Texturas Animadas com Boom [+Tutorial]

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Pedro Vc
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Texturas Animadas com Boom [+Tutorial]

Mensagem por Pedro Vc »

Tutorial escrito pelo Karnizero, pseudo-traduzido por mim e com algumas modificações.
Para os oldschoolers que não querem usar ANIMDEFS pra fazer texturas animadas e preferem algo mais antiquado, nesse tutorial eu vou explicar como fazer texturas animadas pro Boom usando o BAM.

1º Baixe o Boom Animation Manager http://koti.phnet.fi/repoes/bam.zip

2º Baixe o PrBoom, XWE/Slumped e todos os outros programas necessários

3º Abra o BAM e você vai se deparar com uma interface bem simples que embra o bloco de notas do Windows. Agora vai começar a diversão.

Para fazer botões, você deve seguir esse modelo:
<Versão do Doom> <Textura_Apagado> <Textura_Acesso>
As versões do Doom podem ser:

1-Doom Shareware
2-Doom registrado
3-Doom 2

Exemplo, se queremos uma textura para Doom 2 de botão, fazemos assim:
3 SWITT1 SWITT2
Para fazer texturas de paredes e flats, seguimos um modelo parecido com o de botões:
<Velocidade> <Textura Inicial> <Textura Final>
Repare, que em Boom, não é possível definir a velocidade para um único frame, todos eles tem a mesma velocidade. Por exemplo, se você quiser uma textura com 5 frames e velocidade 8, a coisa ficará assim:
8 TEXT01 TEXT02
A velocidade se mede em tics, para os não familiarizados (35 tics = 1 segundo)
Repare que as texturas precisam estar em uma sequência numérica consecutiva, como WALL01, WALL02, WALL03,WALL04 etc......

4º Agrupamos as texturas em suas respectivas seções que são [TEXTURES], [FLATS], [SWITCHES]

Aqui um exemplo:
[SWITCHES]
3 BOTON01 BOTON02
3 OTRO01 OTRO02

[FLATS]
12 LAVA01 LAVA09
9 SUELO01 SUELO06

[TEXTURES]
8 PARED01 PARED04
15 CATARAT01 CATARAT07
5º Com tudo pronto, vá em Tools > Export Animations Lump para texturas/flats e salve com o nome de ANIMATED. Se tiver switches, vá em Export Switches Lump e salve com o nome de Switches.

6º Importe o arquivo gerado pelo BAM usando o XWE/Slumped

7º No Editor de mapas, coloque a primeira textura da animação para vê-la funcionar.

8º Pronto! Agora é só vê-la in-game.
Esperando
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