopefish lives.
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: SimVidA

Mensagem por DU0 »

Tipo, Will Wright já vez tudo isso. Umas 30 vezes.
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
Ravick
Mensagens: 1135
Registrado em: Seg Nov 30, 2009 2:58 pm
Answers: 0
14
Contato:

Re: SimVidA

Mensagem por Ravick »

Wa59 escreveu:Tempo não é uma dimensão espacial, não confunda as coisas.
Oops! Tênquis!
DU0 escreveu:Tipo, Will Wright já vez tudo isso. Umas 30 vezes.
Ah, mas não com evolução de verdade. Quando muito, você editava o Sim, o Bicho e tals. Bom, pelo menos que eu saiba. Tem jogos com evolução de verdade dele?
Mandamento ravickista: Faz o que tu queres, desde que não me enchas o saco!
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: SimVidA

Mensagem por DU0 »

Claro, tem o Spore. Tu começa na poça primordial nadando e matando uns bixinhos aidéticos lá, e vai melhorando o teu bixo, comprando dentes pra ele atacar ou flaps pra ele nadar mais rápido e talz. Eventualmente tu evolui para o solo, dae tem que comprar patas e/ou braços, e chifres, talvez veneno, e assim por diante até escalar ao topo da cadeia alimentar.

Só tive paciência pra jogar o Spore até sair da água e matar uns outros bixos lá, depois larguei de mão lol, mas sei que dá pra ir mais longe, tipo pegar asas e voar e panz.
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Avatar do usuário
Ravick
Mensagens: 1135
Registrado em: Seg Nov 30, 2009 2:58 pm
Answers: 0
14
Contato:

Re: SimVidA

Mensagem por Ravick »

Ah, mas o conceito é bem diferente. Tipo, no Spore não tem seleção natural, vc vai comprando orgãos (lol) e montando o bicho (Pra ele matar ou dançar (!) para outras espécies e tals).

No Simvida as coisas só acontecem por seleção natural. Não tem "evolução de filos" (tipo, os biotas mudam, mas continuam sendo biotas), elas apenas vão ficando mais eficientes para o ambiente por seleção natural dos descendentes (os menos adaptados vão se extinguindo por pura competição, o "jogador" nem precisa interferir se não quiser). Na real, o programa não foi feito inicialmente para ser um "jogo", só um simulador de vida artificial. Eu é que inventei isso de fazer competição biológica, e o pessoal gostou, rs.

Enfim, não é um jogo para entretenimento e tals, é só um simulador de vida artifial.
Mandamento ravickista: Faz o que tu queres, desde que não me enchas o saco!
antonionunes
Mensagens: 54
Registrado em: Sex Mai 14, 2010 7:09 pm
Answers: 0
13

Re: SimVidA

Mensagem por antonionunes »

DU0 escreveu:Claro, tem o Spore. Tu começa na poça primordial nadando e matando uns bixinhos aidéticos lá, e vai melhorando o teu bixo, comprando dentes pra ele atacar ou flaps pra ele nadar mais rápido e talz. Eventualmente tu evolui para o solo, dae tem que comprar patas e/ou braços, e chifres, talvez veneno, e assim por diante até escalar ao topo da cadeia alimentar.

Só tive paciência pra jogar o Spore até sair da água e matar uns outros bixos lá, depois larguei de mão lol, mas sei que dá pra ir mais longe, tipo pegar asas e voar e panz.
período de civilização age of empires like >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> all


:lol:
Avatar do usuário
DU0
Mensagens: 6689
Registrado em: Sáb Abr 01, 2006 6:59 am
Answers: 0
18
Localização: Deimos Lab.
Contato:

Re: SimVidA

Mensagem por DU0 »

Que beleza de comentário champz.
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU

Voltar para “Jogos”