Esse jogo é pra quem curte Vida Artifical, algoritmo genético, programação, biologia, evolução e afins:
O SimVidA (Criado por Rodrigo Setti) é um programa que simula um mundo bidimensional (se bem que tb tem o tempo :scratch: ) onde vivem os "biotas", seres natantes que se alimentam dos grãos de comida que surgem expontaneamente pelo mundo conforme a disponibilidade de energia do ambiente. O objetivo de cada biota é alcançar os grãos de comida para obter energia o bastante para fazer a reprodução. Quando eles geram filhos, estes podem ser cópias idênticas deles, ou sofrer alguma mutação na seqüência de dados que é o seu "ADN".
A consquencia disso é que eles sofrem evolução darwiniana, e ao longo das gerações vão se adaptando competitivamente ao meio ambiente que o jogador configurar. Existem várias formas de se divertir com o programa, mas a que eu mais gosto é a de fazer guerras biológicas entre diferentes linhagens de biotas (pondo as mutações em 0% e inserindo indivíduos de cada linnhagem no ambiente). No final, apenas a linhagen/espécie mais adaptada ao ambiente proposto vai continuar existindo. Na época da faculdade eu e alguns amigos fazíamos até campeonatinhos de biotas
Existem duas versões prontas do programa, a primeira em Delphi e a segunda em C (ou C++, sei lá qual, pois não sei nada dessas linguagens ). EXiste também o projeto para uma terceira versão, mais elaborada. Os links e diferenças de cada uma:
SimVidA Reborn: É a versão "corrente" do programa. É mais complexo, tem uma simulação física de "água" mais bonita (digo, o nado dos biotas. O fundo é branco), possibiliade de se criar paredes no ambiente, e os biotas têm DNA bem mais complexo; Link http://sites.google.com/site/rodrigosetti/simvida
SimVidA: Foi a primeira versão, criada por volta de 2003, se não me engano. É bem mais simples, mas possui um editor de biotas. Nos pcs de hoje, pode acontecer de ela rodar a velocidades muito rápidas, como ocorre nalguns jogos antigos. Essa versão quase se extinguiu, e hoje só existe mesmo a que eu upei para o meu blog. Link http://www.osamorais.com.br/2009/05/16/simvida/
SimVidA3, ou Projeto "Beagle Life": Projeto para uma terceira versão série escrito em 2007. Desde então está "engavetada" por falta de tempo do criador. É o primeiro onde haverá mais de um nicho ecológico (produtores -> consumidores primários -> predadores), o que evita o surgiemnto de uma espécie "ótima global", cessando a evolução. Além disso, esses nichos podem aumentar com o tempo de simulação, pois mais de uma linhagem de cada nível trófico pode se diferenciar e tals. Se alguém se interessrar em ver, eu upei o pdf do projeto no 4shared; Link http://www.4shared.com/document/jecx5Is ... -life.html
Como a maioria aqui gosta de jogos e programação, achei que era pertinente. No mais, se alguém fizer algum biota fodão, eu e os "simvida maniacs" remanescentes teremos prazer em fazer lutar com os nossos!
Ah, e na página do autor tb tem muita coisa legal com os códigos liberados e tals: http://sites.google.com/site/rodrigosetti/
SimVidA
SimVidA
Mandamento ravickista: Faz o que tu queres, desde que não me enchas o saco!
Re: SimVidA
Tempo não é uma dimensão espacial, não confunda as coisas.
Swim... Swim... Hungry...
Dopefish lives.
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Re: SimVidA
Tipo, Will Wright já vez tudo isso. Umas 30 vezes.
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
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Re: SimVidA
Oops! Tênquis!Wa59 escreveu:Tempo não é uma dimensão espacial, não confunda as coisas.
Ah, mas não com evolução de verdade. Quando muito, você editava o Sim, o Bicho e tals. Bom, pelo menos que eu saiba. Tem jogos com evolução de verdade dele?DU0 escreveu:Tipo, Will Wright já vez tudo isso. Umas 30 vezes.
Mandamento ravickista: Faz o que tu queres, desde que não me enchas o saco!
Re: SimVidA
Claro, tem o Spore. Tu começa na poça primordial nadando e matando uns bixinhos aidéticos lá, e vai melhorando o teu bixo, comprando dentes pra ele atacar ou flaps pra ele nadar mais rápido e talz. Eventualmente tu evolui para o solo, dae tem que comprar patas e/ou braços, e chifres, talvez veneno, e assim por diante até escalar ao topo da cadeia alimentar.
Só tive paciência pra jogar o Spore até sair da água e matar uns outros bixos lá, depois larguei de mão lol, mas sei que dá pra ir mais longe, tipo pegar asas e voar e panz.
Só tive paciência pra jogar o Spore até sair da água e matar uns outros bixos lá, depois larguei de mão lol, mas sei que dá pra ir mais longe, tipo pegar asas e voar e panz.
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Re: SimVidA
Ah, mas o conceito é bem diferente. Tipo, no Spore não tem seleção natural, vc vai comprando orgãos (lol) e montando o bicho (Pra ele matar ou dançar (!) para outras espécies e tals).
No Simvida as coisas só acontecem por seleção natural. Não tem "evolução de filos" (tipo, os biotas mudam, mas continuam sendo biotas), elas apenas vão ficando mais eficientes para o ambiente por seleção natural dos descendentes (os menos adaptados vão se extinguindo por pura competição, o "jogador" nem precisa interferir se não quiser). Na real, o programa não foi feito inicialmente para ser um "jogo", só um simulador de vida artificial. Eu é que inventei isso de fazer competição biológica, e o pessoal gostou, rs.
Enfim, não é um jogo para entretenimento e tals, é só um simulador de vida artifial.
No Simvida as coisas só acontecem por seleção natural. Não tem "evolução de filos" (tipo, os biotas mudam, mas continuam sendo biotas), elas apenas vão ficando mais eficientes para o ambiente por seleção natural dos descendentes (os menos adaptados vão se extinguindo por pura competição, o "jogador" nem precisa interferir se não quiser). Na real, o programa não foi feito inicialmente para ser um "jogo", só um simulador de vida artificial. Eu é que inventei isso de fazer competição biológica, e o pessoal gostou, rs.
Enfim, não é um jogo para entretenimento e tals, é só um simulador de vida artifial.
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Re: SimVidA
período de civilização age of empires like >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> allDU0 escreveu:Claro, tem o Spore. Tu começa na poça primordial nadando e matando uns bixinhos aidéticos lá, e vai melhorando o teu bixo, comprando dentes pra ele atacar ou flaps pra ele nadar mais rápido e talz. Eventualmente tu evolui para o solo, dae tem que comprar patas e/ou braços, e chifres, talvez veneno, e assim por diante até escalar ao topo da cadeia alimentar.
Só tive paciência pra jogar o Spore até sair da água e matar uns outros bixos lá, depois larguei de mão lol, mas sei que dá pra ir mais longe, tipo pegar asas e voar e panz.
Re: SimVidA
Que beleza de comentário champz.
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