DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Mapas, Editores e tudo mais relacionado a Edição de DooM você encontra aqui.
Regras do fórum
LEIA COM ATENÇÃO
Antes de postar alguma dúvida utilize a função de pesquisar do fórum, pois a sua dúvida talvez já tenha sido respondida!
Avatar do usuário
Pedro Vc
Mensagens: 3260
Registrado em: Ter Jul 15, 2008 4:40 pm
Answers: 0
15

DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Mensagem por Pedro Vc »

Mais um tutorial para novatos em Decorate. De novo, ter conhecimentos básicos sobre Decorate é fundamental. Caso você não tenha, leia alguns dos tutoriais da wiki e aprenda alguma coisa.

Scale

O scale é uma propriedade extremamente útil, que pode aumentar ou diminuir o tamanho de um actor sem a necessidade de editar os sprites. Vamos supor que você quer criar um super imp gigante:
actor FuckingMegaImp 2666
{
obituary "%o was burned by an imp."
hitobituary "%o was slashed by an imp."
health 60
radius 20
height 56
mass 100
:arrow: scale 2
speed 8
painchance 200
seesound "imp/sight"
painsound "imp/pain"
deathsound "imp/death"
activesound "imp/active"
MONSTER
+FLOORCLIP
blablablablabla
{
}
Isso fará que o tal imp fique com o dobro do seu tamanho normal. Um valor de 0.5 fará com que o imp fique com metade do seu tamanho e um valor de 0.25 fará com que ele fique com um quarto do tamanho.
Você pode usar também xscale e yscale que modificam a altura ou a largura do actor. Infelizmente eu não me recordo agora qual é qual, agradeceria se alguém postasse uma explicacão :?

Renderstyle
Renderstyle é uma propriedade que modifica a aparência do actor, de novo sem necessidade de edição de sprites. Os renderstyles podem ser:

None- O actor fica invisível
Fuzzy- Um efeito semelhante ao Spectre
Translucent- O actor fica transparente
Add- O actor usa transparência aditiva

Há também mais outros, porém esses são os mais simples.

A_jump

Se não me engano, alguém já escreveu sobre isso, mas de qualquer modo aqui vai uma explicação.
A_Jump (int chance, str "state", ...)
A_Jump (int chance, int offset, ...)


Essa função faz com que se pulem algumas frames, sendo uma função incrivelmente útil. o chance é a chance do actor pular para determinada frame, que pode ser de 0 a 256. 128 seria 50%, com uma chance de 0, o actor nunca pulará e como uma chance de 256 o actor sempre pulará. O State faz com que o actor pule para um determinado estado e o offset faz com que ele pule algumas frames.

Vamos supor que você queira fazer um super baron of hell com 3 ataques diferentes:
Missile:
BOSS A 0 A_Jump (128, "TripleMissile")
BOSS A 0 A_Jump (128, "NukeMissile")

BOSS EF 8 A_FaceTarget
BOSS G 8 A_BruisAttack
goto See

TripleMissile:
BOSS EF 8 A_FaceTarget
BOSS G 8 A_CustomMissile("TripleMissile",48,0)
BOSS EF 4 A_FaceTarget
goto See

NukeMissile:
BOSS EF 8 A_FaceTarget
BOSS G 4 A_CustomMissile("Nuke",48,0)
goto See
Esse script faz com que o Baron tenha 50% de chance de pular par os states TripleMissile ou NukeMissile.


Espero que tenham gostado do tutorial :P

Fonte : Zdoom Wiki
Esperando
-Deus Vult 2 SE
-NeoDoom 2
And Current Projects
-Lucifer's Rising
Avatar do usuário
Slime Dweller
Mensagens: 1547
Registrado em: Sáb Mar 03, 2007 12:14 pm
Answers: 0
17

Re: DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Mensagem por Slime Dweller »

já conhecia as 3 técnicas, só não sabia usa o renderstyle.
inclusive fui eu quem escrevi o do A_Jump =P
tem o Translation tb.
Projectssss
Heretic 1024 - 3 slots - 40%
Hexentic Mega competitive pack - 5 slots - 5%
Medieval Invasion - 1/2 slot - 100%
Shadow of the serpent riders 2 - 5%
HPack - Passei o slot prum amiquenho, perdi a vontade de fazer o map
Gosta de heretic e de hexen? Então vêm pro hexentic você também, vem!!
http://hexentic.forum-motion.net/forum.htm

[xfire]bluespeedyeggbert[/xfire]
Avatar do usuário
Logan MTM
Mensagens: 2895
Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
Answers: 0
18
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Re: DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Mensagem por Logan MTM »

Ae galera, www.brdoom.com/wiki !

Lá não se a sua contribuição não se "perde". :lol:
Rico
Mensagens: 2354
Registrado em: Dom Set 10, 2006 11:49 am
Answers: 0
17
Localização: Atrás do DU0
Contato:

Re: DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Mensagem por Rico »

Fico incoerete Logan
Lá sua contribuição não se perde!
[xfire]p0br3[/xfire]
Futuro PC:

CPU: AMD Athlon x2 64Bits 7750 2.7GHz Black Edition
MoBo: Asus M2 ou M3.
VGA: XFX Geforce 9800 GTX 512MB ou 1GB/256Bits
HD: Seagate 1TB
PSU: ATX 600w REAIS
RAM: 4GB Ram DDR2 Kingstone @800MHz [2x2Gb]
Avatar do usuário
Space Marine
Mensagens: 1920
Registrado em: Sáb Fev 11, 2006 6:47 pm
Answers: 0
18
Localização: Brasil
Gender:
Contato:

Re: DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Mensagem por Space Marine »

Logan MTM escreveu: Lá não se a sua contribuição não se "perde". :lol:
Imagem
Avatar do usuário
Logan MTM
Mensagens: 2895
Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
Answers: 0
18
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Re: DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Mensagem por Logan MTM »

?!
Avatar do usuário
Mathey Bu
Mensagens: 502
Registrado em: Seg Jul 21, 2008 11:18 am
Answers: 0
15
Localização: Decorate

Re: DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Mensagem por Mathey Bu »

pedro vc vc tambem pode usar assim:

A_Jump(128, "missile, "pain", "see")

dai ele tem 128 de chance para pular para um desses estados. Eu prefiro esse porque da uma porcentagem exata!

Voltar para “Dúvidas e tutoriais”