Alguns conceitos básicos necessários ao DoomRadiant

Dúvidas sobre como criar o inferno no Doom 3 Editor.
Avatar do usuário
tirmey
Mensagens: 93
Registrado em: Sáb Jan 28, 2006 12:12 am
Answers: 0
18
Localização: rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Alguns conceitos básicos necessários ao DoomRadiant

Mensagem por tirmey »

Nos tópicos relativos à edição para doom3 usaremos muitos termos próprios do editor. Para os iniciantes recomendo conhecer alguns conceitos antes de tentar algum tutorial. É claro que há uma infinidade de conceitos muito importantes que deixei de citar. Mas a intenção é que o tópico conte com a participação de vocês ampliando este pequeno glossário e sirva como referência para editores brasileiros.


Polígonos (Brushes) - São todos os polígonos utilizados para a construção dos níveis. são polígonos regulares de três, quatro, cinco.... n lados. são obrigatoriamente tridimensionais (ou seja, possuem altura, largura e profundidade).
----------------------------------------

Curvas (patches) - Juntamente com os polígonos, constituem toda a geometria dos níveis. Como o nome diz, são estruturas que podem ser moldadas em formas curvas. Usadas amplamente nos níveis da ID. Encontramos exemplos de patches meshes em corredores curvos, nas tubulações, etc...

----------------------------------------

Patch Mesh - É uma chapa bidimensional que pode ser curvada para obtermos arcos, calotas, ou qualquer estrutura curva que se possa moldar com uma chapa dobrável de quatro lados

----------------------------------------

Entidades (entities) - São, junto com os polígonos, os conceitos mais importantes na edição de mapas. São entidades todos os monstros, os ítens, as armas, todas as funções, as luzes, os acioanadores (triggers), os auto-falantes (speakers) etc, etc, etc. Também são considerados entidades os polígonos que estão asociados à alguma função (por exemplo os acionadores unitários (trigger once). Podemos dividir as entidades em classes. Assim temos, por exemplo, dentro da classe dos acionadores o acionador único (trigger_once), o acionador múltiplo (trigger_multiple), etc. Dentro da classe dos itens a chave azul (item_key_blue) e o PDA (item_pda). Para acessar um menu com todas as entidades agupadas em suas classes basta clicar com o MB2 (botão 2 do mouse) em cima do mapa2D (aquela janela que se assemelha a uma folha de papel quadriculado).

----------------------------------------

Texturas (Textures) - São aplicáveis aos polígonos acima mencionados... Podem ter papel apenas decorativo, como se fossem papéis de parede, ou podem ser texturas funcionais, tais como a denomindada "ladder", que torna um polígono "escalável" como uma escada.

-----------------------------------------

Acionar (trigar) - O fato de abrir uma porta é considerado acionamento, assim como pressionar um interruptor, ou chamar o elevador, matar um monstro também é considerado um acionamento...

----------------------------------------

GUI (GUI - Graphical User Interfaces) - Toda e qualquer tela interativa pode ser considerada uma gui... por exemplo a tela de menu do doom3, com as opções de load, save, etc... outro exemplo de gui é o PDA, os leitores de cartão ou os acionadores de "lifts" também são GUI´s.

----------------------------------------

Modelos (Models) - São entidades 3d pré-fabricadas. Pode ser um monstro, um cilindro, um laptop, uma lata de refrigerante, um telefone, uma mesa.... existem à nossa disposição n modelos para utilizarmos à vontade enriquecendo nossos mapas. Por definição são funções estáticas (func_static, uma entidade que pertence à classe das funções).

----------------------------------------

Janela CAM - Nesta janela visualizamos nosso mapa em três dimensões. Podemos ver nossos polígonos com as respectivas texturas aplicadas, assim como todas as entidades.

Modos da janela CAM

Para sabermos qual o modo em que estamos visualizando a janela CAM, basta observar a barra de títulos da janela (aquela barra padrão do windows, superior à janela).

Os modos são os seguintes:

Normal - (CAM) Apresenta nosso nível não renderizado... o visual do nível é muito mais pobre que no modo renderizado, mas aqui temos o controle total sobre nossas entidades e polígonos e a edição é muito mais amigável.

Renderizado (RENDER - pressionando-se f3 quando a janela CAM apresenta-se em seu modo normal) - Aqui visualizamos o nível com sombreamento e testuras renderizadas. É desta forma que o nível se apresentará quando carregado pelo jogo. Algumas entidades, tais como funções e acionadores não aparecem no modo renderizado (assim como também não aparecem no jogo).

Tempo Real (Realtime - pressionando-se f4, quando o modo renderizado estiver ativo) - As alterações efetuadas no nível se processam em tempo real. Por exemplo, a movimentação de uma fonte de luz (uma entidade denominada light), faz com que instantaneamente a iluminação do ambiente se modifique.

Visualização de fontes de luz e partículas (lights - pressionando-se f5 quando no modo renderizado) - no modo normal, todas as luzes e emissores de partículas são visíveis, mas no modo renderizado essas entidades só são visíveis ao pressionarmos f5.

Animações (anim - f6 com o modo renderizado ativo) - Se estivermos visualizando a Janela CAM no modo renderizado e a opção animações (anim) estiver ativa, veremos luzes piscantes, nuvens percorrendo o céu, as animações das GUI´s, etc.

Atualização da janela CAM (pressionando-se f7 no modo renderizado) - não é propriamente um modo de visualização. Atualiza a janela CAM, removendo qualquer polígono ou entidade que tenha sido deletado, mas ainda permanece visível no modo renderizado.

Selecionado (selected - pressionando-se f8) - quem souber pra que diabos serve isso, por favor me explique!!!

Sons - Os sons provenientes dos auto-falantes (speakers) estão presentes enquanto editamos o nível. Nunca vi funcionar corretamente.

----------------------------------

Mapa 2D - Possui uma série de funcionalidades, e é nossa principal ferramenta de edição.
Possui uma grade redimensionável e três modos de visualização. Cima, frente e lado. Para alternarmos entre os três modos de visualização devemos pressionar ctrl+tab.

----------------------------------

Compilar o nível (menu Bsp, opção Bsp) - Antes de rodarmos nosso mapa devemos compilá-lo através do comando Bsp. O tempo necessário para esta operação pode variar de alguns segundos a muitos minutos, dependendo da complexidade do nível.

----------------------------------

Há muito mais conceitos indispensáveis ao processo de edição. Esses são só alguns que servem de base para quem está começando. Qualquer dúvida estamos aí...
Avatar do usuário
Logan MTM
Mensagens: 2895
Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
Answers: 0
18
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Mensagem por Logan MTM »

Ae tirmey... ta faltando uns sons no editor do DOOM 3 ou eu que estou ficando cego.
KD aquelas risadas sinistras ? As vozes femininas e tal ? As falas do "coroa" ?
Não achei em lugar nenhum.... E apropósito, existe alguma maneira de remove-los do jogo ? Assim como o Wintex faz nas versões antigas ?
Avatar do usuário
tirmey
Mensagens: 93
Registrado em: Sáb Jan 28, 2006 12:12 am
Answers: 0
18
Localização: rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Mensagem por tirmey »

Notei isso também. Notei quando queria utilizar a voz da Soulcube em meu mapa, e não encontrei. Mas para tudo nesse mundo há um jeito.... o arquivo pak003.pk4 (que se encontra na pasta 'base') contém todos os sons do jogo. Este arquivo contém os diretórios com os sons, e arquivos *.sndshd, que são arquivos de texto que contêm os nomes dos arquivos de som que estão presentes no editor. Para adicionar qualquer som ao mapa basta abrir os diretórios de sons do pak003.pk4 e fuçar até encontrar o que procura. O difícil é ter saco!!! encontrado o caminho é só copiar para o par chave/valor correspondente (s_demonic, s_shader, etc) escrevendo este caminho no campo próprio para a entrada do valor: sound/<diretório do arquivo escolhido>/<nome do arquivo>. Ficou + ou - claro???
Avatar do usuário
tirmey
Mensagens: 93
Registrado em: Sáb Jan 28, 2006 12:12 am
Answers: 0
18
Localização: rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Mensagem por tirmey »

Dei uma procurada e encontrei uma pasta bem interessante. É a "Xian". Lá estão os choros dos bebês, as risadas do Betruger, e outros sons sinistros que não aparecem na listagem do editor
Avatar do usuário
Logan MTM
Mensagens: 2895
Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
Answers: 0
18
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Ah bem...

Mensagem por Logan MTM »

Po... como que vc descobriu isso ???

Valeu. Mas dá então para remove-los do jogo ?
Eu estou pensando em criar um subdomínio na BrDOOM somente para o DOOM 3. Colocar a trilha do jogo na index da página, de modo semelhante ao que vc já conhece seria Show...

... e ai, dá ou não ?
Avatar do usuário
tirmey
Mensagens: 93
Registrado em: Sáb Jan 28, 2006 12:12 am
Answers: 0
18
Localização: rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Mensagem por tirmey »

Descobri isso porque para criar os mapas eu tive que dissecar o jogo. Abrir os arquivos .pak, criar novas strings, usar as guis e os PDA´s originais como modelos..... usar sons que não estavam presentes no editor(sei lá porque)... enfim, a paixão pela edição me fez descobrir o quanto o DOOM3 é personalizável.... dá pra fazer miséria. Pra quem saca de Design legal e programa bem é possível desenvolver GUI´s originais, criar texturas.... É possível gravar arquivos de áudio e acrescentá-los ao jogo..... enfim, o limite é a imaginação. E estou me envolvendo cada vez mais seriamente com esse mundo. A edição toma cada vez uma parcela maior do meu tempo.

Bom, vou parar por aqui que já tá virando papo de fanático!!

Abraços!!


ps: Nunca tentei não, mas acho que dá pra remover os sons sim!! E o jogo não retornará mensagem de erro. o som só não será executado. Acho que isso acontecerá pq quando estou configurando um speaker, e escrevo o nome do arquivo ou o caminho errados, quando jogo não aparece mensagem de erro. Somente o som não toca....
Avatar do usuário
Logan MTM
Mensagens: 2895
Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
Answers: 0
18
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Mensagem por Logan MTM »

Tem como vc tentar extrair a trilha de abertura ? Deve ser um arquivo .wav ou .mp3.
Se for possível, caramba... pense nos sons que a BrDOOM pode ter !!!
Avatar do usuário
tirmey
Mensagens: 93
Registrado em: Sáb Jan 28, 2006 12:12 am
Answers: 0
18
Localização: rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Mensagem por tirmey »

Tá aí o que você queria!!!!!


D3Theme.ogg
Avatar do usuário
Logan MTM
Mensagens: 2895
Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
Answers: 0
18
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contato:

BLZ.

Mensagem por Logan MTM »

.
.
.
IIIIIIIIIIISSSSSSAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!

Voltar para “Edição”