Para os oldschoolers que não querem usar ANIMDEFS pra fazer texturas animadas e preferem algo mais antiquado, nesse tutorial eu vou explicar como fazer texturas animadas pro Boom usando o BAM.
1º Baixe o Boom Animation Manager http://koti.phnet.fi/repoes/bam.zip
2º Baixe o PrBoom, XWE/Slumped e todos os outros programas necessários
3º Abra o BAM e você vai se deparar com uma interface bem simples que embra o bloco de notas do Windows. Agora vai começar a diversão.
Para fazer botões, você deve seguir esse modelo:
As versões do Doom podem ser:<Versão do Doom> <Textura_Apagado> <Textura_Acesso>
1-Doom Shareware
2-Doom registrado
3-Doom 2
Exemplo, se queremos uma textura para Doom 2 de botão, fazemos assim:
Para fazer texturas de paredes e flats, seguimos um modelo parecido com o de botões:3 SWITT1 SWITT2
Repare, que em Boom, não é possível definir a velocidade para um único frame, todos eles tem a mesma velocidade. Por exemplo, se você quiser uma textura com 5 frames e velocidade 8, a coisa ficará assim:<Velocidade> <Textura Inicial> <Textura Final>
A velocidade se mede em tics, para os não familiarizados (35 tics = 1 segundo)8 TEXT01 TEXT02
Repare que as texturas precisam estar em uma sequência numérica consecutiva, como WALL01, WALL02, WALL03,WALL04 etc......
4º Agrupamos as texturas em suas respectivas seções que são [TEXTURES], [FLATS], [SWITCHES]
Aqui um exemplo:
5º Com tudo pronto, vá em Tools > Export Animations Lump para texturas/flats e salve com o nome de ANIMATED. Se tiver switches, vá em Export Switches Lump e salve com o nome de Switches.[SWITCHES]
3 BOTON01 BOTON02
3 OTRO01 OTRO02
[FLATS]
12 LAVA01 LAVA09
9 SUELO01 SUELO06
[TEXTURES]
8 PARED01 PARED04
15 CATARAT01 CATARAT07
6º Importe o arquivo gerado pelo BAM usando o XWE/Slumped
7º No Editor de mapas, coloque a primeira textura da animação para vê-la funcionar.
8º Pronto! Agora é só vê-la in-game.